Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿Idade mínima: 18 anos completos.
¿Ter concluído a Qualificação Técnica de Enfermagem ou o Técnico em Enfermagem.
Proporcionar ao profissional de Enfermagem competências para desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção das complicações de doenças e de recuperação da saúde do Idoso, integrando a equipe de saúde e sob a supervisão de um enfermeiro, contribuindo no cuidado do idoso em seus diferentes aspectos, nos âmbitos domiciliar e hospitalar e Instituições de Longa Permanência em Saúde (ILPS), com o cumprimento do estatuto e leis vigentes, para promover e manter a saúde do idoso incentivando a corresponsabilidade no processo saúde-doença.
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Para o desenvolvimento das competências do curso propõe-se atividades de estudos presenciais que serão individualizadas e coletivas, visando à simulação de ambientes reais do Idoso, tais como: estudo de caso, dramatização, visita técnica, relato de experiência, atividades práticas, em laboratório, participação em ações comunitárias e demais ações educativas.
Para apoiar esses momentos, serão utilizadas vídeos, artigos científicos, notícias, livros, e participação de profissionais e Idosos, bem como, técnicas didáticas e de dinâmicas de grupo, com vistas a proporcionar aos alunos a troca de experiência, discussão e debates, construção conjunta de novas reflexões, favorecendo, assim, o processo de assimilação ativa.
As aulas teórico-práticas podem ser realizadas em sala de aula, no laboratório de enfermagem, nos espaços de visitas técnicas como ambientes hospitalares, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), domicílio, Estratégia de Saúde da Família e centros de convivências ao idoso.
Todas as Unidades Curriculares poderão ser trabalhadas concomitantemente, sendo que o Desenvolvimento de Projeto de Educação em Saúde no Idoso deve ser a última Unidade a ser finalizada.
O projeto pode ser desenvolvido em duplas de trabalho, priorizando os temas de maior relevância e necessidade dos profissionais de saúde e do Idoso. A apresentação deve ser para profissionais de saúde em ambientes hospitalares, ILPs e Estratégias da Saúde e da Família. O projeto consiste em propor aos alunos a realização de uma atividade concreta que contemple todas as Unidades Curriculares, objetivando a contextualização e a integração das competências do curso.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, colocá-lo em discussão com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Sala de aula convencional.
Laboratório de enfermagem conforme anexo I.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Políticas de Saúde do Idoso
Referências básicas
SENAC. Departamento Nacional. ; MELO, Enirtes Caetano Prates; CUNHA, Fátima Teresinha Scarparo. Fundamentos da saúde. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2007.
Ministério da Saúde. Guia Prático do Cuidador de Idosos. Brasília, 2006. Disponível na biblioteca do Ministério da Saúde (gratuito).
VIEIRA, Jair Lot. Estatuto do Idoso e Legislação Complementar. 3ª ed. São Paulo: Editora Edipro, 2012.
Referências complementares
PIOVESAN, Flavia. Direitos Humanos e Direito Constitucional Internacional. 13ª ed. São Paulo: Max Limond, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Perspectivas do Processo de Envelhecimento
Referências básicas
SILVA, José Vitor. Saúde do Idoso ¿ Processo de Envelhecimento sobre Múltiplos aspectos. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2009.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: O Processo Patológico no Idoso
Referências básicas
JUVER, Jeane. SALTZ, Ernani. Cuidados Paliativos em Oncologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2009.
VONO, Zulmira Elisa. O Bem no Mal de Alzheimer. 1ª Ed: Senac São Paulo, 2010.
Referências complementares:
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Assistência de Enfermagem ao Idoso
Referências básicas
VONO, Zulmira Elisa. Enfermagem Gerontológica ¿ Atenção à pessoa Idosa. Ed: Senac São Paulo, 2007.
SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 12ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Desenvolvimento de Projeto de Educação em Saúde no Idoso
Referências básicas
SENAC. DN. Manual do Sics: guia para elaboração de trabalhos acadêmicos, referências e citações. Rio de Janeiro: SENAC/DITEC/CEDOC, 2011.
SILVA, Eli Lopes da. Manual de elaboração de trabalhos acadêmicos: graduação e pós-graduação. 1ª ed. Florianópolis: Vozes, 2011.
Referências complementares
Não há.