Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental completo.
Escolaridade EJA: Ensino Fundamental completo.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Auxiliar em Saúde Bucal é o profissional que atua sob supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal, auxiliando nas intervenções clínicas odontológicas, na organização e manutenção do consultório e nas ações de educação em saúde bucal.
Pode atuar em consultórios e clínicas odontológicas particulares ou de Unidade Básica de Saúde (UBS), de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de órgãos como Marinha, Exército e Aeronáutica, em clínica-escola de instituições de Ensino Superior e, ainda, em hospitais.
A odontologia brasileira é reconhecida mundialmente, sendo uma das mais importantes no cenário global. De acordo com o e-MEC , o país dispõe de 383 cursos de odontologia ativos, alguns figurando entre os melhores do mundo, segundo o ranking de 2017 do Center For World University Rankings . De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) , há hoje cerca de 312 mil cirurgiões-dentistas e 160 mil técnicos/auxiliares em saúde bucal, sendo que o número de auxiliares é superior ao número de técnicos inscritos no Conselho (132 mil e 28 mil, respectivamente).
É notório que o País ainda tem desafios a serem enfrentados no que se refere à saúde bucal da população. No entanto, com a entrada da pauta na agenda de prioridades políticas do Governo Federal nas últimas décadas, o Brasil avançou na prevenção e no controle da cárie. A publicação da Política Nacional de Saúde Bucal pelo Ministério da Saúde, em 2003, foi um dos fatores que contribui para essa melhora. Também conhecida como Brasil Sorridente , entre outras ações, implantou as equipes de saúde bucal na estratégia do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e o Técnico em Saúde Bucal (TSB) nas equipes voltadas ao atendimento primário. Essa iniciativa gerou um aumento na demanda por esses profissionais nos serviços públicos.
Nos serviços privados, por sua vez, observa-se o crescimento das operadoras de planos odontológicos, conforme indica o estudo da Agência Nacional de Saúde Suplementar , além da ampliação das opções de serviços prestados. Soma-se a isso o fato de que os avanços científicos em pesquisas e tecnologia na área de Odontologia vêm acontecendo rapidamente, levando a classe odontológica a buscar atualização contínua.
Diante desse cenário, a procura por Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) nos consultórios tende a crescer, uma vez que, devido às inovações dos procedimentos, técnicas e materiais, ao aumento da exigência e conhecimento dos pacientes e a crescente demanda dos serviços relacionados aos planos odontológicos, o cirurgião-dentista passa a valorizar e a necessitar cada vez mais de profissionais qualificados para compor sua equipe, visando à qualidade e otimização dos atendimentos.
Nesta perspectiva, este curso foi concebido visando contribuir com o desenvolvimento das competências requeridas na área de saúde e do campo da odontologia, mediante contato permanente com especialistas da área.