Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Médio completo
Requisitos/conhecimentos específicos: ter cursado ou estar cursando ensino técnico ou superior na área de Radiodiagnóstico ou Biomedicina
Este curso tem como objetivo desenvolver a competência de realizar exames radiológicos com meios de contraste e é destinado a profissionais e estudantes da área de Radiodiagnóstico ou Biomedicina.
A utilização de meios de contrastes em radiodiagnóstico é uma prática comum para a visualização dos sistemas anatômicos que não sejam visualizados pela técnica radiográfica simples. Os órgãos e as estruturas tornam-se visíveis pela ingestão ou injeção de substâncias chamadas de contrastes, que são opacos à radiação. Mas um fator importante na utilização desses meios de contraste é saber as reações provocadas no paciente e como amenizá-las em caso de reações mais severas. A correta anamnese do paciente, a orientação adequada e a aplicação da técnica radiográfica correta resultarão em uma imagem de qualidade para o diagnóstico e o mínimo de reações provocadas pela utilização do contraste.
Partindo desse princípio, diversos procedimentos devem ser realizados tanto em relação aos pacientes quanto no preparo e no armazenamento dos meios de contraste. Dessa forma, de acordo com a Resolução nº 6, de maio de 2009, do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, que institui e normatiza as atribuições dos Profissionais Tecnólogo e Técnicos em Radiologia, com habilitação em Radiodiagnóstico, no setor de Diagnóstico por Imagem , justifica-se a realização deste curso.