Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Cursando o último módulo ou ter concluído Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem.
Conhecimento e/ou experiência prévia: não há
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o Certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria, com validade nacional.
Na perspectiva de atualizar o perfil profissional de conclusão para que os egressos possam acompanhar as transformações do setor produtivo e da sociedade, este plano se mantém alinhado ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio e às exigências específicas da ocupação e da área da Saúde. Incorpora-se, desta forma, inovações decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos deste segmento e da experiência acumulada pela Instituição na oferta desta habilitação.
Recém-nascidos e crianças têm necessidades específicas e para tanto devem receber atendimento condizente com essa realidade. Os avanços terapêuticos na área neonatal e pediátrica têm propiciado a redução da morbidade e da mortalidade dos recém-nascidos prematuros e crianças ou com patologias complexas. Portanto, a Especialização Técnica em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria é hoje uma das portas de entrada para quem quer ingressar no mercado de trabalho. A chance de encontrar uma boa posição nesse acirrado mercado aumenta muito para quem aposta atuar neste segmento da saúde, e ainda mais quando o profissional busca qualificar sua prática.
Senac/SC, tem como compromisso desenvolver pessoas e organizações, oferecendo uma educação de qualidade, e orientando-se pelos princípios e valores da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o Senac/SC, visando atender as necessidades do mundo do trabalho e da sociedade. Para isso, proporcionamos uma formação profissional por competência, articulando conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, que permitem ao aluno criar, inovar e construir conhecimento na coletividade, para o crescimento profissional e pessoal, assumindo uma postura crítica, dinâmica, produtiva e principalmente ética, critérios importantes para inserção no mundo do trabalho.
O currículo foi elaborado contemplando as competências, focando o perfil profissional de conclusão e estabelecendo elo de ligação com a formação técnica, contextualizando realidades profissionais com práticas pedagógicas, proporcionando ao aluno a resolução de problemas com criatividade, flexibilidade e participação dentro da sociedade.
Neste contexto, o crescimento da saúde nas especialidades neonatais e pediátricas vem sofrendo grandes transformações em função do avanço da medicina e tecnologia. A competitividade no mercado de trabalho exige cada vez mais que os profissionais de saúde sejam bem preparados nas dimensões técnicas, científicas e comportamental nas diversas áreas de atuação.
Sendo assim, as unidades neonatais e pediátricas são setores totalmente complexos, inseridos no contexto hospitalar com alta complexidade operacional e assistencial, o que justifica a demanda por profissionais de enfermagem. Essas unidades podem ser divididas em clínicas, cirúrgicas e setores críticos (Unidade de Terapia Intensiva).
Diante do exposto, julgamos necessário a qualificação dos profissionais de enfermagem para atuar nas especialidades neonatais e pediátricas, fazendo parte de uma equipe multiprofissional, que atenderá recém-nascidos e crianças com qualidade. O cenário acima mostra a realidade do segmento e justifica a necessidade de oferta de Especialização de Nível Médio para profissionais que atuam no setor.