Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
- Idade Mínima: 15 anos completos
- Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto
(Apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima)
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O Ilustrador é o profissional do Eixo de Produção Cultural e Design, responsável por ilustrar textos e materiais gráficos, utilizando a ilustração para representar temas, ideias e conceitos, dando a estes formas, conteúdo concreto, para transmitir sentimentos e sensações. Está inserido no ramo das Artes Visuais, realizando processo de criação artística e ilustrações de peças únicas ou com tiragem limitada. Exerce sua função em editoras, veículos de comunicação, empresas de Marketing, Publicidade ou como autônomo. Apresenta senso estético, criatividade, sensibilidade e atenção, capacidade de síntese e de expressão gráfica.
Iniciação ao Mundo do Trabalho 35h
Fundamentos do Desenho 63h
Elaboração de Ilustrações e Plano de Trabalho 70h
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 01 Lápis grafite 2B e 6B
b) 01 Borracha de látex
c) 02 Canetas nanquim descartáveis (0,1 e 0,5)
d) 300 fls de Papel sulfite A4
e) 01 Esfuminho
f) 01 Caixa de lápis de cor Faber Castell (24 cores)
g) 01 Caixa de giz de cera (06 cores)
h) Pastel seco (66 cores, uma unidade de cada cor)
i) 01 Estojo de caneta hidrocor (12 cores)
j) 01 pasta portfólio A3.
k) 01 bloco com 50 fls de Papel layout A3
l) 01 Bico de Pena
m) 01 Pincel redondo de pêlo macio fino
n) 01 bloco com 50 fls de Papel layout A4
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens: a; b; c; e; f; g; i; j; k; l; m e n, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs.: É descrito acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno terá que adquirir materiais conforme a nova demanda.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional. Algumas unidades curriculares têm especificidades tais como:
Unidade Curricular Iniciação ao Mundo do Trabalho
Sugere-se que esta unidade curricular seja trabalhada concomitantemente às demais unidades curriculares, desde que inicie no primeiro dia de aula, em que serão apresentados a proposta de curso e o perfil profissional de conclusão. Recomenda-se que o orientador que irá trabalhar esta disciplina deverá se pautar em cases e exemplos pertinentes ao exercício profissional do Ilustrador.
Sugere-se que a unidade curricular Fundamentos do Desenho seja trabalhada antes da Unidade Elaboração de Ilustrações e Plano de Trabalho ou que no mínimo já tenha tido 50% de sua carga horária desenvolvida, porque esta unidade ira trabalhar com o desenvolvimento aplicado do desenho na elaboração de ilustrações cuja base já deve ter sido trabalhada em Fundamentos do desenho.
Unidade Curricular Elaboração de Ilustrações e Plano de Trabalho
Sugere-se que nesta unidade curricular o aluno desenvolva seu portfólio a partir das ilustrações desenvolvidas por ele ao longo de todo curso
Sugere-se ainda utilizar em todas as unidades curriculares deste curso, referências iconográficas, imagens e exibição de vídeos para auxiliar no desenvolvimento das atividades propostas, provocando a percepção do aluno ao trabalhar os saberes das competências, realizando ao final de cada proposta análise estética dos resultados, aproximando a teoria da prática.
Recomenda-se também o estudo de cases (quando houver) em ilustração, reconhecidos local e/ou nacionalmente, para que o aluno tenha uma visão geral a respeito das tendências e das possibilidades de elaboração de projetos nesse sentido.
As unidades curriculares devem ser trabalhadas na relação entre as noções teóricas com a vivência no ambiente de trabalho, portanto há a necessidade de realizar participativamente o planejamento das aulas de modo que os alunos possam vivenciar e desenvolver uma análise crítica de sua futura ocupação.
Recomenda-se convidar profissionais que atuam na área de artes e/ou ilustração para falar das ocupações nas atividades relacionadas à área e das demais possibilidades do Itinerário Profissional/Formativo.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as unidades curriculares que compõem a organização curricular do plano, especialmente a importância da unidade curricular Iniciação ao mundo do trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Ilustrador.
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
BANKS, Adam e CAPLIN, Steve. O essencial da ilustração. Trad.: Luciana Salgado. São Paulo: SENAC, 2012.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
- Graduados na área de Artes, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área ilustração.
- Graduados na área de Gestão e/ou Administração e/ou RH, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de ilustração.
- Técnicos de Nível Médio na área de Artes, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano na área de ilustração.
- Profissionais atuantes na área de Artes, com reconhecida experiência de mercado e com no mínimo 5 anos de atuação na área.