Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto: desde 6º ano (antiga 5ª série) até 9º ano (antiga 8ª série).
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
O Jardineiro é o profissional do Eixo Infraestrutura que mantém jardins internos e externos. Utiliza equipamentos, materiais e produtos específicos, seleciona sementes e mudas, prepara o solo para o plantio, realiza os tratos culturais, corte de gramas e podas de acordo com as condições locais e climáticas. Atua como autônomo ou com vínculo empregatício em residências, condomínios, clubes, empresas públicas ou privadas e chácaras. Responsabilidade, determinação, persistência e organização são atributos/ valores imprescindíveis para a atuação deste profissional.
1)Materiais de uso obrigatório do aluno:
Luvas de malha para jardinagem
Tesoura de poda
2)Materiais disponibilizados ao aluno:
Insumos para a prática em jardinagem conforme Anexo I no Plano de Curso
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens descritos no item 1.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
1. BRANDÃO, Hélio Abdalla. Manual prático de jardinagem. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2002.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Sugere-se que as Unidades Curriculares Carreira Profissional nos Serviços de Conservação e Zeladoria e Manutenção de Jardim sejam trabalhadas concomitante e alternadamente, desde que a Unidade Carreira Profissional nos Serviços de Conservação e Zeladoria inicie no primeiro dia de aula apresentando a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão.
Unidade Carreira Profissional nos Serviços de Conservação e Zeladoria:
Sugere-se que as noções de trabalho em equipe busquem atender as necessidades e metas específicas da ocupação e a metodologia de aula visando à construção, cooperação e socialização do conhecimento.
Toda esta Unidade Curricular deve ser trabalhada na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de trabalho, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam no segmento para falar sobre as possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo do segmento.
Indica-se que a orientação no desenvolvimento dos currículos esteja estritamente relacionada ao segmento profissional. Já as noções da CLT são voltadas aos direitos e deveres do trabalhador em geral, salvo quando houver legislação específica, como no caso do Trabalhador Doméstico (Lei n° 11.324/2006: Direitos e Deveres do Empregado Doméstico)
Sugere-se que seja convidado um orientador para trabalhar os princípios de qualidade de vida interrelacionados. Ou seja, para trazer questões relacionadas ao lazer, atividade física, alimentação e formação continuada, vinculados as necessidades individuais dos alunos, levantando com eles as recomendações e pesquisas sobre qualidade de vida. Esta atividade possibilitará que estes alunos descrevam suas estratégias e desafios, ampliando seu entendimento da importância da saúde e do bem estar para a vida e produtividade no trabalho.
Nos conhecimentos relacionados à ergonomia e vestuário é indicada uma visita técnica para que os alunos observem e relatem o cotidiano da atividade de trabalho. Além disso, as atividades simuladas podem ser trabalhadas alternadamente em ambiente de ateliê/facção e laboratório de saúde.
Prática Profissional em Jardinagem
Esta Unidade Curricular se constitui em carga horária obrigatória e específica à formação do profissional, uma vez que propicia ao educando a realização de atividades em situações concretas de trabalho. Sendo assim, esta prática profissional é uma possibilidade de complementar o processo de aprendizagem pela observação, experimentação e participação do educando no processo produtivo, contribuindo para a integração social das atividades profissionais, para o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades necessárias ao desempenho eficiente e eficaz das atividades requeridas pela natureza do trabalho.
Para a prática profissional, espaços privados podem ser utilizados, mas sugere-se que sejam feitas parcerias com órgãos municipais para que áreas urbanas possam ser usadas gerando um legado à comunidade e uma visibilidade às atividades da instituição.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Jardineiro.
Sala de aula convencional.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC terá que realizar parcerias com espaços externos equipados para as atividades práticas. A instituição deverá providenciar os materiais, equipamentos e utensílios listados no Anexo 1 ¿ Jardineiro.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional nos serviços de Conservação e Zeladoria
Referências básicas
ZUANETTI, Rose, LEE, Renato et al. Qualidade em Prestação de Serviços. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2003.
Referências complementares
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac, 2011.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 2. ed., rev. São Paulo: Senac, 2009.
UNIDADES CURRICULARES: Manutenção de Jardim e : Prática Profissional em Jardinagem
Referências básicas
BRANDÃO, Hélio Abdalla. Manual prático de jardinagem. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2002.
Referências complementares
FORTES, Vania Moreira; PAIVA, Haroldo Nogueira de; GONÇALVES, Wantuelfer. Técnicas de manutenção de jardins. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2003.
WENDLING, Ivar; PAIVA, Haroldo Nogueira de; GONÇALVES, Wantuelfer. Técnicas de produção de mudas de plantas ornamentais. Viçosa: Aprenda Fácil, 2005.
Outras referências: Periódicos, revistas especializadas em jardinagem, revistas de decoração, entre outros.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
1. Graduados nas áreas de Engenharia Florestal ou Agrônoma preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
2. Técnicos de Nível Médio nas áreas de Jardinagem e Paisagismo preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
3. Profissionais atuantes nas áreas de Jardinagem e Paisagismo preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.