Idade mínima: 15 anos
Escolaridade: Cursando o Ensino Médio
Escolaridade EJA: Cursando o Ensino Médio
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados.
O Técnico em Recursos Humanos é o profissional que atua em organizações de pequeno, médio ou grande porte, públicas, privadas ou do terceiro setor nas áreas responsáveis pela administração de pessoal e gestão de recursos humanos. É contratado como prestador de serviços ou empregado e trabalha com equipes multidisciplinares, interagindo com profissionais de diversos setores da organização.
Esse profissional executa atividades de apoio a processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho e ambiente organizacional. Realiza ainda atividades referentes ao sistema de informações de pessoal, auxiliando no cálculo de folha de pagamento, no controle de benefícios e procedimentos para admissão, movimentação e demissão de empregados, atuando em conformidade com a legislação vigente.
O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é ¿gerir¿, e pertence ao segmento Gestão.
A área de Recursos Humanos, apesar de recente, tem se desenvolvido rapidamente, ganhando força e espaço nas organizações. O que antes, no início do século XX, se limitava apenas à relação empregador versus empregado, agrega atualmente uma série de desafios e responsabilidades que vão além dos aspectos burocráticos da administração de pessoal. Tal demanda ocorre em meio a constantes mudanças no cenário econômico e social que impactam um mundo do trabalho delineado por uma conjuntura com profundas e intensas mudanças nas relações sociais, econômicas e profissionais.
As relações de trabalho na atualidade denotam a necessidade de profissionais mais dinâmicos, atualizados e polivalentes, capazes de satisfazer as necessidades do mundo produtivo e, ao mesmo tempo, buscando, além da remuneração, o reconhecimento de sua atuação profissional. Nesse contexto, o ambiente corporativo trilha em direção à valorização das pessoas, ampliando o foco para além de tecnologias e inovações.
Diante desse cenário, as organizações não necessitam apenas captar pessoas, mas desenvolvê-las e mantê-las em seu quadro, visto que o número de profissionais qualificados e disponíveis para o mercado de trabalho ainda é pequeno diante da grande demanda existente. Nessa perspectiva, cabe à área de Recursos Humanos o desafio de elaborar estratégias para retenção de profissionais diferenciados, manutenção de sua permanência e implementação de um ambiente organizacional no qual possam produzir com satisfação e efetividade. Sendo assim, o técnico em Recursos Humanos desempenha papel fundamental na gestão de pessoas, pois participa das decisões sobre o fluxo dos processos da área e executa atividades que objetivam possibilitar boas condições de trabalho aos empregados, impactando diretamente as relações humanas e sociais envolvidas na dinâmica corporativa, que acabam por refletir na vida social dos indivíduos.