Idade mínima: 17 anos (desde que esteja com 18 anos no período de estágio).
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio.
Escolaridade EJA: Cursando o Ensino Médio.
O profissional Técnico em Análises Clínicas é o responsável por executar atividades padronizadas de laboratório necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise, sempre sob supervisão do profissional responsável. Recepciona clientes e realiza processos pré-analíticos das amostras biológicas. Além disso, realiza técnicas e métodos diagnósticos em análises clínicas e colabora na investigação de novas tecnologias biomédicas. Dentre suas funções, opera aparato tecnológico de laboratório de saúde e equipamentos analíticos e de suporte, realiza checagem, calibração e manutenção corretiva, aplicando processos de segregação e descarte.
Interage com equipes multiprofissionais em saúde e atua em hospitais, clínicas, postos de saúde e de coleta, laboratórios de análises clínicas, de diagnósticos médicos, de pesquisa e de controle de qualidade em saúde, entre outros, públicos, privados e organizações sociais.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é ¿cuidar¿ e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, a profissão está descrita na Classificação Brasileira de Ocupações, assim como está na Lei Federal nº 3.820/61.
As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.
As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.
A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.
As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer de forma concomitante ao desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora. Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer possibilidades de atuação na perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos: i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.
Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.
No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para a UC 1 requer docentes com experiência profissional em coletar materiais biológicos e formação superior em saúde.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para a UC 3 requer docentes com experiência profissional em segregação e descarte de resíduos orgânicos e insumos em saúde e formação em saúde.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para a UC 4 requer docentes com experiência profissional em primeiros socorros e formação em Enfermagem ou Bombeiros ou áreas afins.
O desenvolvimento da oferta ora proposta para as demais UCs requer docentes com experiência profissional em análises clínicas e formação em biomedicina, farmácia e bioquímica e/ou técnico em análises clínicas, com registro no Conselho Regional da categoria.
Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o Diploma de Técnico em Análises Clínicas, com validade nacional.
Para oferta presencial:
Sala de aula mobiliada com cadeiras móveis, mesas, computador, caixa de som, projetor e quadro branco.
Laboratório de Análise Clínicas
Estas instalações estão de acordo com o disposto na Legislação Sanitária vigente, para o funcionamento dos estabelecimentos que prestam serviços em Análises Clínicas.- - Agitador de Kline - 40 a 240 RPM
- Aparelho semi-automático de Espectrofotometria de Bioquímica
- Aparelho de eletroforese
- Autoclave Vertical
- Balança digital - Capacidade: 1000g. Sensibilidade: 0,01g
- 02 Banho Maria
- Capela para exaustão de gazes
- Centrífuga para microhematócrito
- 02 Centrífugas para tubos
- Contador de colônia
- Contador diferencial de célula
- Cronômetro digital
- Destilador de água
- Estufa bacteriológica - Até 120ºC
- Estufa para secagem e esterilização
- 02 Geladeira
- Homogeneizador de sangue
- Microscópio com câmera de vídeo e monitor
- 10 Microscópios biológicos binoculares
- 02 Refratômetros de mão
- Termômetro para Banho Maria
- 02 Termômetro para estufas
- 02 Termômetro Digital de Máxima e Mínima (Refrigerador)
- Termo-Higrômetro Digital com Sensor Externo
Para oferta a distância:
As configurações de infraestrutura para oferta deste curso a distância serão definidas pelo DR Sede responsável pelo desenvolvimento do título na Rede EaD Senac.
UC1: Coletar materiais biológicos ¿ Carga Horária: 204 horas
Bibliografia Básica
ANDRIOLO, Adagmar et al. Recomendações da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (SBPC/ML): fatores pré-analíticos e interferentes em ensaios laboratoriais. In: SIUMITA, Nairo Massakuzu et al. (Orgs.) Barueri (SP): Manole, 2018.
HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: riscos sanitários hospitalares, 2. ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2012.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA. Clínica/Medicina Laboratorial. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML): coleta e preparo da amostra biológica. Barueri, SP: Manole, 2014. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/upload /conteudo/320090814145042.pdf. Acesso em: 06 de nov. 2018.
Bibliografia Complementar
KERN, A. E. Gestão de qualidade, riscos e segurança do paciente. São Paulo: Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária)
UC2: Auxiliar no processo de registro, acondicionamento, conservação, distribuição e transporte das amostras biológicas ¿ Carga Horária: 48 horas
Bibliografia Básica
ANDRIOLO, Adagmar et al. Recomendações da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (SBPC/ML): fatores pré-analíticos e interferentes em ensaios laboratoriais. In: SIUMITA, Nairo Massakuzu et al. (Orgs.) Barueri (SP): Manole, 2018.
HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: riscos sanitários hospitalares. 2. ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2012.
Sociedade Brasileira de Patologia. Clínica/Medicina Laboratorial. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML): coleta e preparo da amostra biológica. Barueri, SP: Manole, 2014. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/upload /conteudo/320090814145042.pdf. Acesso em: 06 de nov. 2018.
Bibliografia Complementar
LACEN. Laboratório Central de Saúde Pública. Sistema Único de Saúde. Manual de orientação para coleta, acondicionamento e Transporte de amostras biológicas. Estado de Santa Catarina. Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de Vigilância em Saúde, 2017. Disponível em: http://lacen.saude.sc.gov.br/arquivos/mct01.pdf. Acesso em: 14 de nov. 2018.
PEREIRA, J. B. Gestão de serviços de atenção e logística em saúde. São Paulo: Senac São Paulo, 2016. (Série Universitária).
UC3: Realizar processos de segregação e descarte de resíduos orgânicos e insumos em saúde ¿ Carga Horária: 48 horas
Bibliografia Básica
HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: riscos sanitários hospitalares, 2. ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2012.
Bibliografia Complementar
AMATO-LOURENÇO, L. F. Saúde e saneamento ambiental. São Paulo: Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária)
CHIRMICI, A.; OLIVEIRA, E. A. R. de. Saúde e segurança no trabalho: dispositivos selecionados para consulta. São Paulo: Senac São Paulo, 2018.
UC4: Prestar assistência inicial em situação de emergência ¿ Carga Horária: 36 horas
Bibliografia Básica
KARREN, Keith J. et al. Primeiros socorros para estudantes. 10. ed. São Paulo: Manole, 2014.
SENAC. DN. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012.
ZORZI, R. L. A.; STARLING, I. G. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2017.
Bibliografia Complementar
OLIVEIRA, Beatriz F. et al. Trauma: atendimento pré-hospitalar. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2015.
SENAC. DN. Coleção Primeiros socorros. Rio de Janeiro, 2014. 8 DVDs. Conteúdo: Corpos estranhos; Distúrbios provocados pelo calor; Entorses e luxações; Ferimentos; Hemorragias; Intoxicações; Transporte de pessoas acidentadas; Vertigens, desmaios, convulsões e estado de choque.
SOUSA, L. M. M. Primeiros socorros: condutas técnicas. São Paulo: Iátria, 2010.
VARELLA, D.; JARDIM, E. C. Primeiros socorros: um guia prático. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
UC5: Auxiliar no planejamento e execução de rotinas administrativas em análises clínicas ¿ Carga Horária: 48 horas
Bibliografia Básica
NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 8. ed. São Paulo: RT, 2011.
PEREIRA, J. B. Gestão de serviços de atenção e logística em saúde. São Paulo: Senac São Paulo, 2016. (Série Universitária).
Bibliografia Complementar
CRUZ, J. T.; PEREIRA, L. Rotinas de estoque e almoxarifado. São Paulo: Senac São Paulo, 2016.
MARSHALL JUNIOR, Isnard. Gestão da Qualidade. 12. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
TARCISIO TITO SALGADO. Logística: práticas, técnicas e processos de melhorias. 3. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2018.
SILVA, G. G. R. da. Gestão de estoques e armazenagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária).
UC6: Preparar amostras biológicas ¿ Carga Horária: 108 horas
Bibliografia Básica
ANDRIOLO, Adagmar et al. Recomendações da sociedade brasileira de patologia clínica/medicina laboratorial (SBPC/ML): fatores pré-analíticos e interferentes em ensaios laboratoriais. In: SIUMITA, Nairo Massakuzu et al. (Orgs.) Barueri (SP): Manole, 2018.
KRUG, F. J.; Métodos de Preparo de Amostras - Fundamentos Sobre Preparo de Amostras Orgânicas e Inorgânicas para Análise Elementar. Seção Técnica de Biblioteca - CENA/USP, Piracibaca, 2010.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA. Clínica/Medicina Laboratorial. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML): coleta e preparo da amostra biológica. Barueri, SP: Manole, 2014. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/upload /conteudo/320090814145042.pdf. Acesso em: 06 de nov. 2018.
Bibliografia Complementar
HINRICHSEN, Sylvia Lemos. Biossegurança e controle de infecções: riscos sanitários hospitalares. 2. ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2012.
HIRATA, Mario Hiroyuki, MANCINI, Jorge. Manual de Biossegurança. 2.ed. São Paulo: Manole, 2012.
UC7: Auxiliar na implantação e na manutenção dos sistemas de gestão da qualidade em serviços de análises clínicas ¿ Carga Horária: 48 horas
Bibliografia Básica
CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson P. (Edson Pacheco). Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier: Campus, 2012.
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
HENRY, J. B. Diagnósticos, clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 21 ed. Manole. 2013.
Bibliografia Complementar
ANDRIOLO, A et al. Gestão da Fase Pré-Analítica: Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. Medicina Laboratorial (SBPC/ML). 2010. Disponível em: http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/320101011105633.pdf. Acesso em 14 de nov. 2018.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 2. 2011; v. 3. 2012.
ROTONDARO, R. Seis sigma: estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. 5 reimp. São Paulo: Atlas, 2008.
SCHIESARI, L. M. C. Qualidade na gestão local de serviços e ações de saúde. São Paulo: FSP/USP, 2002.
UC10: Processar amostras biológicas em parasitologia ¿ Carga Horária: 72 horas
Bibliografia Básica
AMATO NETO, Vicente. Parasitologia: uma abordagem clínica. São Paulo: Elsevier, 2008. CIMERMAN, Benjamin; FRANCO, Marco Antônio. Atlas da Parasitologia Humana. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2012.
DE CARLI, G. A. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.
NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 13. ed. São Paulo: Atheneu, 2016.
Bibliografia Complementar
BITTENCOURT NETO, João Batista; NEVES, David Pereira. Atlas Didático da Parasitologia. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
MORAES, Ruy Gomes de; NEVES, David Pereira; GOULART, Enio Garcia. Parasitologia e Micologia Humana. 5 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2008.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 3. 2012.
REY, Luiz. Parasitologia: parasitos e doenças parasitárias do homem nos trópicos ocidentais. 4 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2008.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
UC11: Processar amostras biológicas em urinálise e fluído seminal ¿ Carga Horária: 84 horas
Bibliografia Básica
TERRA, PAULO. Vias Urinárias - Controvérsias em Exames Laboratoriais de Rotina. 2. ed. ed. Atheneu, 2010.
MUNDT, L.A.; SHANAHAN, K. GRAFF¿S. Exame de urina e de fluidos corporais. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2012.
ESPERMOGRAMA: MANUAL DE BANCADA E ATLAS. Editora COLMED, 2017. ISBN-13: 978-859035391.
Bibliografia Complementar
BIRCH, D F; FAIRLEY, K F; BECKER, G J; KINCAID-SMITH, P. Microscopia urinária ¿Texto & Atlas. São Paulo: Premier, 2003.
LIMA, AO; SOARES, JB; GRECO, JB; CANÇADO, JR. Métodos de Laboratório Aplicados à Clínica: Técnica e Interpretação. 8. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2001.
MARY A. WILLIAMSON. Interpretação de exames laboratoriais. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 3. 2012.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
UC12: Processar amostras biológicas em microbiologia ¿ Carga Horária: 108 horas
Bibliografia Básica
SIDRIM, Jose Julio Costa; ROCHA, Marcos Fábio Gadelha. Micologia médica à luz de autores contemporâneos. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2012.
TÓRTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 12 ed. Artes Médicas Sul, 2016.
TRABULSI, L.R.; ALTERTHUM, F.; COMPERTZ, O.F.; CANDEIAS, J.A.N. Microbiologia. 6 ed. Atheneu, 2015.
Bibliografia Complementar
KONEMAN, E. W., ALLEN, S. D., JANDA, W. M., SCHRECKENBERGER, P. C.,WINN, W. C. Diagnóstico Microbiológico: Texto e Atlas Colorido. 7. Ed. Editora Guanabara Koogan, 2018.
LACAZ, Carlos da Silva et al. Tratado de Micologia Médica Lacaz. São Paulo, SP: Sarvier, 2002.
MURRAY, P.R., ROSENTHAL, K.S., PFALLER, M.A Microbiologia Médica. 8. ed. Editora Elsevier, 2017.
STELATO, Maria Magali; RIBEIRO, Mariangela Cagnoni. Microbiologia prática: Aplicações de aprendizagem de microbiologia básica, bactérias, fungos e vírus. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Editora Atheneu, 2011.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
UC13: Processar amostras biológicas em hematologia ¿ Carga Horária: 108 horas
Bibliografia Básica
BAIN, Barbara J. Células sanguíneas: um guia prático. 5. ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2016. 487 p.
GIRELLO, Ana Lúcia; KÜHN, Telma Ingrid B. de Bellis. Fundamentos em Imuno-Hematologia Eritrocitária. 4. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2016.
Bibliografia Complementar
CALDEIRA JÚNIOR, Antônio Marmoro; TEAGO, Christiano Nogueira; SILVA, Luciano Fernandes. Manual de biodiagnóstico. Goiânia: AB, 2009.
LORENZI, T. Manual de Hematologia ¿ propedêutica e clínica. 3. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2003.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 3. 2012.
WILMER, C. et al. Matemática no dia a dia. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
UC14: Processar amostras biológicas em imunologia ¿ Carga Horária: 72 horas
Bibliografia Básica
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H; PILLAI, Shiv. Imunologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro (RJ): ELSEVIER, 2015.
GIRELLO, Ana Lúcia; KÜHN, Telma Ingrid B. de Bellis. Fundamentos em Imuno-Hematologia Eritrocitária. 4. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2016.
VAZ, Adelaide José; TAKEI, Kioko; MARTINS, Joilson O.; BUENO, Ednéia Casagrande. Ciências Farmacêuticas - Imunoensaios: fundamentos e aplicações. 2. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
Bibliografia Complementar
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H. Imunologia básica: funções e distúrbios do sistema imunológico. 5. ed. Rio de Janeiro (RJ): ELSEVIER, 2017.
CASTILHO, Lilian. Fundamentos de Imuno-Hematologia. Rio de Janeiro, RJ: Atheneu, 2015.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 3. 2012.
WILMER, C. et al. Matemática no dia a dia. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. Ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
UC15: Processar amostras biológicas em bioquímica ¿ Carga Horária: 108 horas
Bibliografia Básica
HENRY, J. B. Diagnósticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais. 21. ed. São Paulo, Editora Manole, 2012.
M. COX, MICHAEL; NELSON, DAVID L. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2014.
MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo B. Bioquímica Básica. 4 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2015.
Bibliografia Complementar
LIMA, AO; SOARES, JB; GRECO, JB; CANÇADO, JR. Métodos de Laboratório Aplicados à Clínica: Técnica e Interpretação. 7. ed. Rio de Janeiro: GUANABARA KOOGAN, 2014.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 3. 2012.
WALLACH, JACQUES. Interpretação de exames laboratoriais. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
WILMER, C. et al. Matemática no dia a dia. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
UC16: Processar amostras biológicas em biologia molecular ¿ Carga Horária: 48 horas
Bibliografia Básica
ALBERTS, Bruce. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre (RS): Artes Medicas, 2017.
JUNQUEIRA, L.C.U. e CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Guanabara Koogan, 2012, 355p.
ZAHA, Arnaldo; PASSAGLIA, Luciane M. P.; FERREIRA, Henrique Bunselmeyer. Biologia molecular básica. 5. ed. Porto Alegre (RS): ARTMED, 2014.
Bibliografia Complementar
MOORE, Keith ; PERSAUD, T.V.n. ; SHIOTA, Kohei Atlas colorido de embriologia clínica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 284.
MOORE, Keith L.e PERSAUD, T.V.N. Embriologia Básica. 9.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. ISBN: 8535226613.
OLIVEIRA, Carla Albuquerque de; MENDES, Maria Elizabete (Orgs.). Gestão da fase analítica do laboratório: como assegurar a qualidade na prática. Rio de Janeiro: ControlLab. v. 1 2010; v. 3. 2012.
ROBERTIS, E.M F.; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 389 p. ISBN: 8527712032.
ZORZI, R. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.