Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Ensino fundamental completo.
Escolaridade EJA: Ensino Fundamental completo.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Cuidador Infantil, com validade nacional.
Toda criança necessita de uma atenção especial no período de 0 a 10 anos quando as experiências e os cuidados influenciarão diretamente seu desenvolvimento. Nesta fase de descobertas e interação com o mundo, surge a base que a sustentará, formando, assim, um ser humano saudável.
Num passado recente, cabia a família tradicional os cuidados com este ser, assim como sua formação social. Mas, devido às profundas mudanças marcadas por transformações de ordem econômica, tecnológica, científica e social, este cenário vem mudando em velocidade acelerada. Com o aparecimento de novos modelos de família e a inserção de aproximadamente 60% das mulheres em fase reprodutiva no mercado de trabalho, conforme apontado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (BRASIL, 2013) , surgem novas composições que alteram as estruturas e regras internas em relação às organizações familiares tradicionais, trazendo uma carga diversificada de demandas, entre elas, o apoio profissional qualificado no cuidado e criação dos filhos.
Este cenário leva a busca de caminhos alternativos para garantia destes cuidados. Consequentemente, uma nova delimitação dos papeis e responsabilidades da família e das instituições é definida para o crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Cada vez mais a presença de um terceiro elemento se faz necessário e este deve estar qualificado a reconhecer a dinâmica familiar e institucional, compreender e acompanhar as mudanças físicas, cognitivas e psicoafetivas de suas crianças, atender as necessidades advindas de todo esse processo e se possível, propor novos métodos e recursos que venham a melhorar esse cuidado, levando a vivências positivas e afetuosas com o cuidador.
A nova ordem social, econômica e cultural, vem alterando o perfil das crianças, demandando dos pais e/ou instituições de assistência e ensino novos compromissos com seu desenvolvimento e exigindo dos profissionais que atuarão neste mercado uma qualificação laboral correspondente às necessidades atuais.