Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿ Idade Mínima: 18 anos completos
¿ Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
O Agente de Alimentação Escolar é o profissional do Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social que prepara e serve refeições escolares, segundo orientações de nutricionista ou cardápio. Hi-gieniza os ingredientes, utensílios e ambientes de serviço. Adota normas de segurança alimentar, observando controles de higiene, saúde e proteção ambiental. Em sua prática profissional atende as necessidades dos alunos de escolas públicas e privadas promovendo bons hábitos alimentares e o aproveitamento integral dos recursos disponíveis.
Organização e Segurança na Cozinha 35h
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos 21h
Gerenciamento dos Insumos da Alimentação Escolar 28h
Produção e Distribuição da Alimentação Escolar 77h
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. Sou Merendeira: Rotinas Profissionais do Agente de Alimentação Escolar. São Paulo: Ed. Senac, 2012.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
A competência da Unidade Curricular Organização e Segurança na Cozinha pode ser trabalhada concomitantemente às específicas do profissional (Gerenciamento dos Insumos da Alimentação Escolar e Produção e Distribuição da Alimentação Escolar), buscando o princípio da contextualização. Na unidade curricular Organização e Segurança na Cozinha, recomendamos que o orientador leve os alunos a uma visita técnica, para observar a estrutura física e funcional de uma cozinha profissional ou mesmo de uma cozinha escolar.
A Unidade Curricular Boas Práticas na Manipulação de Alimentos deve ser trabalhada ANTES das competências específicas do profissional.
Para a unidade Produção e Distribuição da Alimentação Escolar é necessário um ambiente específico para a execução de parte de sua carga horária, especificamente a que trata da elaboração das refeições. Isso pode ser feito numa cozinha pedagógica, mas preferencialmente em parceria com escolas da comunidade para que os alunos possam ser inseridos na realidade escolar.
Para o preparo das refeições, sugerimos que o orientador use como base o cardápio utilizado na sua região e assim trabalhe especificidades e sazonalidades.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as unidades curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da unidade curricular Iniciação ao mundo do trabalho na Gastronomia.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Agente de Alimentação Escolar.
Sala de aula convencional.
Cozinha Pedagógica
Referências básicas
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Referências complementares
CASTELLI, Geraldo. Administração Hoteleira. 9ª ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2003
BELLUSCI, Silvia Meirelles. Doenças profissionais ou do trabalho. 11. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
SCALDELAI, Aparecida Valdinéia; OLIVEIRA, Cláudio Antonio Dias de; MILANELI, Eduardo; OLIVEIRA, João Bosco de Castro; BOLOGNESI, Paulo Roberto. Manual prático de saúde e segurança do trabalho. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2010
UNIDADE CURRICULAR: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Referência básica
BEZERRA, Luciane Pereira. Alimentos seguros: higiene e controles em cozinhas e ambientes de manipulação. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
Referências complementares
BEZERRA, Luciane Pereira; PINHEIRO, Andrea Nunes; SILVA, Gleucia Carvalho. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro Ed. Senac São Paulo, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Gerenciamento dos Insumos da Alimentação Escolar
Referência Básica
Caderno de Legislação PNAE - Disponível em http://www.cecanesc.ufsc.br/Arquivos/Caderno_de_legislacao_PNAE_CECANE-SC__2011.pdf
Referências Complementares
Resolução /CD/FNDE o nº 38 de 16 de julho de 2009. Disponível em www.fnde.gov.br/index.php/leg-res-2009
Portal da Educação Santa Catarina ¿ Alimentação Escolar. Disponível em http://www.sed.sc.gov.br/educadores/alimentacao-escolar
UNIDADE CURRICULAR: Produção e Distribuição da Alimentação Escolar
Referências básicas
LOPEZ, Adriana; MOTA, Carlos Guilherme. Sou Merendeira: Rotinas Profissionais do Agente de Alimentação Escolar. São Paulo: Ed. Senac, 2012.
Referências complementares
ZUANETTi, Rose. O Mundo da Cozinha: Perfil Profissional, Técnicas de Trabalho e Mercado. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2001.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Nutrição, Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Graduados nas áreas de Nutrição, Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo, Hotelaria e Administração preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Técnicos de Nível Médio nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Profissionais atuantes nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres nas áreas de Nutrição, Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Graduados nas áreas de Nutrição, Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo, Hotelaria e Administração preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Técnicos de Nível Médio nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Profissionais atuantes nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos.