Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Curso Técnico em Segurança do Trabalho completo.
Conhecimento e/ou experiência prévia: não há.
Documentos exigidos para matrícula:
Conforme Súmula de Documentos vigente na data de abertura da turma ¿ Senac/SC.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O Brasil é um país onde a construção civil afeta diversos setores da economia nacional e, com isso, movimenta muitos recursos financeiros e humanos em diversos setores. Segundo dados da FIESC , Santa Catarina é o quinto estado em número de empresas no setor de construção civil. O setor, sozinho, é responsável por mais de 5% do PIB do estado.
Especialistas do setor apontam algumas dificuldades e necessidades a serem vencidos, desafios enfrentados pelo empresariado do setor para crescer, dentre os quais a falta de mão de obra qualificada. Este contexto aliado à característica dos processos inerentes a construção civil coloca o setor como um dos principais geradores de acidentes de trabalho graves e fatais, segundos dados da Previdência Social. Profissionais de segurança do trabalho com formação genérica na área, já não conseguem acompanhar as necessidades requeridas pelas normas de segurança do trabalho para o setor.
Por esse motivo, a Especialização Técnica em Construção Civil, busca qualificar os profissionais egressos do curso técnico de segurança do trabalho nos requisitos específicos relacionados aos processos produtivos da construção, canteiros de obras e frentes de serviço, com o objetivo de que este profissional especialista possa atuar de forma eficaz na prevenção de acidentes de trabalho no setor da construção.