Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade mínima: 15 anos completos
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo
O Atendente de Nutrição é um profissional do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, que atua com responsabilidade, criatividade e zelo, em todo processo produtivo da dieta, auxiliando no recebimento, armazenamento, preparo e distribuição de refeições aos pacientes, acompanhantes, funcionários e clientes. Desenvolve suas atividades junto ao Serviço de Nutrição e Dietética, em instituições de saúde, casas de longa permanência, clínicas, creches, escolas e restaurantes, com responsabilidade e trabalho em equipe
Processo de Segurança Alimentar e Nutricional 42h
Assistência ao Suporte Básico à Vida 28h
Expressão Verbal e Corporal 21h
Processo de Produção em Unidade de Alimentação e Nutrição 63h
Processo de Dietoterapia nos Serviços Hospitalares 63h
Relacionamento Interpessoal no Ambiente Profissional 21h
Princípios de Biossegurança no Atendimento Nutricional 35h
TOTAL 273h
) Materiais de uso obrigatório do aluno:
01 Jaleco branco para visita Técnica
10 Tocas descartáveis
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens de a até b, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
BORSOI, Maria Ângela. Nutrição e Dietética ¿ Noções Básicas. 13. Ed. São Paulo: Senac São Paulo.
PEREIRA, Luciane; SILVA, Gleucia Carvalho; PINHEIRO, Andréa Nunes. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2009
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Para o desenvolvimento das competências do curso propõe-se atividades de estudos presenciais que serão individualizadas e coletivas, visando à simulação de ambientes reais de Unidade de Alimentação e Nutrição, tais como: estudo de caso, dramatização, visita técnica, relato de experiência, atividades práticas, em laboratório, participação em ações comunitárias e demais ações educativas.
Para apoiar esses momentos, serão utilizadas vídeos, artigos científicos, notícias, livros, e participação de profissionais e Idosos, bem como, técnicas didáticas e de dinâmicas de grupo, com vistas a proporcionar aos alunos a troca de experiência, discussão e debates, construção conjunta de novas reflexões, favorecendo, assim, o processo de assimilação ativa.
As aulas teórico-práticas podem ser realizadas em sala de aula, em parcerias com Serviços de Nutrição e Dietética, em instituições de saúde, casas de longa permanência, clínicas, creches, escolas e restaurantes.
As competências das Unidades Curriculares Processo de Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência ao Suporte Básico à Vida, Expressão Verbal e Corporal, Processo de Produção em Unidade de Alimentação e Nutrição, Processo de Dietoterapia nos Serviços Hospitalares, Relacionamento Interpessoal no Ambiente Profissional e Princípios de Biossegurança no Atendimento Nutricional, podem ser trabalhadas concomitantemente às específicas do profissional, buscando o princípio da contextualização.
A unidade Processo de Segurança Alimentar e Nutricional e Princípios de Biossegurança no Atendimento Nutricional devem ser trabalhada ANTES das competências das unidades Processo de Produção em Unidade de Alimentação e Nutrição e Processo de Dietoterapia nos Serviços Hospitalares. Nas unidades mencionadas, recomendamos que o orientador leve os alunos à uma visita técnica em Serviços de Nutrição e Dietética.
Mais do que utilizar exemplos, estas competências devem ser vivenciadas na simulação do seu futuro ambiente de trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, colocá-lo em discussão com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Atendente de Nutrição
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para viabilização das aulas teórico-práticas é necessário atividades em ambientes com equipamentos e insumos de unidade de alimentação e nutrição, ou, por meio de parcerias com ambientes externos equipados para as atividades práticas. Ainda, serão necessário infraestrutura na Unidade para algumas UCs, conforme anexo 1.
acervo bibliográfico
UNIDADE CURRICULAR: Processo de Segurança Alimentar e Nutricional
Referências básicas
PEREIRA, Luciane; SILVA, Gleucia Carvalho; PINHEIRO, Andréa Nunes. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2009
BORSOI, Maria Ângela. Nutrição e Dietética ¿ Noções Básicas. 13. Ed. São Paulo: Senac São Paulo.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Assistência ao Suporte Básico à Vida
Referências básicas
SENAC. Departamento Nacional. Primeiros socorros: como agir em situações de emergência. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2007.
Referências complementares
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. STARLING. Iriam Gomes. Corpo Humano. Editora Senac Nacional, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Expressão Verbal e Corporal
Referências básicas
COHEN, David; TOMPAKOW, Roland. a linguagem do corpo: o que você precisa saber. Petrópolis, RJ: Vozes. 2011.
SANTOS, William Douglas Resinente dos; CUNHA, Rogério Sanches; SPINA, Ana Lúcia. Como falar bem em público: técnicas para enfrentar com sucesso situações de pressão, palestras, negociações, entrevistas e concursos. 3. ed. rev. e atual. Niterói, RJ: Impetus, 2011.
Referências complementares
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Processo de Produção em Unidade de Alimentação e Nutrição
Referências básicas
PEREIRA, Luciane; SILVA, Gleucia Carvalho; PINHEIRO, Andréa Nunes. Manipulação segura de alimentos. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2009
DAVIES, Carlos Alberto. Alimentos e bebidas. EDUCS, 2010.
FREUND, Francisco Tommy. Alimentos e bebidas: uma visão gerencial. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2007
PACHECO, Aristides de Oliveira. Manual de organização de banquetes. 5. ed. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2010.
FERNANDES, Caloca. Viagem gastronômica através do Brasil. 10. ed. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2012.
FONSECA, Marcelo Traldi. Tecnologias gerenciais de restaurantes. 3. ed. rev. ampl. São Paulo (SP): Ed. Senac São Paulo, 2004.
Referências complementares
SENAC. DN. Chef ¿ Profissional ¿ Instituto Americano de Culinária. 2. Ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
UNIDADE CURRICULAR: Processo de Dietoterapia nos Serviços Hospitalares
Referências básicas
ZORZI, Rafael Luiz de Andrade. STARLING. Iriam Gomes. Corpo Humano. Editora Senac Nacional, 2010.
ISOSAKI, Mitsue. Manual de Dietoterapia & Avaliação Nutricional. Serviço de Nutrição e dietética do Instituto do Coração. São Paulo. Atheneu, 2009.
Referências complementares
SENAC. DN. Chef ¿ Profissional ¿ Instituto Americano de Culinária. 2. Ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.
UNIDADE CURRICULAR: Relacionamento Interpessoal no Ambiente Profissional
Referências básicas
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Biossegurança no Atendimento Nutricional
Referências básicas
MARQUES; Vanilza Silva. VALLE, Denise Pontes. Biossegurança em Unidade Alimentação e Nutrição. Atheneu. 2010.
Referências complementares
Não há
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Enfermagem, Nutrição, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Graduados nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Pedagogia e Letras Psicologia, Pedagogia e Letras preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.