Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino médio completo e/ou estudantes da área da saúde
O curso de aperfeiçoamento em Técnicas básicas de sobrevivência e resgate terrestre, aquático e em altura, tem como objetivo o resgate de vítima de trauma em ambientes de difícil acesso, para garantir o acesso ao atendimento inicial.
É destinado a profissionais da área de Saúde que buscam aperfeiçoamento relacionados às técnicas básicas de sobrevivência e resgate, e desenvolve a seguinte competência: Resgatar vítimas em locais de difícil acesso em ambiente terrestre, altura e aquático.
Àquele que concluir com aprovação este curso, será conferido o respectivo certificado de Aperfeiçoamento em Técnicas básicas de sobrevivência e resgate terrestre, aquático e em altura, com validade nacional.
O resgate de vítimas em diferentes situações é um importante evento de cuidado em saúde. Para isso, a sociedade brasileira dispõe do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) que é composta por uma equipe de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros e socorristas), os quais tem por objetivo realizar o atendimento inicial às vítimas em situações de agravos em ambiente extra-hospitalar e durante o transporte para o serviço de urgência e emergência.
Transportar paciente em locais remotos ou de difícil acesso é uma atividade extremamente difícil, demorada e potencialmente perigosa, tanto para a vítima como para aqueles que estão realizando o atendimento, necessitando de habilidades especificas.
Segundo o protocolo internacional de atendimento pré-hospitalar , profissionais que realizam serviços, médicos de emergência em locais remotos devem realizar treinamento especializado para prestar um atendimento de qualidade, diminuindo danos às vítimas.
Para o atendimento em ambientes hostis, de difícil acesso, torna-se necessário cursos para o desenvolvimento de habilidades de resgate para que a vítima possa receber o primeiro atendimento.