Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
MÓDULO I: Sem terminalidade
Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula
Escolaridade Mínima: Estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio regular ou ter concluído o Ensino Médio, ou ainda, estar matriculado no Ensino Médio na modalidade de Ensino Supletivo, tendo concluído a disciplina de Língua Portuguesa.
MÓDULO II: Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Regional
Idade Mínima: 18 anos completos (ou emancipado, conforme o código civil).
Escolaridade Mínima: Estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio regular ou ter concluído o Ensino Médio, ou ainda, estar matriculado no Ensino Médio na modalidade de Ensino Supletivo, tendo concluído as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.
Ter concluído o Módulo I.
MÓDULO III: Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Excursão Nacional
Idade Mínima: 21 anos completos (ou emancipado, conforme o código civil).
Escolaridade Mínima: Estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio regular ou ter concluído o Ensino Médio, ou ainda, estar matriculado no Ensino Médio na modalidade de Ensino Supletivo, tendo concluído as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia.
Ter concluído o Módulo I .
Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Regional: Profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, com exercício profissional regulamentado pela Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993 artigo 4º item I, é responsável por conduzir, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos durante o percurso de uma excursão regional, ou seja, dentro do Estado de Santa Catarina, adotando todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à fiel execução do programa, desenvolvendo atividades de animação turística e prestando assistência ao cliente com liderança, responsabilidade, respeito e cortesia.
Qualificação Profissional Técnica de Guia de Turismo Excursão Nacional: Profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, com exercício profissional regulamentado pela Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993 artigo 4º item II, é responsável por conduzir, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos durante o percurso de uma excursão em território nacional e América do Sul, adotando todas as atribuições de natureza técnica e administrativa necessárias à fiel execução do programa, desenvolvendo atividades de animação turística e prestando assistência ao cliente com liderança, responsabilidade, respeito e cortesia.
Habilitação Técnica de Nível Médio em Guia de Turismo: O Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo, profissional do Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, com exercício profissional regulamentado pela lei Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993, orienta, assiste e conduz pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas, viagens, com ética profissional, respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informa sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais, geográficos e outros de interesse do turista. Apresenta ao visitante opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis e, eventualmente, os concebe considerando as expectativas e ou necessidades do visitante. Utiliza instrumentos de comunicação, localização, técnicas de condução, de interpretação ambiental e cultural.
Os profissionais apresentam bom relacionamento interpessoal, liderança, iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, cortesia, respeito à diversidade humana e cultural e ao meio ambiente, discrição e equilíbrio emocional para administrar situação constrangedora, de emergência ou inesperada.
Suas atividades são desempenhadas em agências de viagens e de eventos, operadoras, organismos turísticos públicos ou privados e de forma autônoma.
A Habilitação Profissional de Técnico de Nível Médio em Guia de Turismo, Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal nº 9394/96, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, no Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05/10/1999 e Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 01/05, de 03/02/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 03/07/2008, na Resolução CEE/SC nº 054/2005, de 20/09/2005, e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Obedece também às exigências da Lei 8.623 de 28 de janeiro de 1993, regulamentada pelo Decreto 946 de 1º de Outubro de 1993 artigo 4º item I e II, assim como a Deliberação Normativa da EMBRATUR nº 426 e 427 de 04 de outubro de 2001.
Este plano de curso deverá subsidiar a elaboração, pelos orientadores, do Plano de Ensino e Aprendizagem. Neste, as estratégias metodológicas adotadas para o desenvolvimento do curso deverão proporcionar aos alunos participação ativa e possibilitar ao aluno o máximo possível de oportunidades de interação, discussão e reflexão sobre questões e problemas decorrentes do processo de aprendizagem, proporcionando-lhe condições de avaliação desse processo, juntamente com os orientadores e a área técnica.
O processo de ensino e aprendizagem deverá proporcionar a construção das competências a partir de situações-problema, sempre fazendo uma articulação teórico-prática e permitindo que o aluno construa o conhecimento e esteja capacitado para resolver problemas práticos. A partir destas soluções-problemas o aluno poderá se capacitar através de uma linha lógico-reflexiva, chegando aos procedimentos adequados para cada realidade.
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas através de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e auto-desenvolvimento.
Módulo I
¿ As Unidades Curriculares 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 poderão ser desenvolvidas concomitantemente, sendo pré-requisito para as demais Unidades Curriculares tanto para o Módulo II quanto o Módulo III.
Módulo II
¿ A Unidade Curricular 9 deverá ser desenvolvida antes de se iniciar as demais Unidades Curriculares.
¿ As Unidades Curriculares 10 e 11 poderão ser desenvolvidas concomitantemente.
¿ A Unidade Curricular 12 só poderá ser desenvolvida após a conclusão das demais Unidades Curriculares do Módulo II.
Módulo III
¿ A Unidade Curricular 13 deverá ser desenvolvida antes de se iniciar as demais Unidades Curriculares do Módulo III
¿ A Unidade Curricular 14 deverá ser desenvolvida após a conclusão da Unidade Curricular 13.
¿ A Unidade Curricular 15 só poderá ser desenvolvida após a conclusão das demais Unidades Curriculares do Módulo III.
OBSERVAÇÃO: O aluno não poderá prosseguir para o módulo seguinte caso não tenha sido aprovado no módulo que é pré-requisito, ou seja:
Módulo I ¿ É pré-requisito para o módulo II
Módulo I ¿ É pré-requisito para o módulo III
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos orientadores de curso, de acordo com a seguinte ordem preferencial e nos termos da legislação vigente:
¿ Graduados, com comprovada experiência profissional na área de conhecimento correspondente ao curso: Comunicação ou Letras, Psicologia, Turismo, Arte-Educação, Enfermagem, Direito, Segurança no Trabalho, Alimentos e Bebidas, Hotelaria, Administração, Marketing, Engenharia.
¿ Técnicos em Hotelaria, Turismo, Segurança no Trabalho, Arte-Educação com comprovada experiência profissional.
¿ Para os conteúdos de Técnica Profissional do Guia Regional, o docente deverá ter formação em Guia de Turismo Regional com cadastro no Ministério do Turismo.
¿ Para os conteúdos de Técnica Profissional do Guia de Excursão Nacional, o docente deverá ter formação em Guia de Turismo de Excursão Nacional com cadastro no Ministério do Turismo.
Ao aluno que concluir os módulos I e II, será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE GUIA DE TURISMO REGIONAL Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer.
Ao aluno que concluir os módulos I e III, será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE GUIA DE TURISMO EM EXCURSÃO NACIONAL Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer.
Ao aluno que concluir os módulos I, II e III, comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM GUIA DE TURISMO, Eixo Tecnológico Hospitalidade e Lazer.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências desenvolvidas, das competências em desenvolvimento e das competências não desenvolvidas.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a Organização Curricular, conforme orientações do Manual de Procedimentos da Secretaria Escolar do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o diploma da habilitação profissional após a conclusão do ensino médio.
¿ Sala de aula convencional adequadamente mobiliada e equipada.
¿ Sala ambiente contendo:
¿ Laboratório de informática com programas específicos:
¿ Microcomputadores (1 para cada 2 alunos) tipo de equipamento mínimo: Pentium II 35 ou superior com 128 de memória RAM HD 5 GB mínimo, placa de rede;
¿ Ambiente de rede;
¿ Programas de Localização: GPS, Google Maps
¿ Meio de Transporte para a prática profissional.
¿ Biblioteca com acervo específico e atualizado
¿ Equipamentos de localização e comunicação
¿ Laboratório didático: agências de viagem e operadoras de turismo.
¿ Mapoteca.
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional no Turismo
Referências básicas
SENAC NACIONAL. Serviços em Turismo: guias, operadores e agentes. Rio de Janeiro: ed. Senac Nacional, 2012.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi [et al.]. Aprendiz de Lazer e Turismo. Série Caminhos do Futuro, Ministério do Turismo; AVT/IAP; NT/USP, São Paulo, 2007
(este material está disponível para impressão livre em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Aprendiz_de_Lazer_e_Turismo.pdf )
Referências complementares
NEEDHAM, Nancy; BENFIELD, Simon Baker. Passaporte para o Mundo. Série Caminhos do Futuro, Ministério do Turismo; AVT/IAP; NT/USP, São Paulo, 2007
(este material está disponível para impressão livre http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Passaporte_para_o_Mundo.pdf )
BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo no Brasil 2011 ¿ 2014. Brasília, 2010
(este material está disponível para impressão livre em http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/21Documento_Referencial.html )
BRASIL, MINISTÉRIO DO TURISMO. Plano Nacional de Turismo 2013-2016. Brasília
(este material está disponível para impressão livre em http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/03planos_nacionais.html )
UNIDADE CURRICULAR: Promoção do Trabalho em Equipe
Referências básicas
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Oratória em Guiamento
Referências básicas
MELLO, Silvio Luzardo de Almeida. Eu! falando em publico? sim. agora é a sua vez. Ed. Paulos. São Paulo, 2010.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Primeiros Socorros
Referências básicas
VARELLA, Drauzio.; JARDIM, Evandro Carlos. Primeiros Socorros: Um guia prático. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos do Turismo Responsável
Referências básicas
REGULES, Maria Paula Patrone [et al.]. Ética, Meio Ambiente e Cidadania para o Turismo. Série Caminhos do Futuro, Ministério do Turismo; AVT/IAP; NT/USP, São Paulo, 2007
(este material está disponível para impressão livre em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/xticax_Meio_Ambiente_e_Cidadania_para_o_Turismo.pdf )
Referências complementares
BAETA, Anna Maria Bianchini (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Espanhol Aplicado ao Turismo
Referências básicas
ARAGÓN, Matilde Cerrolaza; BARQUERO, Begoña Llovet; GILI, Óscar Cerrolaza. Pasaporte Compilado (A1+A2). Madrid: Edelsa, 2010. acompanha um CD-ROOM
Referências complementares para o aluno
Atividades complementares em http://edelsa.es/aula_pasaporte.php
Referências complementares para o orientador
Suporte pedagógico e atividades complementares em http://edelsa.es/saladeprofesores.php
UNIDADE CURRICULAR: Atividades de Recreação
Referências básicas
CIVITATE, Hector. Jogos recreativos para clubes, academias, hotéis, acampamentos, spas e colônias de férias. Rio de Janeiro, RJ: Sprint, 2006.
Referências complementares
CAVALLARI, Vinícius Ricardo; ZACHARIAS, Vany. Trabalhando com recreação. 12. ed. São Paulo: Ícone, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: História e Geografia de Santa Catarina
Referências básicas
OLIVEIRA, Rafael Dias de. Geografia e História de Santa Catarina. Ed. Postmix: Florianopolis, 2012
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Arte e Cultura Regional
Referências básicas
ALMEIDA, Regina Araújo de [et al.]. Cultura e Turismo. Série Caminhos do Futuro, Ministério do Turismo; AVT/IAP; NT/USP, São Paulo, 2007
(este material está disponível para impressão livre em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Cultura_e_Turismo.pdf )
SOARES, Doralécio. Folclore Catarinense. Florianopolis: EDUFSC, 2002.
Referências complementares
SOARES, Doralécio. Folclore Catarinense. Florianopolis: EDUFSC, 2002.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte. Coleção Roteiros Turísticos Regionais. Florianópolis: Editora Letras Brasileiras/ SANTUR, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Estudo de Roteiros Turísticos Regionais
Referências básicas
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte. Coleção Roteiros Turísticos Regionais. Florianópolis: Editora Letras Brasileiras/ SANTUR, 2010.
(este material é disponibilizado gratuitamente pela SANTUR.)
Referências complementares
BAHL, Miguel. Viagens e Roteiros Turísticos. Protexto. Curitiba, 2004
UNIDADE CURRICULAR: Geo-História, Arte e Cultura do Brasil e América do Sul
Referências básicas
ALMEIDA, Regina Araújo de. Geografia e Cartografia para o Turismo. Série Caminhos do Futuro, Ministério do Turismo; AVT/IAP; NT/USP, São Paulo, 2007
(este material está disponível para impressão livre em http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Geografia_e_Cartografia_para_o_Turismo.pdf )
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Estudo de Roteiros Turísticos Nacionais e Sul-americanos
Referências básicas
MINISTÉRIO DO TURISMO. Revista Roteiros do Brasil 2011. Disponível em
http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Revista_Roteiros_do_Brasil_-_internet.pdf
Referências complementares
BAHL, Miguel. Viagens e Roteiros Turísticos. Protexto. Curitiba, 2004