Requisitos de acesso:
Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Habilitação profissional técnica de nível médio em enfermagem concluída.
O profissional técnico de enfermagem especialista em urgência e emergência presta assistência de enfermagem para indivíduos que apresentem situação de urgência e emergência, atuando desde a classificação do risco para encaminhamento do paciente até a assistência aos pacientes estabilizados, junto à equipe multiprofissional, sob a supervisão do enfermeiro. Esse especialista exerce suas atividades em prontos-atendimentos ou prontos-socorros, em hospitais gerais públicos, filantrópicos, privados e em serviços especializados, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-atendimentos privados.
O profissional especializado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é ¿cuidar¿, e pertence ao segmento de Saúde.
No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei do Exercício Profissional da Enfermagem ¿ Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986. A Especialização técnica de enfermagem em urgência e emergência leva em consideração, inclusive, a Portaria nº 1.863, de 29 de setembro de 2003, do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do profissional técnico de enfermagem especialista em urgência e emergência:
Participar da organização das unidades de urgência e emergência.
Realizar atendimentos de enfermagem nos casos clínicos de urgência e emergência.
Prestar assistência de enfermagem aos pacientes estabilizados nas unidades de pronto-atendimento e pronto-socorro.
Documentos exigidos para matrícula:
Documento de identidade.
CPF.
Comprovante de escolaridade.
Comprovante de residência.
O Brasil apresenta uma demanda extensa de atendimentos urgentes e emergentes nas unidades hospitalares, sejam elas públicas ou privadas. Referindo-se aos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2019 foram registrados 2.437.381 procedimentos hospitalares de alta complexidade em clientes que apresentaram caráter de urgência. Ainda de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), os principais problemas de saúde dos indivíduos que procuram atendimento na área de urgência e emergência estão relacionados com as doenças do aparelho circulatório, como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC), além do aumento relativo da violência urbana e dos acidentes de trânsito.
Esses dados confirmam a existência de um mercado de trabalho que exige profissionais habilitados para essa ocupação em hospitais públicos e privados no setor de urgência e emergência. Assim, as exigências de qualificação contínua para o mercado de trabalho e a formação especializada são necessárias, ampliando as possibilidades de atuação e permanência do profissional. A partir desse contexto, a Especialização técnica de enfermagem em urgência e emergência visa a promover a melhoria da qualidade no atendimento às urgências e emergências, com consequente redução da mortalidade e de sequelas, possibilitando os cuidados de saúde e o bem-estar necessários para cada indivíduo.
O Senac oferece o curso de Especialização técnica de enfermagem em urgência e emergência com os seguintes objetivos:
Objetivo geral
Formar profissionais com competência para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
Objetivos específicos
Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa, estimulando o aprimoramento contínuo.
Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.