Aperfeiçoar profissionais para auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas, apoiar e executar ações pertinentes ao desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e mapeamento de funções; Além de atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida e à segurança nos ambientes de trabalho.
As relações de trabalho na atualidade denotam a necessidade de profissionais mais dinâmicos, atualizados e polivalentes, capazes de satisfazer as necessidades do mundo produtivo e, ao mesmo tempo, buscando, além da remuneração, o reconhecimento de sua atuação profissional. Nesse contexto, o ambiente corporativo trilha em direção à valorização das pessoas, ampliando o foco para além de tecnologias e inovações.
Diante desse cenário, as organizações não necessitam apenas captar pessoas, mas desenvolvê-las e mantê-las em seu quadro, visto que o número de profissionais qualificados e disponíveis para o mercado de trabalho ainda é pequeno diante da grande demanda existente. Nessa perspectiva, cabe à área de Gestão de Pessoas o desafio de elaborar estratégias para retenção de profissionais diferenciados, manutenção de sua permanência e implementação de um ambiente organizacional no qual possam produzir com satisfação e efetividade.