Escolaridade: Ensino Médio completo
Idade mínima: 18 anos
Requisito/conhecimento específico: ter cursado ou estar cursando ensino técnico ou superior na área de Análises Clínicas, Enfermagem, Hemoterapia ou Farmácia.
Este curso objetiva subsidiar os participantes para a interpretação de exames laboratoriais, correlacionando resultados com o quadro clínico do paciente e patologias associadas, conforme os padrões de referência do controle de qualidade para cada tipo de exame.
É destinado a estudantes e profissionais que atuam na área de análises clínicas e/ou hemoterapia, hemodiálise, hemocentros, laboratórios de análises, profissionais auxiliares e/ou técnicos de análises clínicas, farmacêuticos, biólogos, bioquímicos e biomédicos.
A interpretação de exames laboratoriais é uma atividade de grande importância no exercício clínico, uma vez que é comum a conclusão diagnóstica após a leitura e a correta interpretação de exames laboratoriais. Segundo Chipa e Freitas (2013), o exercício clínico de décadas atrás era baseado na anamnese do paciente, envolvendo todo um histórico da situação do paciente naquele momento, hoje, contudo, os exames laboratoriais ocupam um papel de destaque. Assim, a correta interpretação dos exames laboratoriais, que até então servia somente para confirmação de um diagnóstico, tornou-se o meio principal para encontrar hipóteses de diagnóstico. Dessa forma, na maneira que está disposta atualmente a prática médica, a correta interpretação de exames laboratoriais pelo farmacêutico, biólogo, bioquímico ou biomédico e de seus técnicos é de suma importância para correlacionar os resultados com o estado clínico informado, repetindo testes duvidosos, até mesmo para um controle de qualidade mais efetivo.
O curso Interpretação de exames laboratoriais tem o desafio de aperfeiçoar os profissionais que já atuam na área de análises clínicas no que tange a conhecimentos e habilidades inerentes à área. Este curso está inserido no itinerário formativo do eixo da saúde, de forma a possibilitar que profissionais previamente qualificados aperfeiçoem seus conhecimentos conforme as tendências e os desafios apresentados pelo mercado de trabalho.