Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Ensino Médio completo.
Escolaridade EJA: Ensino Médio completo.
Requisito/Conhecimento específico: não há.
Pré-requisitos técnicos:
- Ter conhecimentos em navegação na internet.
- Ter acesso a um computador com internet banda larga.
- Obrigatoriamente ter um endereço de e-mail válido.
Configurações mínimas do computador:
- Sistema Operacional: Windows 10 ou 11. Linux. Mac OS 12 ou superior.
- Processador: Dual Core 1.5 GHz ou superior.
- Memória RAM: 4GB ou superior.
Browsers (Navegadores):
- Recomendado: Firefox atualizado.
- Recomendado: Microsoft Edge atualizado.
- Safari atualizado.
- Chrome atualizado.
Configuração de Browser:
- A opção JavaScript deverá estar habilitada no browser.
- A opção aceitar cookies deverá estar habilitada.
Resolução do Monitor:
- Recomendado resolução de 1920 x 1080 ou superior.
Leitores de PDF:
- Acrobat Reader: 20.x ou superior.
- Foxit Reader: 12.x ou superior.
Configurações mínimas para tablets e smartphones
Sistema Operacional:
- iOS: Versão 15 ou superior (iPhone SE 2ª geração / 6s ou superior)
- Android: Versão 10 ou superior (tela mínima Full HD)
Identifica os determinantes do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, conforme a proposta da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural. Planeja uma Experiência da Aprendizagem Mediada considerando os parâmetros que compõem o mapa cognitivo. Com base nos elementos - Premissa da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TCME): o ser humano como sistema aberto à modificabilidade cognitiva;
Mudança e Modificabilidade: características do desenvolvimento evolutivo e de maturação comparada com a modificabilidade cognitiva estrutural;
Privação Cultural: causas da Síndrome de Privação Cultural;
Pilares da TCME: Tríade ontológica do desenvolvimento humano como determinantes do desenvolvimento cognitivo dos sujeitos, Inteligência dinâmica versus Inteligência estática e Plasticidade cerebral;
Tipos de Aprendizagens: aprendizagem por exposição direta ao estímulo e Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM);
Guias metodológicos criados por Feuerstein que contribuem na geração de Experiência de Aprendizagem Mediada: Critérios de Mediação, Funções cognitivas e Mapa cognitivo;
Critérios de Mediação: critérios que atendam às características universais e específicas dos sujeitos;
Funções cognitivas: organização didática das fases do ato mental segundo Feuerstein;
Mapa Cognitivo: parâmetros;
Atuação do docente mediador: Planejamento da prática e reflexão sobre a prática docente mediada;
Empatia no trato com as pessoas;
Valorização da diversidade humana;
Flexibilidade nas relações humanas;
Resolução de conflito nas relações mediadas.
Este curso tem por objetivo aprimorar a prática do docente a partir da perspetiva da mediação e desenvolvimento cognitivo dos alunos, por meio da proposta de Reuven Feuerstein apresentados na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e da Experiência de Aprendizagem Mediada.
É destinado a profissionais da área da educação.
Indicação Metodológica: Atividades disponibilizadas em ambiente virtual de aprendizagem, utilizando recursos pedagógicos desenvolvidos em mídia online.
Para ter direito ao certificado o aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.