Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: Ter concluído o curso Técnico em Enfermagem
Requisito específico: No caso de aluno PSG obrigatoriamente deve cumprir a regra da renda per capita.
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.
O profissional especialista em saúde da família participa do planejamento e da execução das ações pertinentes à assistência de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Colabora no planejamento das atividades relacionadas com a vigilância da saúde nas áreas de atenção à família, como também desenvolve ações de educação em saúde à população adscrita. Atua em unidades de atenção primária, no Programa de Saúde da Família (PSF), compondo a equipe multiprofissional, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ambulatórios gerais, bem como nas operadoras de saúde privada.
O profissional especializado em saúde da família pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é ¿cuidar¿, e pertence ao segmento de Saúde.
No Brasil o exercício profissional é regulamentado pela Lei nº 7.498/1986, de 25 de junho de 1986, pelo Parecer nº 01/2018/Cofen/CTAB e pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do especialista técnico de enfermagem em saúde da família.
- Participar do planejamento de ações pertinentes à Estratégia de Saúde da Família.
- Participar da execução de ações pertinentes à assistência de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família.
- Participar do planejamento das atividades de vigilância em saúde nas áreas de atenção à família.
- Realizar ações de educação em saúde à população adscrita.
Àquele que concluir com aprovação todas as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular desta Especialização Técnica de Nível Médio e comprovar a conclusão do Curso Técnico em Enfermagem, será conferido o certificado de Especialista técnico de enfermagem em saúde da família, com validade nacional.