REQUISITOS DE ACESSO
Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Módulo I
Idade Mínima: 17 anos completos no ato da matrícula (observar, no ato da matrícula, a data de nascimento garantindo que o aluno complete 18 anos antes do início das aulas do módulo II, conforme calendário da Unidade do Senac/SC.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter atendido o requisito ou completado as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química.
Módulo II
Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter atendido o requisito ou completado as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química.
Módulo III
Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter atendido o requisito ou completado as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Química.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O Técnico em Estética é o profissional do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, que atua no embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da face e do corpo, avaliando, indicando e aplicando procedimentos de estética corporal, facial e epilação. Utiliza produtos cosméticos e equipamentos, de acordo com as normas de higiene e biossegurança vigentes, orienta indivíduos e grupos sobre aspectos preventivos em relação à estética da face e do corpo, bem como na perspectiva da atenção integral à saúde, trabalhando com comprometimento, organização e respeito aos limites de atuação profissional.
Este profissional atua de forma empreendedora, gerenciando suas atividades e aplicando estratégias de marketing pessoal, serviços e produtos, com o objetivo de aumentar a produtividade e obter resultados que levem ao sucesso profissional. O Técnico em Estética desempenha suas atividades como prestador de serviços, autônomo ou empregado em clínicas de estética, dermatológicas e de cirurgia plástica, consultórios médicos, salões de beleza, hotéis, indústrias cosméticas, cruzeiros marítimos, academias, SPA`s, integrando equipes multiprofissionais ou ainda com atendimento a domicílio.
MATERIAL DO ALUNO
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 03 Toalhas de rosto brancas
b) 03 Toalhas de mão
c) 02 Lençóis de solteiro
d) 02 Faixas atoalhadas de tecido
e) 01 Godê
f) 01 Cubeta P
g) 01 Cubeta M
h) 01 Cubeta G
i) 02 Espátulas de plástico
j) 01 Fita métrica
k) 01 Óculos de proteção
l) 01 Pinça autoclavável
m) 01 Borrifador
n) 01 Cureta alça dupla
o) 01 Cureta argola
p) 01 caixa de luvas descartáveis
q) 01 caixa de máscaras faciais descartáveis
r) 01 pacote de touca descartável
s) 01 jaleco de manga longa
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens de a até d, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ESTÉTICA, Eixo Tecnológico AMBIENTE E SAÚDE, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/96, de 20/12/1996, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, no Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05/10/1999 e Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 01/05, de 03/02/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 03/07/2008, na Resolução CEE/SC nº 054/2005, de 20/09/2005, na Lei nº 12.592, de 18/01/2012, Lei nº 8.069, de 13/07/90, no Parecer CNE/CEB nº 11/2008, de 12/06/2008, na Resolução CNE/CEB nº 3, de 09/07/2008 e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias a serem empregadas devem ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, para assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e autodesenvolvimento.
Algumas Unidades Curriculares deverão ser trabalhadas simultaneamente ou em sequência, em virtude das especificidades inerentes ao curso:
1- No Módulo I, sugere-se que as Unidades Curriculares sejam desenvolvidas concomitantes. Recomendamos que a Unidade Curricular Fundamentos Anatomo-fisiopatológico e Nutricionais em Estética seja desenvolvida 50% da carga horária antes de iniciar a Unidade Curricular Procedimentos de Primeiros Socorros. Ainda, a Unidade Curricular Biossegurança em Saúde seja desenvolvida antes da Unidade Curricular Processo de Trabalho em Epilação, visto a grande relevância dos princípios de biossegurança em Saúde nos processos em Epilação.
Na Unidade Curricular Fundamentos Anatomo-fisiopatológico e Nutricionais em Estética, a competência prevê que no processo de ensino e aprendizagem o aluno elabore um portfólio dos sistemas do corpo humano e suas patologias, conforme modelo de Plano de Ensino e Aprendizagem.
O objetivo é que o portfólio seja um dossiê de aprendizagem dessa Unidade Curricular e que ainda sirva como referência de pesquisa durante todo o curso, consultando-o principalmente durante as atividades práticas de atendimento ao cliente. Não é um `lugar` para se colocar tudo o que se fez durante o processo de aprendizagem como se fosse um repositório, e sim serve para organizar o que se aprendeu e dar conta de como se aprendeu.
Na Unidade Curricular Procedimentos de Primeiros Socorros, recomendamos que seja trabalhado 50% da carga horária em atividades de simulação no Laboratório, com estudos de caso que os alunos possam vivenciar o mais real possível as situações de intercorrências. Para essa competência sugerimos a utilização de vídeos da Editora Senac, bem como, vídeos de simulações ou situações reais educativas disponíveis na Internet.
Na Unidade Curricular Biossegurança em Saúde, indicamos que a competência seja desenvolvida no mínimo 30% da carga horária com práticas no Laboratório de Estética.
Na Unidade Curricular Fundamentos de Cosmetologia Aplicada à Estética, sugerimos que os alunos possam simular a realização de combinações cosméticas, a partir da indicação de cada tratamento estético. Ainda, os alunos deverão ter acesso a produtos de linha profissional e de diferentes marcas.
Para o desenvolvimento da Competência Processo de Trabalho em Epilação, serão necessários modelos para os procedimentos, para isso, cada colega que tiver disponibilidade poderá contribuir com o procedimento.
2 - No Módulo II, todas as Unidades Curriculares podem ser desenvolvidas de forma concomitante, desde que respeite os pré-requisitos. Indica-se, ainda, que a Unidade Curricular Prática Profissional em Epilação seja trabalhada logo no início do Módulo.
No desenvolvimento das Unidades Curriculares Recursos Estéticos Corporais I e Recursos Estéticos Faciais I os alunos deverão desenvolver todas as habilidades propostas em cada competência entre os colegas.
3 - No Módulo III, as Unidades Curriculares Prática Profissional em Estética Corporal I e Facial I são competências onde os alunos irão praticar no ambiente controlado pelo Senac, com atendimento aos clientes externos, com horário agendado, aprimorando todas as habilidades desenvolvidas no processo teórico-prático de sala de aula. Salientamos que durante o atendimento realizado pelo aluno, o orientador deverá acompanhar diretamente o processo e intervindo quando necessário.
Na Unidade Curricular Recursos Estéticos Corporais II, no conhecimento de Microgalvanopuntura, indicamos que cada Unidade que estiver operacionalizando o curso, cumpra as legislações municipais.
4 ¿ No Módulo IV, nas Unidades Curriculares de Prática Profissional em Estética Corporal II e Facial II será o momento em que o aluno irá atender o cliente externo, propondo tratamentos estéticos conforme a necessidades de cada cliente. Sugerimos que 10 aulas da carga horária sejam destinadas para orientação dos alunos no acompanhamento do estudo de caso definido na Unidade Curricular de Desenvolvimento de Projeto em Estética.
A Unidade Curricular Desenvolvimento de Projeto em Estética prevê o desenvolvimento das etapas de um projeto que será considerado como uma das avaliações finais do curso. A estrutura desta proposta se encontra na competência desta unidade curricular. Sugerimos que as propostas tenham como objetivo propor melhorias nas condições de estética facial ou corporal de um cliente atendido nas Unidades Curriculares de Prática Profissional em Estética Corporal II e Facial II.
Para o desenvolvimento da competência, deve haver um acordo, com um planejamento participativo, que organize as aulas do módulo de forma concomitante, principalmente as Unidades Curriculares de Prática Profissional em Estética Corporal e Facial II, para a possibilidade de atendimento e acompanhamento do cliente definido para o estudo de caso. Ou seja, enquanto o aluno realiza a prática necessária, deve estar já registrando os procedimentos adotados que irão compor o seu projeto integrador do curso.
Caso algum aluno ou dupla tenha problemas com falta de estudos de caso ou outros, pode em casos excepcionais realizar trabalhos de levantamento de dados, pesquisas bibliográficas, geográficas, ou outras, desde que contribuam diretamente para melhorias nas atividades do técnico em estética. Salientamos ainda, a importância dos estudos de caso e projetos complementares sobre questões sociais e ambientais relacionadas às temáticas estudadas.
Com relação à ficha de anamnese do cliente, salientamos a necessidade de ser preenchida na sua totalidade, bem como, assinada pelo cliente ao término do procedimento, pois esta ação nos respalda de futuros problemas jurídicos.
Para registro dos procedimentos aplicados durante as práticas profissionais, deve-se utilizar os formulários próprios disponibilizados na intranet.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular do plano.
Esta cooperação entre os orientadores possibilitará que o aluno desenvolva durante a competência práticas reais e/ou simuladas de sua futura atividade profissionais nas competências mais gerais do curso como Iniciação ao Mundo do Trabalho, Fundamentos em Saúde, Procedimentos de Primeiros Socorros, comunicação e redação para o trabalho.
Com base no plano de ensino e aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o curso técnico e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ESTÉTICA, Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências desenvolvidas, das competências em desenvolvimento e das competências não desenvolvidas.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a Organização Curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o diploma da habilitação profissional após a apresentação da documentação comprobatória de aprovação do Ensino Médio.
ANEXO I
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Laboratório de Estética, composto por:
1 - Sala de esterilização e expurgo (exigência da ANVISA), contendo:
01 Bancada com pia de inox
01 Dispenser para álcool gel
01 Dispenser para sabão líquido
01 Dispenser para papel toalha
01 Autoclave
01 Seladora
01 Microondas
01 Descarpack
01 Lixeira grande com tampa
2 - Sala de atendimento, contendo:
Ar condicionado
Mesa para orientador
Cadeira para orientador
Data show
06 armários para guardar os equipamentos
02 armários para guardar cosméticos
02 armários para materiais de consumo
05 armários guarda volumes com 5 portas
01 pia para higienização de mãos
01 dispenser para sabonete líquido
01 dispenser para alcool gel
01 dispenser para papel toalha
03 macas portáteis
13 macas
Divisórias entre as macas
13 escadas de dois degraus
13 mochos Giratórios
13 carrinhos auxiliares
13 lixeiras com tampa e pedal
01 lixeira grande com tampa
3 - Equipamentos:
05 adipômetros
02 aparelhos conjugado facial 5x1
03 aparelho conjugados faciais 6x1
01 aparelho de altafrequencia
01 aparelho de radiofrequência
02 aparelhos de eletrolipoforese
01 aparelho de termoterapia
10 aparelhos de vapor de ozônio
03 aparelhos de endermoterapia
13 aparelhos para depilação roll-on
13 apoios para os pés
01 aparelho de som
01 balança antropométrica
03 bandejas grandes para algodão
03 bandejas médias para algodão
04 borrifadores
01 caneta diamantada para peeling e/ou peeling de cristal
01 conjunto de mapas didáticos
04 cubetas grandes
02 equipamentos de corrente russa
03 equipamentos de ultrassom 3mhz compacto
04 espátulas
01 espelho de corpo inteiro
10 espelhos de mão
01 esqueleto anatômico humano
13 lupas compactas com haste móvel e base fixa
02 lupas de pala com iluminação
13 mantas térmicas
02 mantas de alumínio corporal
01 máquina fotográfica digital
05 medidores de água e alginato
13 panelas pequenas para cera
02 panelas médias para cera
01 tesoura
4 - Materiais de consumo:
1000 adesivos para eletrodos facial conjugado 5x1
56 litros de álcool 70%
3 litros de álcool gel
48 litros de álcool umectante
2 kg de algodão
90 un de atadura gessada branca com 15cm de largura
180 un de atadura gessada branca com 7cm de largura
200 calcinhas descartáveis
01 colas para depilação artística com 10gr
3000 espátulas descartáveis
124 pacotes de gaze hidrófila com 500 unidades
02 kits com moldes depilatórios artísticos, moldes de desenhos, glitter, tintas comestíveis, strass e cola com glitter
2500m de papel filme de PVC
100 caixas de lenço descartável
90 pacotes de lenço umedecido
70 rolos de lençol de papel 50mx70cm
3500 lençóis de TNT
80 caixas de luvas descartáveis
24 caixas de máscaras descartáveis
50 folhas plásticas para depilação a frio
30 refil para panela de depilação
620 pacotes de papel toalha com 200 unidades
1950 papel para depilação 10x25cm
120 pinças depilatórias descartáveis
01 pomada para assadura
140 pacotes de retângulos de algodão
5 litros de sabonete líquido
5 - Cosméticos:
90 un de cera roll on com 100gr cada
180 kg de cera de mel
7,5 kg de cera em barra
200 gr de cera fria
3,25 kg de gel pós- depilatório
1 litro de óleo pós-depilatório
3,2 litros de emulsão de limpeza facial
3,2 litros de espuma de limpeza facial
1,2 kg de bloqueador solar facial FPS 40
1 kg de creme para massagem facial
560 gr de bálsamo para massagem facial
750 gr de creme revitalizante facial de acerola
750 gr de creme revitalizante facial com DMAE
1 litro de protetor solar em fluido
1,75 kg de gel creme esfoliante facial
2,04 kg de protetor solar facial em gel creme
1 litro de gel de alfa-hidroxiacidos facial
5 kg de gel demaquilante e limpeza facial
2 kg de gomagem facial
3 litros de leite de limpeza facial
7 litros de loção facial de trietanolamina com alface
6 litros de loção facial de trietanolamina
3,2 litros de loção demaquilante facial
2 litros de loção desincrustante facial
2,48 litros de loção spray facial FPS 21
360 ml de loção secativa facial tonalizante
3,5 litros de loção tônica adstringente facial
8 litros de loção tônica calmante facial
3 litros de loção tônica hidratante facial
2,5 kg de máscara facial calmante em creme
4,5 kg de máscara facial calmante em gel
1,75 kg de máscara facial de argila em gel
3,5 kg de argila em pó branca
5 kg de argila em pó verde
4 kg de argila em pó amarela
1,4 kg de máscara facial em pó tensora
1,3 kg de máscara hidroplástica tensora
840 gr de máscara facial com oligoelementos
960 gr de máscara facial de fango
1 kg de máscara facial de café
1,5 kg de máscara facial nutritiva
2,8 kg de máscara facial oclusiva em pó
1,25 kg de máscara facial de bambu pré-peeling
1,5 kg de máscara facial revitalizante
1,75 kg de máscara facial secativa em gel
2,1 kg de mousse esfoliante facial
3 kg de peeling com esfoliante físico
3 kg de sabonete facial com ácido glicólico
6,5 litros de sabonete facial liquido
600 ml de serum facial lipossomado
660 ml de solução facial eletrolítica adstringente
1,5 litros de solução facial eletrolítica antioxidante
1,2 litros de solução facial eletrolítica clareadora
900 ml de solução eletrolítica de vitamina C
320 ml de solução facial eletrolítica firmante
1,2 litros de solução eletrolítica hidratante
2,4 litros de solução eletrolítica rejuvenescedora
720 ml de solução facial pré-peeling
600 gr de ácido glicólico 10% em gel
1,2 litros de ácido mandélico
4 litros de água oxigenada 30 volumes
100 un de atadura de crepom com 15cm de largura
100 un de atadura de crepom com 20cm de largura
5 kg de creme de massagem corporal redutor
2 kg de creme de massagem corporal com combinação de ervas
4 kg de creme neutro para massagem corporal
4 kg de creme para massagem corporal com aroma
3 kg de creme para massagem corporal com cafeína
2 kg de creme para massagem corporal com fosfatidilcolina
3 kg de creme para massagem corporal com ginkgo biloba
6 kg de creme de massagem corporal lipotérmico
3 kg de creme hidratante corporal
3 kg de esfoliante
1 kg de esfoliante de café
1,5 kg de esfoliante com ervas
3 litros de fluido térmico
2 kg de gel termo redutor com ervas
4,5 kg de gel condutor neutro
2 kg de gel condutor para ultrassom com lipofosfatidilcolina
3 kg de gel condutor para ultrassom com ativos
2 kg de gel condutor para ultrassom com algas marinhas
3 kg de gel crioterápico estético
4,5 kg de gel esfoliante corporal
1,5 kg de gel crioterápico com pholiamagra
3 litros de loção hidratante corporal
1,5 kg de máscara de ácido glicólico a 10%
2 kg de máscara corporal tensora
5 kg de máscara corporal de parafina
6 litros de óleo corporal para massagem
10 kg de óxido de alumínio
225 gr de pasta normalizadora pós peeling
10 kits para peeling enzimático
400 ml de peeling salicílico
1,8 kg de pó descolorante
5 litros de sal térmico liquido
2 kg de sal térmico em pó com ativos
2 kg de sal térmico em pó
2 litros de solução crioterápica
2 litros de solução crioterápica com ativos
1 litro de solução eletrolítica com Dmae
4 kg de talco
1 litro de solução eletrolítica redutora
10 ml de óleo essencial lavanda
10 ml de óleo essencial laranja (doce ou amarga)
10 ml de óleo Essencial de Tea tree/Melaleuca
200 ml de óleo vegetal (semente de uva, girassol ou rosa mosqueta)
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
LACRIMANTI, Lígia Marini. Curso didático de estética. São Paulo: Yendis, 2009. Volume I e II.
Obs.: Os livros listados acima deverão ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao Mundo do Trabalho
Referências Básicas
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 2. ed., rev. São Paulo: Senac, 2009.
Referências Complementares
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos em Saúde
Referência Básica
CANHOTO, Américo Marques. Saúde ou Doença: A escolha é sua. São Paulo: Petit, 2006.
Referências Complementares
HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde e Doença. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos Anátomo-Fisiopatológicos e Nutricionais em Estética
Referências Básicas
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. Rio de Janeiro: Ed. Senac. 2010.
PUJOL, Ana Paula. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.
Referência Complementar
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da Gestação ao Envelhecimento. Ed Rubio, 2008.
UNIDADE CURRICULAR: Procedimentos de Primeiros Socorros
Referência Básica
BARTMANN, Mercilda; BRUNO, Paulo; SILVEIRA, José Márcio da Silva. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2008.
Referência Complementar
DRAUZIO, Varela. Primeiros Socorros: um guia prático. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Biossegurança em Saúde
Referência Básica
RAMOS, Janine Maria Pereira. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo (SP): Atheneu, 2009.
Referência Complementar
HIRATA, Mario Hiroyuki, MANCINI, Jorge. Manual de Biossegurança. 2.ed. São Paulo: Manole, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos de Cosmetologia Aplicada à Estética
Referências Básicas
BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em Dermatologia: uso e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.
LEONARDI, Gislaine Ricci. Cosmetologia Aplicada. 2.ed. São Paulo:Santa Isabel, 2008.
Referência Complementar
CORAZZA, Sônia. Aromacologia: uma ciência de muitos cheiros. 3.ed. São Paulo: Senac, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Processo de Trabalho em Epilação
Referência Básica
FEIJÓ, Atenéia. Depilação: o profissional, a técnica e o mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac, 2007.
Referência Complementar
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. Rio de Janeiro: Ed. Senac. 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Promoção da Saúde e Segurança no Trabalho
Referências Básicas
MELO, Enirtes Caetano Prates; COSTA, Ana Lucia Jezuino da; BRUNO, Paulo (Org.). Saúde e prevenção de doenças. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
RAMOS, Janine Maria Pereira. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo (SP): Atheneu, 2009.
Referência Complementar
HIRATA, Mario Hiroyuki, MANCINI, Jorge. Manual de Biossegurança. 2.ed. São Paulo: Manole, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Prática Profissional em Epilação
Referência Básica
FEIJÓ, Atenéia. Depilação: o profissional, a técnica e o mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2007.
Referência Complementar
FATTINI, Dangelo. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2002.
UNIDADE CURRICULAR: Recursos Estéticos Corporais I
Referências Básicas
LEDUC, Albert; LEDUC, Oliver. Drenagem linfática: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Manole, 2008.
PEREIRA, Franklin. Eletroterapia sem mistérios: aplicações em estética facial e corporal.Rio de Janeiro : Rubio, 2007.
Referências Complementares
AGNES, Jones Eduardo. Eu sei eletroterapia. 2. Ed. Santa Maria: Pallotti, 2011.
LEONARDI, Gislaine Ricci; CHORILLI, Marlus. Celulite: prevenção e tratamento. São Paulo: LMC- Pharmabooks, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Prática Profissional em Estética Corporal I
Referências Básicas
BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em Dermatologia: uso e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.
LEDUC, Albert; LEDUC, Oliver. Drenagem linfática: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Manole, 2008.
Referências Complementares
LEONARDI, Gislaine Ricci; CHORILLI, Marlus. Celulite: prevenção e tratamento. São Paulo: LMC- Pharmabooks, 2010.
VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da Gestação ao Envelhecimento. Ed Rubio, 2008.
UNIDADE CURRICULAR: Recursos Estéticos Faciais I
Referências Básicas
DAL GOBBO, Priscila. Estética facial essencial: orientação para o profissional de estética. Sâo Paulo: Atheneu, 2010.
PIMENTEL, Arthur dos Santos. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo-a-passo do tratamento estético. São Paulo: LPM, 2008.
Referência Complementar
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SERRA, Andréa; CEZIMBRA, Marcia. Guia de beleza e juventude: a arte de se cuidar e de elevar a autoestima. 2.ed. Rio de Janeiro: Senac, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Prática Profissional em Estética Facial I
Referências Básicas
DAL GOBBO, Priscila. Estética facial essencial: orientação para o profissional de estética. Sâo Paulo: Atheneu, 2010.
LACRIMANTI, Lígia Marini. Curso didático de estética. São Paulo: Yendis, 2009. Volume I e II.
Referência Complementar
PIMENTEL, Arthur dos Santos. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo-a-passo do tratamento estético. São Paulo: LPM, 2008.
UNIDADE CURRICULAR: Comunicação e Redação para o Trabalho
Referência Básica
ALVES, Clair. A arte de falar bem. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
Referência Complementar
KOTLER, Philip. Marketing Estratégico para a área da saúde: a construção de um sistema de saúde voltado ao cliente. Porto Alegre: Artmed, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Recursos Estéticos Corporais II
Referências Básicas
LACRIMANTI, Lígia Marini. Curso didático de estética. São Paulo: Yendis, 2009. Volume I e II.
MAUAD, Raul; PITANGUY, Ivo. Estética e cirurgia plástica: tratamento no pré-operatório. São Paulo: Ed. SENAC. 2008.
Referência Complementar
BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em Dermatologia: uso e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Prática Profissional em Estética Corporal II
Referências Básicas
LACRIMANTI, Lígia Marini. Curso didático de estética. São Paulo: Yendis, 2009. Volume I e II.
MAUAD, Raul; PITANGUY, Ivo. Estética e cirurgia plástica: tratamento no pré-operatório. São Paulo: Ed. SENAC. 2008.
Referência Complementar
BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em Dermatologia: uso e aplicações. São Paulo: Roca, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Recursos Estéticos Faciais II
Referências Básicas
DAL GOBBO, Priscila. Estética facial essencial: orientação para o profissional de estética. Sâo Paulo: Atheneu, 2010.
BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2010.
Referência Complementar
LACRIMANTI, Lígia Marini. Curso didático de estética. São Paulo: Yendis, 2009. Volume I e II.
UNIDADE CURRICULAR: Prática Profissional em Estética Facial II
Referências Básicas
DAL GOBBO, Priscila. Estética facial essencial: orientação para o profissional de estética. Sâo Paulo: Atheneu, 2010.
BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2.ed. São Paulo: Phorte, 2010.
Referência Complementar
LACRIMANTI, Lígia Marini. Curso didático de estética. São Paulo: Yendis, 2009. Volume I e II.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Gerenciamento de Pequenos Negócios
Referência Básica
KOTLER, Philip. Marketing Estratégico para a área da saúde: a construção de um sistema de saúde voltado ao cliente. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Referência Complementar
MINADEO, Roberto. Marketing para serviços de saúde: um guia indispensável para gestores da áreas médicas. Rio de janeiro: Elsevier, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Desenvolvimento de Projeto em Estética
Referência Básica
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência Complementar
CRESWELL, John. Projeto de Pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre:Bookman, 2010.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Graduados/Especialistas/Mestres em Fisioterapia, Farmácia, Naturologia, Tecnologia em Cosmetologia para ministrar as Unidades Curriculares específicas do Técnico em Estética com, no mínimo, dois anos de experiência na prática profissional.
¿ Graduados em Enfermagem; Educação Física; Nutrição; Administração; Gestão; Psicologia; Letras; para atuar nas competências gerais contidas no Plano de Curso, com, no mínimo, dois anos de experiência na prática profissional.
¿ Técnicos de Nível Médio em Estética para ministrar as Unidades Curriculares específicas do Técnico em Estética com, no mínimo, dois anos de experiência na prática profissional.