Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos completos
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
Conhecimentos Prévios: Conhecimento em Informática ¿ Nível usuário em Editor de Texto, Planilha Eletrônica, Internet e Apresentação de Slides (Não é obrigatória a comprovação).
O Auxiliar de Pessoal, profissional do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, realiza atividades de administração de pessoal, em todo e qualquer tipo de Organização, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte. Prepara processos de admissão e demissão de funcionários, organiza as diversas informações cadastrais para elaboração da folha de pagamento, 13º salário, férias e rescisão de contrato de trabalho. Realiza cálculos diversos e prepara o recolhimento dos encargos sociais incidentes sobre a folha de pagamento e registra a aquisição e distribuição de benefícios obrigatórios e opcionais. Responsabilidade, organização, relacionamento interpessoal e atenção são atitudes e valores essenciais para o desenvolvimento de suas funções.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 01 Calculadora simples com as operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão e porcentagem)
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente o subitem a, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
PONTELO, Juliana; CRUZ, Lucineide. Gestão de pessoas: manual de rotinas trabalhistas. 2. ed. Brasília (DF): Ed. Senac Distrito Federal, 2008.
GONÇALVES, Gilson. Resumo Prático de Cálculos Trabalhistas ¿ Exemplos e Fórmulas ¿ Coleção Prática Trabalhista. Ed. Juruá.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Auxiliar de Pessoal.
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet e pacote Microsoft Office (Word, Excel, Power Point) ou equivalente.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
UNIDADE CURRICULAR: Promoção do Trabalho em Equipe
Referência Básica
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
Referência Complementar
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional e Pessoal
Referência Básica
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
DURO, Jorge; BONAVITA, José Ricardo. Desperte o empreendedor em você. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Comunicação Verbal e não-Verbal no Ambiente de Trabalho
Referência Básica
BAHIENSE, Raquel. Falar bem para atender melhor. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2011.
Referência Complementar
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 3. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala : a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 56. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
UNIDADE CURRICULAR: Serviços de Apoio Administrativo
Referência Básica
GOMES, Carlos Roberto. Técnicas de Administração. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2010.
Referência Complementar
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2011.
SANTIS, Carlos E. A. de. Assistente administrativo. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Serviços de Apoio Financeiro
Referência Básica
HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2012
Referência Complementar
CASTANHEIRA, Nelson P.; SERENATO, Vergínia S. Matemática financeira e análise financeira: para todos os níveis. 2. ed., rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2011.
MUROLO, Afrânio Carlos; BONETTO, Giácomo Augusto (Autor). Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Serviços de Apoio ao Departamento Pessoal
Referência Básica
IORIO, Cecília Soares. Manual de Administração de pessoal. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
Referência Complementar
OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves. Desvendando o departamento de pessoal. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2010.
OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de descrição de cargos e salários. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Administração, Contabilidade, Economia e Finanças, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano nestas áreas.
¿ Graduados nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Administração, Contabilidade, Economia e Finanças, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano nestas áreas.
¿ Técnicos de Nível Médio nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Administração, Contabilidade, Economia e Finanças, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano nestas áreas.
¿ Profissionais atuantes nas áreas de Recursos Humanos, Logística, Administração, Contabilidade, Economia e Finanças preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano nestas áreas.