Idade mínima: 15 anos
Escolaridade: Anos iniciais do Ensino Fundamental completo.
Escolaridade EJA: aprovado em Língua Portuguesa.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Com posição de destaque na produção mundial e reconhecida pela qualidade do seu produto, a indústria calçadista brasileira tem importante papel na geração de emprego e renda no país e tem investido cada vez mais em inovação dos produtos, processos e modelos de negócio.
De acordo com os dados mais recentes divulgados em dezembro de 2019, no site da Associação Brasileira de calçados (Abicalçados), o setor terminou outubro gerando 284,5 mil postos de trabalho, sendo que a produção teve um aumento de 2,1% entre janeiro e outubro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior, com um crescimento das exportações, 3,8%. Apesar do principal mercado consumidor ser nacional, concentrando 85% das vendas, a Associação informa que em 2019 as exportações alcançaram o volume de 104 milhões de pares até o mês de novembro, gerando US$ 886,3 milhões em receita. Para 2020, a Abicalçados estima um crescimento da produção entre 2 a 2,5% e um volume de exportações de 2% a 2,5%, maior que em 2019.
Dados que confirmam a relevância deste segmento na economia do país e a importância de se ter profissionais qualificados para atuar na área de criação e desenvolvimento de calçados, mantendo a competitividade do setor e garantindo a qualidade do calçado brasileiro para atender a um consumidor cada vez mais exigente e um mercado global.