Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Ensino Fundamental completo.
Escolaridade EJA: Ensino Fundamental completo.
Requisito/Conhecimento específico: Não há.
Este curso tem como objetivos desenvolver as seguintes competências: atender o cliente na realização de escovas e tratamentos capilares; colorir e descolorir o cabelo e; realizar técnicas de corte de cabelo.
É destinado a pessoas interessadas em aprender e atuar na área de beleza.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec ), o segmento de beleza no Brasil é um dos setores que mais apresentou crescimento nos últimos anos. A prova disso é a posição relativa do segmento na economia. Atualmente, o Brasil figura em quarto lugar no ranking mundial, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Aliado a esse crescimento, observa-se também uma ampliação da atuação das mulheres no mercado de trabalho, que na busca em conciliar a carreira, vida pessoal e sua aparência/autoestima em meio a tantos compromissos, procuram por serviços e produtos de beleza que atendam suas necessidades de forma rápida de segura. Além disso, outros fatores têm contribuído para o aumento da procura pelos serviços de beleza, como a expansão do mercado consumidor masculino, o aumento da expectativa de vida, novas tecnologias no desenvolvimento e lançamento de produtos que proporcionam a melhora da aparência, praticidade e bem-estar.
Como destacado, o avanço tecnológico e as recentes pesquisas da indústria de cosméticos colocam no mercado produtos e equipamentos que tornam cada vez mais complexo este campo de atuação, exigindo níveis crescentes de qualificação.
Esse contexto traz grandes desafios aos profissionais cabeleireiros, que devem transitar entre as tendências da moda e do mercado em busca de novas composições visuais, além de uma atuação de excelência capaz de satisfazer e até mesmo superar as expectativas dos clientes.