Idade mínima: 16 anos
Escolaridade: Cursando os anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° anos).
Escolaridade EJA: Ter sido aprovado em Língua Portuguesa.
Conhecimento e/ou experiência prévia: Ter cursado ou estar cursando educação técnica ou superior na área da saúde ou ter realizado cursos de qualificação profissional na área da saúde com carga horária de 160 horas, com ementa que evidencie conhecimentos em anatomia e fisiologia (sendo a oferta PSG somente para profissionais da saúde).
Este curso objetiva desenvolver a competência de realizar procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte. É destinado a profissionais e estudantes de Estética, Massoterapia ou Fisioterapia.
A massagem desportiva é indicada para lesões musculares causadas pelo esporte, ativando a circulação e eliminando toxinas que se acumulam nos músculos depois da prática de exercícios. Além disso, é indicada antes do treino ou da competição, pois estimula a produção de adrenalina e aquece os tecidos do corpo.
Dessa forma, os benefícios da massagem vão além do relaxamento, influenciando o organismo de forma mecânica, neural, fisiológica e química . Além disso, a massagem desportiva contribui para prevenção de distúrbios osteomusculares, alívio de tensões musculares e aumento da flexibilidade, do movimento e da circulação sanguínea e linfática, combatendo o estresse e resultando em uma melhora de qualidade de vida e sensação de bem-estar .
Com a evolução da massoterapia no Brasil, ao longo do tempo foram incorporadas novas técnicas e foi se consolidando a identidade do massagista como profissional que visa à melhora da qualidade de vida. Assim, este curso objetiva preparar profissionais para aplicar a massagem desportiva em atletas ou pessoas que praticam esportes de modo geral, necessitando de massagem.