Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Ensino Médio completo.
Escolaridade EJA: Ensino Médio completo.
Requisito/Conhecimento específico: não há.
-Ter conhecimentos em navegação na internet;
-Ter acesso a computador com internet banda larga.
Configuração mínima do computador
-Sistema Operacional: Windows 7,8 ou 10; Linux; Mac OS X.
-Processador: Dual Core 1.5 GHz ou superior;
-Memória RAM: 2GB ou superior.
Browsers (Navegadores):
-Recomendado: Firefox 10 ou superior;
-Recomendado: Chrome atualizado;
-Safari atualizado;
-Internet Explorer 11 ou superior.
Configuração do Browser:
-A opção JavaScript deverá estar habilitada no browser;
-A opção aceitar cookies deverá estar habilitada.
Resolução do Monitor:
-Recomendado resolução de 1024 x 728 ou superior.
Configuração mínima para Tablets e Smatphones:
(Sistema Operacional)
-iOS: 10.3 (iphone 5s ou superior)
-Android: 4.4 (tela mínima Full HD)
Modelo de Tablets compatíveis:
-Galaxy tab 3 ou iPad 4ª geração
Leitor PDF:
-Acrobat Reader: 10.x ou superior;
-Foxit Reader: 7.x ou superior.
Obrigatoriamente ter um e-mail válido.
Identifica os determinantes do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, conforme a proposta da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Planeja uma Experiência da Aprendizagem Mediada considerando os parâmetros que compõem o mapa cognitivo. Com base nos elementos - Premissa da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TCME): o ser humano como sistema aberto à modificabilidade cognitiva;
Mudança e Modificabilidade: características do desenvolvimento evolutivo e de maturação comparada com a modificabilidade cognitiva estrutural;
Privação Cultural: causas da Síndrome de Privação Cultural;
Pilares da TCME: Tríade ontológica do desenvolvimento humano como determinantes do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, Inteligência dinâmica versus Inteligência estática e Plasticidade cerebral;
Tipos de Aprendizagens: aprendizagem por exposição direta ao estímulo e Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM);
Guias metodológicos criados por Feuerstein que contribuem na geração de Experiência de Aprendizagem Mediada: Critérios de Mediação, Funções cognitivas e Mapa cognitivo;
Critérios de Mediação: critérios que atendam às características universais e específicas dos sujeitos;
Funções cognitivas: organização didática das fases do ato mental segundo Feuerstein;
Mapa Cognitivo: parâmetros;
Atuação do docente mediador: Planejamento da prática e reflexão sobre a prática docente mediada;
Empatia no trato com as pessoas;
Valorização da diversidade humana;
Flexibilidade nas relações humanas;
Resolução de conflito nas relações mediadas.
Este curso tem por objetivo aprimorar a prática do docente a partir da perspetiva da mediação e desenvolvimento cognitivo dos alunos, por meio da proposta de Reuven Feuerstein apresentados na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e da Experiência de Aprendizagem Mediada.
É destinado a profissionais da área da educação.
Indicação Metodológica: Atividades disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando recursos pedagógicos desenvolvidos em mídia online.
Para ter direito ao certificado o aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.