Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Ensino médio completo e/ou estudantes da área da saúde
Requisito/Conhecimento específico: não há.
O curso de aperfeiçoamento tem como objetivo atualizar os profissionais no primeiro atendimento à vítima de trauma, garantindo a sobrevida e minimizando danos secundários.
É destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, bombeiros civis e militares, condutores de emergência e demais profissionais que atuam na área de atendimento pré-hospitalar e interessados no tema.
O trauma tornou-se, nos últimos anos, um dos maiores problemas de saúde pública. Nos casos de acidentes de trânsito (AT), milhares de vidas são comprometidas a cada ano, sendo necessários constante discussão, planejamento da prevenção e tratamento destas vítimas.
A avaliação é a base do tratamento de um doente. Para o doente traumatizado a avaliação é o fundamento no qual todas as decisões de tratamento são baseadas. A identificação e o tratamento rápido das condições que colocam a vida em risco são essenciais para esses pacientes pois, mais de 90% dos doentes traumatizados apresentam lesões que podem ser tratadas na avaliação primária.