Idade mínima: 15 anos.
Escolaridade: cursando o Ensino Médio.
Escolaridade EJA: cursando o Ensino Médio.
Requisito/conhecimento específico: editores de texto, planilhas eletrônicas, sistema operacional básico e manipulação de arquivos no Windows Explorer ou no Linux.
Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: implantar níveis de segurança em servidores da plataforma Linux.
É destinado a alunos e profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) que buscam ampliar seus conhecimentos na segurança de servidores que utilizam o sistema operacional Linux.
Observa-se um número crescente de invasões em servidores de ambientes corporativos, causando o vazamento de informações sigilosas ou ainda protegidas por legislação própria. Quando uma empresa tem recurso de armazenamento por meio de servidores alocados em sua infraestrutura interna ou externa, deve-se atentar para que os recursos disponibilizados não se tornem vulneráveis.
De acordo com o TecMundo, atualmente cerca de 22% dos servidores nacionais em ambiente corporativo rodam em plataforma Linux. Para que esse ambiente fique cada vez mais protegido e os riscos de invasão, por causa das vulnerabilidades básicas apresentadas em Linux ou de configurações realizadas de modo inadequado, diminuam, as empresas buscam profissionais que tenham competência para atuar na área de segurança de servidores e que utilizem o sistema operacional Linux para suportar tal infraestrutura, justificando, assim, a oferta deste curso.