Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Concluído o curso Técnico em Podologia.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Àquele que concluir com aprovação todas as unidades curriculares que compõem a organização curricular desta Especialização Técnica de Nível Médio, será conferido o certificado de Especialista Técnico em Atendimento Podológico ao Paciente com Diabetes, com validade nacional.
A Diabetes Mellitus (DM) é um problema de saúde pública em todo o mundo. Consiste em um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina e/ ou na sua ação, ocasionando complicações a longo prazo. Segundo pesquisas realizadas pela Federação Internacional de Diabetes, até 2017, 425 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com diabetes. E até 2045 poderá haver um aumento de 48% desse número, chegando a 629 milhões de pessoas. O Brasil ocupa o 4° lugar entre os 10 países no mundo com maior número de indivíduos com diabetes, totalizando 12,5 milhões de pessoas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define o `pé diabético` da seguinte forma: `situação de infecção, ulceração ou também destruição dos tecidos profundos dos pés, associada a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica, nos membros inferiores de pacientes com diabetes mellitus. Com isso, em termos globais, a complicação do diabetes conhecida como `Pé Diabético` ocupa os primeiros lugares entre os principais problemas de saúde, afligindo vários países do mundo e causando grande impacto socioeconômico. Cerca de 85% de todos os desfechos desfavoráveis podem ser reduzidos com práticas de educação e intervenção precoce no início das complicações.
Diante desse quadro, o Podólogo especialista técnico no Atendimento ao Paciente com Diabetes é fundamental nas equipes multiprofissionais e Inter profissionais que acompanham de casos com complicações nos membros inferiores e para a prevenção do problema. A oferta dessa especialização técnica contribui para o crescimento e a melhoria dos serviços especializados no atendimento aos pacientes diabéticos, contemplando a abordagem dos fatores de risco e das medidas de prevenção e cuidado com os pés.