Para matrícula no curso o candidato deverá apresentar:
- Idade mínima: 15 anos completos no ato da matrícula.
- Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto, ou seja, completo até o 5º ano (ou 4º série).
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá estar cursando ou completado as disciplinas Português e Matemática.
Profissional do Eixo Tecnológico Informação e Comunicação, que realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e softwares aplicativos, atuando com pró-atividade e responsabilidade. Atua em empresas especializadas em manutenção e suporte de computadores ou em empresas de diversos segmentos que utilizem Tecnologias da Informação como suporte em suas operações.
Montagem e Manutenção de Hardware 42h
Instalação de Sistema Operacional Cliente e Aplicativos 42h
Fundamentos de Rede 28h
Suporte a Sistema Operacional Cliente de Rede 28h
Processos de Atendimento e Vendas em Tecnologias da Informação
28h
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
As competências serão desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas que envolvam situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Portanto, procuramos sugerir a forma de execução e metodologias necessárias para a formação do profissional:
Montagem e Manutenção de Hardware: O aluno aprende as principais grandezas da eletricidade, manuseando o multímetro com técnicas para medição de corrente alternada e corrente continua. Caso hajam procedimentos com soldas, para alunos menores de idade, os procedimentos somente podem ser realizados pelo orientador, sendo permitida somente a observação dos procedimentos e a simulação. Caso tenha algum procedimento considerado perigoso ou com objetos perfuro-cortantes, devem ser observadas as normas de segurança. O aluno tem toda uma base do hardware inicial com células mortas para depois ter um primeiro contato com o hardware funcional com o intuito de garantir a integridade física de ambas as partes.
Instalação de Sistema Operacional Cliente e Aplicativos: é a segunda unidade curricular a ser trabalha e com base na primeira o aluno tem o conhecimento do hardware a fim de descrever as características do sistema operacional a ser instalado, seguindo os princípios da compatibilidade entre hardware e software para poder dar o embasamento necessário sobre sistemas operacionais, aplicativos e utilitários. Podem ser trabalhados sistemas operacionais de código aberto, como também proprietário, assim como os aplicativos de escritório. Podem ser feitas as instalações em máquinas virtuais, visando um melhor aproveitamento e organização dos laboratórios e equipamentos, permitindo inclusive o compartilhamento destes com demais cursos.
Fundamentos de Rede: o objetivo desta unidade curricular é dar ao aluno o conhecimento básico de redes locais, denominadas LAN, e de redes de longa distância, denominadas WAN. Para isso o conhecimento dos modelos OSI e TCP/IP, com todas as suas camadas, é necessário para o perfeito entendimento e funcionamento de uma rede. O esboço da rede deve abranger redes LAN e WAN, de forma a incluir todas as variações possíveis, com suas diversas topologias.
Suporte a Sistema Operacional Cliente de Rede: recomenda-se que as configurações de rede ponto-a-ponto sejam feitas tanto em máquinas reais como em máquinas virtuais. Os testes para compartilhamento de unidades devem ser feitos entre unidades de um mesmo computador e entre computadores diferentes. Reforçar a prática de compartilhamento de periféricos, visando diminuir o investimento com equipamentos, como impressoras e unidades de CD/DVD. Estas configurações e testes devem reproduzir ao máximo o ambiente real, permitindo ao aluno uma experiência próxima do que será encontrado em ambientes produtivos reais.
Processos de Atendimento e Vendas em Tecnologias da Informação: em relação aos conhecimentos de ergonomia, adaptação às mudanças nas formas de trabalho, características de grupos x equipes, cooperação e competição, deve ser executada em concomitância com demais unidades curriculares, permitindo que os alunos, desde o início do curso, possam realizar atividades que os preparem para o mundo do trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Capacitação em Montador e Reparador de Computadores.
Sala de aula convencional.
Laboratório de manutenção, com acesso a Internet, contendo:
Software: Windows desktop, Windows Server, Office, utilitários de anti-vírus, particionamento, clonagem e diagnóstico, Sistemas Operacionais de código aberto.
Microcomputadores de diversos fabricantes: Pentium, AMD, Cirix, Intel, entre outros; com alguns modelos de 32 outros de 64 bits. (2 alunos por equipamento)
10 Monitores usados (CRT e LCD)
2 Multímetro Digital
1 Router/Access Point
3 Hub/Switch
3 Patch Panel
1 Rack para equipamentos de rede
3 Organizador de cabo de 1U
6 Conectores/Terminadores por aluno
2 IDC110
10 Alicate de crimpar
1 caixa de cabo UTP
10 Ferramenta de inserção (punch down)
10 Decapador de cabo
3 Testador de cabo
VASCONCELOS, Laércio. Montagem e Configuração de Micros. 2. ed. Rio de Janeiro: Laércio Vasconcelos Computação LTDA, 2009.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
- Graduados na área de Tecnologias da Informação com experiência comprovada de, no mínimo, um ano.
- Técnico de Nível Médio, com formação específica no curso com experiência comprovada de, no mínimo, um ano.