Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Médio completo.
Escolaridade EJA: não há
Conhecimento e/ou experiência prévia: Conhecimentos de Enfermagem (sendo que a oferta PSG somente para profissionais de Enfermagem).
Este curso tem como objetivo desenvolver a(s) seguinte(s) competência(s): Assistir o usuário de saúde em situações de urgência e emergência intra-hospitalar.
É destinado a profissionais e alunos de Enfermagem, alunos em formação de Enfermagem.
O Brasil apresenta uma demanda extensa de atendimentos urgentes e emergentes nas unidades hospitalares, sejam elas públicas ou privadas. Referindo-se aos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2019 foram registrados 2.437.381 procedimentos hospitalares de alta complexidade em clientes que apresentaram caráter de urgência. Ainda de acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), os principais problemas de saúde dos indivíduos que procuram atendimento na área de urgência e emergência estão relacionados com as doenças do aparelho circulatório, como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC), além do aumento relativo da violência urbana e dos acidentes de trânsito.
Esses dados confirmam a existência de um mercado de trabalho que exige profissionais habilitados para essa ocupação em hospitais públicos e privados no setor de urgência e emergência, para promover a melhoria da qualidade no atendimento às urgências e emergências, com consequente redução da mortalidade e de sequelas, possibilitando os cuidados de saúde e o bem-estar necessários para cada indivíduo.