Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos.
Escolaridade Mínima: Ensino fundamental completo, ou seja, Diploma de Ensino Fundamental.
O Agente de Saúde da Comunidade, profissional do Eixo Ambiente e Saúde, compõe a equipe multiprofissional na Estratégia de Saúde da Família. Atua como elo entre a equipe de saúde e a comunidade, visando a integração entre as equipes de saúde e a população adstrita à unidade básica de saúde, mediando as distintas esferas da organização da vida social, esclarecendo as formas de acesso ao sistema de saúde em conformidade com as diretrizes do SUS e aos serviços de informação e promoção da saúde e ao exercício de cidadania enquanto profissional e sujeito desta comunidade social. Colabora com a equipe na identificação do perfil epidemiológico da área e participa das atividades de planejamento das ações de saúde no âmbito de adstrição da unidade básica de saúde. O profissional realiza o trabalho em equipe, de forma proativa e flexível, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área de saúde, com respeito e responsabilidade, frente à equipe e a comunidade.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Processo de Mobilização Social e o Exercício da Cidadania 70h
Iniciação ao Mundo do Trabalho 35h
Promoção e Monitoramento de Riscos Ambientais e Sanitários 112h
Procedimentos de Primeiros Socorros 28h
Mapeamento Demográfico e Epidemiológico 161h
TOTAL 406h
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
BRASIL. Ministério da saúde. Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde. Brasília, 2009. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf. (Gratuito).
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Para o desenvolvimento das competências do curso propõe-se atividades de estudos presenciais que serão individualizadas e coletivas, visando à simulação de ambientes reais de trabalho, tais como: estudo de caso, dramatização, visita técnica, relato de experiência, atividades práticas, participação em ações comunitárias e demais ações educativas.
Para apoiar esses momentos, serão utilizados vídeos, artigos científicos, notícias, livros, e participação de profissionais e Comunidade, bem como, técnicas didáticas e de dinâmicas de grupo, com vistas a proporcionar aos alunos a troca de experiência, discussão e debates, construção conjunta de novas reflexões, favorecendo, assim, o processo de assimilação ativa.
As aulas teórico-práticas podem ser realizadas em sala de aula, nos espaços de visitas técnicas como ambientes de Unidades de Saúde, domicílios e comunidades e Estratégia de Saúde da Família.
Todas as Unidades Curriculares poderão ser trabalhadas concomitantemente.
O Plano de Ação pode ser desenvolvido em duplas de trabalho, priorizando os problemas de maior relevância e necessidade da comunidade. A aplicação pode ser realizada para os colegas em sala de aula, para alunos da Instituição de Ensino de forma geral e para profissionais de saúde em ambientes de Estratégia Saúde da Família. O plano consiste em propor aos alunos a realização de uma atividade, objetivando a contextualização e a integração das competências do curso.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação, serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE.
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: O Processo de Mobilização Social e o Exercício da Cidadania
Referências básicas
BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenção e tratamento dos agravos resultantes da violência sexual contra mulheres e adolescentes. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/norma_prevencao_atualizada.pdf. (Gratuito).
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual de Legislação em Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/legislacao_deficiencia.pdf. (Gratuito).
SALLES, Alvaro A. Bioética ¿ A Ética da Vida sob Múltiplos Olhares. Rio de Janeiro: Interciência, 2009.
Referências complementares
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia prático do Programa Saúde da Família.Brasilia, 2001. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_psf1.pdf (Gratuito).
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf. (Gratuito).
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ¿ Brasília: Anvisa, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao Mundo do Trabalho
Referências básicas
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2012
Referências complementares
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 3ª ed. São Paulo: FGV, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Promoção e Monitoramento de Riscos Ambientais e Sanitários
Referências básicas
CUNHA, Fátima Terezinha Scarparo; MELLO, Enirtes Caetano Prates Mello. Fundamentos da saúde. Ed. Senac/DN, 2006.
Referências Complementares
FERNANDES, Almesinda Martins de O.; GUIMARÃES, Zileny da Silva. Saúde-doença do trabalhador: um guia para os profissionais. Goiânia: AB, 2007.
TERTULIANO, Gisele C. Redes de Vigilância em saúde: Uma abordagem para ações de imunização. Rio de Janeiro: Vist, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Procedimentos de Primeiros Socorros
Referências Básicas
American Heart Association. Destaques das diretrizes para RCP e ACE, 2010 (gratuito).
VARELLA, Drauzio.; JARDIM, Evandro Carlos. Primeiros Socorros: Um guia prático. 1ª ed. São Paulo: Claro Enigma, 2011.
Referências Complementares
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. Corpo humano: órgãos, sistemas e funcionamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Mapeamento Demográfico e Epidemiológico
Referências Básicas:
BRASIL. Ministério da saúde. Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde. Brasília, 2009. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf. (Gratuito).
BRASIL. Ministério da Saúde. SIAB: Manual do Sistema de Informação de Atenção Básica. Brasília, 2003. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/geral/manual_sistema_de_informacao_de_atencao_basica.pdf. (Gratuito).
Referências Complementares:
Não há.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres nas áreas de Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Administração de Empresas preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
¿ Graduados nas áreas de Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Administração de Empresas preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.