Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto, ou seja, completo até o 5º ano (ou 4º série) ou cursando o 6º ano (ou 5º série) até o 9º ano (ou 8ª série).
Com o crescimento da economia e o advento de eventos internacionais, a vinda de estrangeiros ao nosso país é expressiva. Para uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho e para o alcance de um ritmo produtivo mais eficiente, os estrangeiros necessitam do aprendizado de uma linguagem coloquial correta. A difusão da Língua Portuguesa à diversidade de imigrantes apresenta-se também como um meio no combate à exclusão social.
Objetivo do Curso
Proporcionar ao aluno estrangeiro a inserção na comunicação verbal e escrita da Língua Portuguesa nas esferas familiar, profissional e social, bem como os aspectos da cultura brasileira e regional. O Curso tem o intuito de desenvolver as competências de:
- Cumprimentar, apresentar-se e despedir-se em Língua Portuguesa em diferentes contextos culturais.
- Informar-se em Língua Portuguesa sobre localização geográfica e direções e seus elementos constitutivos.
- Comunicar-se em Língua Portuguesa sobre as rotinas diárias no ambiente familiar, profissional e social.
FLORISSI, S.; DE PONCE, M. H. O; BURIM, S. R. B. A. Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação - Livro do Aluno - Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Special Book Services, 2009.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real.
No planejamento e organização das metodologias a serem empregadas devem ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto cotidiano, para assegurar desenvolvimento das competências.
As competências podem ser trabalhadas concomitantemente, no entanto sua ordem tem sentido na complexidade de apropriação dos elementos da linguagem e de seu uso.
Mais do que utilizar exemplos, estas competências devem ser vivenciadas em simulações reais do cotidiano. A seguir sugestões de metodologias:
Cumprimentar, apresentar-se e despedir-se em Língua Portuguesa em diferentes contextos culturais:
É importante promover um ambiente de acolhimento ao estrangeiro, indicamos que seja feita mais de uma apresentação dos alunos ao longo da primeira semana de aula, com informações diferenciadas e as dinâmicas para constituição da identidade do grupo. Atividades lúdicas e realização de teatro são recomendáveis, assim como simulação de diálogos, atividades de audição (ditados e canções brasileiras) e comunicação verbal.
Sugere-se o uso de imagens em conversas e muitas atividades práticas além do uso de materiais coloridos que podem ser inclusive construído com os alunos, contribuindo para o entendimento do contexto de seu uso. O trabalho com revistas com imagens contribui para ir além do material didático utilizado. Além disso, recomenda-se atividades com a bibliografia complementar.
Informar-se em Língua Portuguesa sobre localização geográfica e direções e seus elementos constitutivos:
Sugerimos o uso de mapa do Brasil, da região e da cidade, mapas turísticos e folders com diferentes imagens para trabalhar diferentes atividades. Recomenda-se também a elaboração de um roteiro individual ou em equipe dos trajetos mais utilizados pelos alunos com seus pontos de referência, com leituras e comunicação verbal sobre localização e direções. Além disso, indicamos o uso constante de cores e números, automatizando informações básicas. Atividades com jogos como banco imobiliário, com cartela de cores e outros jogos didáticos são sugestões para que as atividades de repetição sejam realizadas de forma descontraída e lúdica, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Comunicar-se em Língua Portuguesa sobre as rotinas diárias no ambiente familiar, profissional e social:
Nesta competência é fundamental trabalhar também com revistas e uso de imagens de casa, apartamento, mobiliário. No entanto, neste momento do curso orientamos para que os diálogos sejam mais aprofundados e os alunos possam em equipe ter situações problemas do cotidiano para resolver tendo que utilizar a comunicação para isso. Estas atividades pode ser por meio da observação de imagens reais (fotos), imaginação, redação e produção descritiva de um contexto situacional.
Estas atividades podem ser desde o relato do preparo de um café da manhã, almoço ou janta, como a escolha de uma atividade de lazer ou esporte. A ideia de um relato diário, realizado escrito e narrado também é interessante para que eles possam se apropriar da língua escrita e reforçam desenhando, trazendo imagens e fotos de seu cotidiano, por isso sugerimos que seja apresentada como um projeto integrando o desenvolvimento das demais competências. Esse projeto é simples, envolve o material do relato e a comunicação verbal sobre estas atividades.
Para o desenvolvimento destas competências sugere-se que a base de diálogo seja a explicação sobre o plano de Ensino e Aprendizagem desde o primeiro contato com a turma e durante todo o curso. O orientador deve apresentar para os alunos de forma simples os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros - Básico.
Sala de aula convencional.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
COMPETÊNCIA: Cumprimentar, apresentar-se e despedir-se em Língua Portuguesa em diferentes contextos culturais.
Referências básicas
FLORISSI, S.; DE PONCE, M. H. O; BURIM, S. R. B. A. Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação - Livro do Aluno - Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Special Book Services, 2009.
Referências complementares
FERNANDES, G. R. R.; FERREIRA, T. L. S. B.; RAMOS, V. L. Muito Prazer: Fale o Português do Brasil. Inclui 2 CDs Áudio. São Paulo: Disal, 2008.
COMPETÊNCIA: Informar-se em Língua Portuguesa sobre localização geográfica e direções e seus elementos constitutivos.
Referências básicas
FLORISSI, S.; DE PONCE, M. H. O; BURIM, S. R. B. A. Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação - Livro do Aluno - Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Special Book Services, 2009.
Referências complementares
FERNANDES, G. R. R.; FERREIRA, T. L. S. B.; RAMOS, V. L. Muito Prazer: Fale o Português do Brasil. Inclui 2 CDs Áudio. São Paulo: Disal, 2008.
COMPETÊNCIA: Comunicar-se sobre as rotinas diárias no ambiente familiar, profissional e social.
Referências básicas
FLORISSI, S.; DE PONCE, M. H. O; BURIM, S. R. B. A. Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação - Livro do Aluno - Novo Acordo Ortográfico. São Paulo: Special Book Services, 2009.
Referências complementares
FERNANDES, G. R. R.; FERREIRA, T. L. S. B.; RAMOS, V. L. Muito Prazer: Fale o Português do Brasil. Inclui 2 CDs Áudio. São Paulo: Disal, 2008.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Letras Português - Outro Idioma (Língua Estrangeira Moderna), preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano com aulas ou consultorias em Língua Estrangeira Moderna ou para estrangeiros;
Graduados nas áreas de Letras Português - Outro Idioma (Língua Estrangeira Moderna) preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano com aulas ou consultorias em Língua Estrangeira Moderna ou para estrangeiros;
Técnicos de Nível Médio nas áreas de Letras Português - Outro Idioma (Língua Estrangeira Moderna) preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano com aulas ou consultorias em língua estrangeira ou para estrangeiros;
Profissionais atuantes com aulas ou consultorias em Língua Estrangeira Moderna preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.