Idade mínima: 15 anos
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio
Escolaridade EJA: Cursando o Ensino Médio
O Técnico em Vendas é profissional que planeja e executa todas as etapas do processo de vendas, promovendo mercadorias, produtos, serviços e marcas, além do serviço de apoio ao cliente. Organiza o ponto (ou ambiente) de venda de modo a incrementar as vendas, além de subsidiar as informações para tomadas de decisão comerciais. Interage com toda a organização, auxiliando na articulação entre a área de vendas com as demais áreas como logística e estoques.
Atua nas ações comerciais (físicas ou virtuais), em empresas de pequeno, médio e grande porte, em instituições públicas, privadas e/ou de terceiro setor.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é gerir e pertence ao segmento do Comércio.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Vendas:
- Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais;
- Organizar ações e planos de venda;
- Realizar a venda;
- Realizar ações de pós-venda;
- Realizar ações de promoção de mercadorias, produtos, serviços e marcas em diferentes canais de vendas;
- Apresentar mercadorias, produtos e serviços;
- Auxiliar o planejamento, desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações;
- Auxiliar o planejamento de vendas no e-commerce;
- Montar, organizar e gerir comércio de diferentes formatos;
- Executar atividades logísticas na viabilização da ação comercial;
- Mapear o comportamento de consumo.