Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem concluída.
O especialista técnico em UTI presta assistência de enfermagem ao cliente crítico adulto e adolescente nos diferentes graus de complexidade e em situações de urgência e emergência, utilizando recursos tecnológicos e terapêuticos avançados, protocolos nacionais e internacionais de assistência ao cliente crítico e as melhores práticas baseadas em evidências. Esse profissional atua na recuperação e reabilitação dos processos de saúde-doença do cliente em UTIs, promovendo assistência humanizada, integral, sistematizada, segura e respeitando as necessidades humanas básicas e espirituais do cliente, da família e do responsável legal. Integra a equipe interdisciplinar e multidisciplinar da UTI e exerce suas atividades sob a supervisão do enfermeiro, participando de programas de qualidade e desempenho assistencial, visando a promover e a prevenir eventos adversos, conforme as normas nacionais e internacionais de segurança do paciente.
O especialista técnico em UTI atua em unidades de terapia intensiva, semi-intensiva, em hospitais gerais ou especializados, de gestão pública, filantrópica ou privada.
O especialista técnico em UTI formado pelo Senac tem como pilares de sua atuação profissional a humanização na assistência em saúde, a segurança do paciente e a postura profissional, sendo comprometido com a produção do cuidado intensivo nos diferentes contextos sociais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, da família e da coletividade.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é cuidar, e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei do Exercício Profissional na Enfermagem ¿ Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, e atende às resoluções pertinentes em vigor.
A seguir, estão as competências que compõem o perfil do Especialista Técnico em Unidade de Terapia Intensiva:
- Executar assistência de enfermagem sistematizada ao cliente em estado crítico.
- Prestar assistência de enfermagem a clientes críticos em situações de urgência e emergência.
- Participar de programas de qualidade da assistência nas Unidades de Terapia Intensiva.