- É necessária a aprovação no 9º (nono) ano do Ensino Fundamental para a realização da matrícula.
- A idade máxima do aluno para realização da matrícula no primeiro ano é de 18 anos.
Promover o exercício da cidadania, o acesso à cultura e o aprimoramento do aluno como pessoa humana e sua preparação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais que possibilitem o seu protagonismo, inserindo-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável na sociedade.
O egresso do Curso Técnico em Design de Interiores Integrado ao Ensino Médio será capaz de agir na sociedade enquanto cidadão consciente de seus direitos e deveres, afirmando sua autonomia e liberdade de expressão para atuar e intervir em seu cotidiano de forma criativa, sustentável e colaborativa, tendo a cultura como uma dimensão articuladora de representações e comportamentos sociais. Além disso, articular teoria e prática utilizando os fundamentos científico-tecnológicos com visão crítica e sistêmica para a tomada de decisão tanto na dimensão pessoal quanto na coletiva. O Técnico em Design de Interiores é o profissional que elabora, projeta e acompanha a execução de projetos de interiores de espaços residenciais, comerciais, institucionais, promocionais e em vendas especializadas.
Pode atuar em escritórios de arquitetura, escritórios de design de interiores, estabelecimentos comerciais especializados em materiais e revestimentos ou móveis de decorações, com vínculo empregatício ou como prestador de serviços, individualmente ou integrando equipes multiprofissionais, contribuindo na proposição de soluções.
O aluno tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso das Instituições com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é ¿Criar¿ e pertence ao segmento de Design. No Brasil, obedece à Norma Brasileira ABNT NBR 16.280:2014 ¿ Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos.
As competências que compõe a sua formação são as competências gerais da Educação Básica e as competências e habilidades presentes em cada área de formação e da educação profissional Senac. As gerais e profissionais estão destacadas a seguir:
Competências Gerais da Educação Básica:
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens ¿ verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital ¿, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências da Habilitação Técnica:
- Representar graficamente o ambiente de forma manual.
- Representar graficamente o ambiente de forma assistida.
- Estruturar projetos de design de interiores.
- Orientar a escolha de produtos e serviços de design de interiores.
- Projetar design de interiores residenciais.
- Projetar design de interiores comerciais.
- Projetar design de interiores para pontos de vendas.
- Planejar e acompanhar a execução de projetos de design de interiores.
- Agendamento de entrevista com responsável e com equipe educacional;
- Ficha de Matrícula preenchida;
- Ficha de Entrevista preenchida junto com a documentação de matrícula;
- 1 foto 3x4;
- Fotocópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade do Aluno;
- Fotocópia do CPF do aluno (pode ser na própria carteira de identidade);
- Fotocópia do comprovante de vacina contra rubéola (mulheres a partir dos 12 anos);
- Fotocópia do RG e CPF, dos pais ou responsáveis;
- Fotocópia do Comprovante de Endereço (conta de luz, telefone ou água) recente (últimos 3 meses);
- Comprovante de contribuição para o comércio (GFIP 515) juntamente com a Carteira de Trabalho (para fins de desconto comerciário);
- Fotocópia do Comprovante de legalidade de permanência no país (em caso de estrangeiros);
- Fotocópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental;
- Guia de Transferência da escola de origem ou da Declaração de matrícula, preferencialmente com prazo para entrega do Histórico Escolar oficial (para alunos que ainda não finalizaram o 9º ano).