Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade: Idade mínima: 14 anos; Idade máxima: 24 anos incompletos.
Escolaridade: estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Se maior de 18 anos e com Ensino Médio concluído, deve obedecer as leis trabalhistas.
Documentos: 1 foto 3x4 recente; Cadastro Pessoa Física ¿ CPF (cópia); Carteira de identidade (cópia); Comprovante de residência (cópia); Certificado de conclusão do Ensino Médio (cópia com carimbo ¿confere com o original¿) ou Atestado de Frequência no Ensino Regular.
Ser contratado como Aprendiz em alguma Organização que trabalhe com o Programa Jovem Aprendiz.
Preferência para jovens sem experiência profissional anterior (Primeiro Emprego).
O Aprendiz em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Importação e Exportação atua no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios auxiliando em rotinas operacionais das organizações do ramo logístico de médio e grande porte. Aplica os princípios de logística para auxiliar aos processos de entrada e saída de materiais, armazenagem, compras, controle de estoques e movimentação e controle de distribuição de materiais, de acordo com o endereçamento, layout do armazém e políticas e processos internos da organização. Atua segundo os seus direitos e deveres, considerando a importância do meio ambiente, da economia pessoal e do trabalho em equipe. Responsabilidade, organização e visão sistêmica são valores/atitudes essenciais para o desenvolvimento de suas funções.
A Aprendizagem que consta neste Plano de Curso compreende o currículo necessário à formação do Curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Importação e Exportação, Eixo Tecnológico em Gestão e Negócios, com uma carga horária total de 960 horas, distribuídas em 400 horas no Senac e 560 horas no Ambiente de Trabalho (Organização), assim distribuídas:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Unidades Curriculares Carga Horária CH (Organização)
1. Carreira Profissional e Pessoal 21 -
2. Promoção do Trabalho em Equipe 21 -
3. Introdução ao Sistema Operacional Windows 21 -
4. Princípios de Economia Pessoal 36 -
5. Cidadania, direitos e deveres 28 -
6. Educação ambiental: um exercício para a cidadania 28 -
7. Educação para o Autocuidado em Saúde 24 -
8. Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho 36 -
9. Criação e Formatação de Textos 21 -
10. Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas 21 -
11. Rotinas Operacionais de Transporte de Materiais 28 -
12. Rotinas Operacionais de Controle de Estoque, Recebimento e Expedição de Materiais 35 -
13. Rotinas Operacionais do Processo de Compras 28 -
14. Rotinas Operacionais de Armazenagem e Movimentação de materiais 28
15. Elaboração de Proposta de Melhoria em Operações Logísticas 24
16. Aprendizagem em Operações Logisticas no Ambiente de Trabalho - 560
Total Parcial 400 560
TOTAL 960 HORAS
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
Para um melhor aproveitamento dos alunos durante o curso, sugerimos que seja seguida a sequência das unidades curriculares apresentada neste documento. Caso isso não seja possível, é necessário que o curso inicie com ¿promoção do trabalho em equipe¿ e ¿carreira pessoal e profissional¿ e finalize com ¿elaboração de proposta de melhoria no processo logístico¿.
Durante o curso, deverá haver no mínimo quatro Conselhos de Classe, seguindo a normativa da trimestralidade.
Os alunos deverão realizar um relatório no final do curso, objetivando a integração de todas as competências adquiridas no Senac com a Aprendizagem em Operações Logísticas e uma Atividade Integradora de Atividades Logísticas (ambas na Unidade Curricular: elaboração de proposta de melhoria no processo logístico), objetivando a relação de todas as competências desenvolvidas no Senac. Tanto a estrutura para a realização do Relatório, como para a Atividade Integradora de Atividades Logísticas se encontram anexo a este documento.
Considerações sobre as Unidades Curriculares:
Carreira Profissional e Pessoal ¿ Esta Unidade Curricular inicia a apresentação do curso, apresentando o Perfil Profissional de conclusão, contextualizando dentro das possibilidades do segmento de Logística. O Plano de Carreira que será desenvolvido nesta competência contribuirá com o entendimento de sua atuação e das relações estabelecidas dentro da empresa.
Promoção do Trabalho em Equipe ¿ Junto com a Unidade Carreira Profissional, esta deverá ser a primeira competência a ser trabalhada com os Jovens, pois irá determinar como estes deverão se portar tanto no Senac como na Organização. Deverão ser colocadas as regras básicas para o desenvolvimento da Aprendizagem e para o ingresso do aluno no Mercado de Trabalho.
Princípios de Economia Pessoal ¿ caso a Unidade do Senac/SC ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Economia Pessoal da Junior Achievement. Durante esta Unidade Curricular os alunos utilizarão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deve haver um acordo, com um planejamento conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem.
Cidadania, direitos e deveres ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma ou mais visitas de campo até algumas entidades políticas e/ou culturais da cidade, ex: câmara dos vereadores, prefeitura, museu, etc. Estas atividades deverão seguir as normativas para Atividades de Excursão do Senac/SC.
Educação ambiental: um exercício para a cidadania ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma visita de campo até algum projeto ambiental da cidade. Esta atividade deverá seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão. Poderá também fazer um pequeno projeto com a turma sobre educação ambiental ou preservação do meio ambiente e dos recursos. Caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Atitude Verde da Junior Achievement.
Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho ¿ Para a análise do fluxograma e organograma o orientador pode sugerir que todos tragam estes documentos das Organizações em que estão desenvolvendo a Aprendizagem. É importante lembrar que o grau de complexidade para estas atividades deve ser bem menor que o grau de complexidade de um Curso Técnico ou de Graduação.
Educação para o Autocuidado em Saúde ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Apesar de haver vários conhecimentos sobre autocuidado em saúde, é necessário apenas dar noções sobre o assunto.
Para as unidades curriculares que envolvam o cotidiano da função do aprendiz, é necessária a manipulação de dados informatizados, portanto, sugere-se que os orientadores de forma integrada, no momento do planejamento das atividades de ensino e aprendizagem, se mobilizem para articular a utilização de softwares nos Laboratórios de Informática, por meio do uso de editores de planilhas, apresentações, textos, e demais recursos disponíveis, a fim de tornar os processos desenvolvidos durante a aprendizagem mais próximos dos reais.
Para o desenvolvimento das Unidades Curriculares: Rotinas Operacionais do Processo de Compras, Rotinas Operacionais de Armazenagem e Movimentação de Materiais, sugere-se que sejam articuladas de forma integrada, contextualizando as caraterísticas própria do segmento de atuação e alinhada com o nível de complexidade do curso e da atividade do jovem aprendiz. Nas demais sugere-se ainda que se trabalhe utilizando sempre que possível utilizar os softwares dedicados e do office de forma aplicada ou análoga com vistas ao melhor desenvolvimento dos jovens.
Durante a Unidade Curricular Elaboração de Proposta de Melhoria em Operações Logísticas, os alunos desenvolverão uma proposta de melhoria no processo logístico da empresa em que trabalham, que será considerado como uma das Avaliações Finais do Curso. A estrutura desta proposta se encontra na competência desta Unidade Curricular. A metodologia para a execução da proposta pode ser a adotada do Talento Profissional Senac, programa que atende as normativas do Senac/SC. Para o desenvolvimento da competência, deve haver um acordo, com um planejamento participativo, que organize as aulas concomitantemente com as Unidades Curriculares Rotinas Operacionais de Transporte de Materiais, Rotinas Operacionais de Controle de Estoque, Recebimento e Expedição de Materiais, Rotinas Operacionais do Processo de Compras e Rotinas Operacionais de Armazenagem e Movimentação de Materiais.
Aprendizagem em Operações Logísticas no Ambiente de Trabalho ¿ Esta Unidade é executada na Organização, sendo concomitante com as demais Unidades Curriculares, conforme cronograma da Unidade do Senac/SC. Esta parte do curso deverá ser acompanhada por um orientador, ele terá quatro horas semanais para acompanhar os Alunos nas Organizações. É necessário que ele passe por todas as Organizações pelo menos uma vez por mês. Durante esta visita, o orientador irá verificar o desempenho e como a Organização está tratando o nosso aluno, visualizando o que a legislação da Aprendizagem permite ou proíbe durante esta Prática. O orientador responsável por este acompanhamento precisará preencher uma ficha de acompanhamento para cada um dos Aprendizes (Anexo A), sendo que esta ficha deverá ficar a disposição do responsável pelo Curso na Unidade do Senac.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres, nas áreas de Administração, Logística, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Psicologia, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos.
Graduados nas áreas de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Psicologia, Saúde, Meio Ambiente e Logística, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos.
Técnico de Nível Médio na área de Logística, Saúde, Meio Ambiente e Administração, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Importação e Exportação.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo: Computadores com conexão a internet, Software instalado: Microsoft Office 2003 ou superior e Configuração mínima: SO: Windows XP, Mem. Ram: 256 MB, Proc: Pentium 1.0 GHZ.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Carreira Profissional e Pessoal
Referência Básica
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
DURO, Jorge; BONAVITA, José Ricardo. Desperte o empreendedor em você. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Promoção do Trabalho em Equipe
Referências Básicas
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
Referências Complementares
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Introdução ao Sistema Operacional Windows
Referências básicas
VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. 8. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Referências complementares
CASTILLO, Elaine Bellinomini; SURIANI, Rogério Massaro. Windows XP. 14. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2011.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Internet: navegando melhor na web. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2011.
SURIANI, Rogério Massaro. Excel 2007. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Economia Pessoal
Referências básicas
CAMPANHÃ, Josue. Administração da vida: potencializando os recursos do seu dia a dia. São Paulo: Hagnos, 2011.
Referências complementares
não há
UNIDADE CURRICULAR: Cidadania, Direitos e Deveres
Referências básicas
MEDEIROS, Alexandre; FERREIRA, Olivia; GARAVAGLIA, Pedro. Você e os outros. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2011.
SIQUEIRA JÚNIOR, Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos humanos e cidadania. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Educação ambiental: um exercício para a cidadania
Referências básicas
BAETA, Anna Maria Bianchini (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Educação para o Autocuidado em Saúde
Referências básicas
OGATA, Alberto; SIMURRO, Sâmia. Guia prático de qualidade de vida: como planejar e gerenciar o melhor programa para sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
Referências complementares
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. ¿ Brasília: Ministério da Saúde. 2002.
FERNANDES, Almesinda Martins de O; GUIMARÃES, Zileny da Silva. Saúde-doença do trabalhador: um guia para os profissionais. Goiânia: AB, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Organização de Rotinas de Trabalho
Referência Básica
CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010.
Referência Complementar
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8ª ed. Minas Gerais: 2004.
MORAIS, Roberto Souza de. O profissional do futuro: uma visão empreendedora. Barueri, SP: Manole, 2013.
UNIDADE CURRICULAR: Criação e Formatação de Textos
Referência Básica
Para versão 2007:
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2007, Editora SENAC São Paulo.
Para versão superior:
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2010, Editora SENAC São Paulo.
Referência Complementar
XXXX.
UNIDADE CURRICULAR: Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas
Referência Básica
Para versão 2007:
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Excel 2007, Editora SENAC São Paulo.
Para versão superior:
MARTELLI, RICHARD. Excel 2010, Editora SENAC São Paulo.
Referência Complementar
XXXX
UNIDADE CURRICULAR: Rotinas Operacionais de Transporte de Materiais
Referência Básica
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2011.
Referência Complementar
PORTO, M. M.; SILVA C. F. Transporte, seguros e a distribuição física internacional de mercadorias. 2. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2003.
KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade : com abordagem além da logística de transporte. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007.
UNIDADE CURRICULAR: Rotinas Operacionais de Controle de Estoque, Recebimento e Expedição de Materiais
Referência Básica
GOMES, Carlos Roberto. Estoque e compras: introdução às práticas da gestão estratégica de compras e suprimentos. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2012.
Referência Complementar
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2001.
WANKE, P. Gestão de estoques na cadeia de suprimentos: decisões e modelos quantitativos. São Paulo: Atlas, 2004.
UNIDADE CURRICULAR: Rotinas Operacionais do Processo de Compras
Referência Básica
GOMES, Carlos Roberto. Estoque e compras: introdução às práticas da gestão estratégica de compras e suprimentos. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2012.
Referência Complementar
BAILY, Peter et al. (). Compras: princípios e administração. 8. reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
MONTE ALTO, Clélio Feres; PINHEIRO, Antonio Mendes; ALVES, Paulo Caetano. Técnicas de compras. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Rotinas Operacionais de Armazenagem e Movimentação de materiais
Referência Básica
RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrósio. Gestão estratégica da armazenagem. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Aduaneiras, 2011.
Referência Complementar
MOURA, Reinaldo A. Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais. 5 ed, ver. São Paulo: IMAN, 2005.
UNIDADE CURRICULAR: Elaboração de Proposta de Melhoria em Operações Logísticas
Referências básicas
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
Referências complementares
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.