Idade mínima: 16 anos.
Escolaridade: Estar matriculado no Ensino Médio.
Escolaridade caso EJA: Estar matriculado no Ensino Médio.
Conhecimento e/ou experiência prévia: não há.
O Técnico em Publicidade é o profissional de comunicação que auxilia e realiza o planejamento, a criação e a produção de projetos gráficos e eletrônicos, mídia off-line e online, eventos e processos fotográficos, a partir de estratégias de branding, coleta e análise de dados mercadológicos. Pode atuar em agências de publicidade, propaganda e marketing digital, estúdios de design, empresas do setor gráfico, de rádio, televisão e web, produtoras de áudio e vídeo, editoras e agências de eventos. Pode trabalhar também como autônomo ou em empresas públicas, privadas e organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP).
Esse profissional trabalha em equipe, interagindo com clientes, fornecedores, profissionais de publicidade e marketing, parceiros comerciais, entidades públicas, meios de comunicação, entre outros.
O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é ¿Criar¿ e pertence ao segmento de Comunicação. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 4.680/1965 e Decreto nº 57.690/1966.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Publicidade:
- Estabelecer estratégias de relacionamento com cliente em publicidade.
- Auxiliar na elaboração e produção do plano de marketing.
- Auxiliar na criação de campanhas de publicidade.
- Auxiliar na elaboração e produção do plano de mídia.
- Elaborar, produzir e executar peças gráficas.
- Realizar processos administrativos para a prestação de serviços na publicidade.
- Elaborar, produzir e executar projetos fotográficos e audiovisuais.
- Monitorar resultados da campanha digital.
- Produzir eventos promocionais.
- Finalizar peças gráficas e projetos audiovisuais.
- Planejar e criar a interface de sites.