Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
¿ Idade mínima: 16 anos completos
¿ Escolaridade Mínima: Cursando o Ensino Médio ou tê-lo concluído (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
¿ Conhecimentos Prévios: Ser estudante de Moda (Qualificação, Técnico ou Graduação).
ou
¿ Experiência Profissional: Desejável experiência na área de Moda ou com formação na qualificação para o trabalho.
Preparar estudantes e profissionais da área de Moda para elaborar estratégias de comunicação, com criatividade, de forma a propor materiais de divulgação, auxiliar na elaboração de campanhas publicitárias e de eventos de moda, respeitando a identidade da marca.
Materiais a serem adquiridos pelo aluno: folhas brancas, lápis ou lapiseira HB, caneta.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Em função da necessidade de aprendizado prático, sugere-se o estudo de cases de comunicação de marcas, para que o aluno compreenda o processo comunicativo em moda.
Sugere-se que as aulas teórico-práticas ocorram sob a orientação de no mínimo dois orientadores, que transitam pela publicidade, relações públicas e/ou produção de moda.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o certificado em Moda e Comunicação.
¿ Sala ambiente, contendo:
01 computador com acesso à internet, 01 projeto multimídia, 01 tela para projeção, caixas de som, 05 bustos, cola, tesoura, lápis de cor, papel sulfite, revistas, jornais
¿ Laboratório de informática contendo computadores com acesso à internet.
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.
BRAGA, João; CASTILHO, Kathia. História da moda: uma narrativa. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2007. (Coleção Moda & Comunicação).
CASTILHO, Kathia; MARTINS, Marcelo M. Discursos da moda: semiótica, design, corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2008. (Coleção Moda & Comunicação).
FEGHALI, Marta Kasznar; SCHMID, Erika (Org.). O ciclo da moda. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2008.
SORCINELLI, Paolo. Estudar a moda: corpos, vestuário, estratégias. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
VILASECA, Estel. Como fazer um desfile de moda. São Paulo: Senac São Paulo, 2011. Tradução de Ana Lúcia Trevisan.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿ Graduados na área de Moda com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano na área de Produção de Moda.
¿ Graduados na área de Comunicação Social, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano nas áreas de Relações Públicas ou Publicidade e Propaganda.