Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade: Idade mínima: 14 anos; Idade máxima: 24 anos incompletos.
Escolaridade: estar cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Se maior de 18 anos e com Ensino Médio concluído, deve obedecer as leis trabalhistas.
Documentos: 1 foto 3x4 recente; Cadastro Pessoa Física ¿ CPF (cópia); Carteira de identidade (cópia); Comprovante de residência (cópia); Certificado de conclusão do Ensino Médio (cópia com carimbo ¿confere com o original¿) ou Atestado de Frequência no Ensino Regular.
Ser contratado como Aprendiz em alguma Organização que trabalhe com o Programa Jovem Aprendiz.
Preferência para jovens sem experiência profissional anterior (Primeiro Emprego).
O Aprendiz em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos atua no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios como auxiliar de serviços de escritório e desenvolve atividades relacionadas ao atendimento ao cliente em organizações do comércio, turismo e prestadoras de serviço de médio e grande porte, de direito público e privado. Aplica os princípios administrativos, cria documentos organizacionais e possui claro entendimento dos seus direitos e deveres, da importância do meio ambiente, da economia pessoal e do trabalho em equipe. Responsabilidade, organização e visão sistêmica são valores/atitudes essenciais para o desenvolvimento de suas funções.
Unidades Curriculares Carga Horária CH (Organização)
1.Iniciação ao Mundo do Trabalho 35 -
2.Introdução ao Sistema Operacional Windows 21 -
3.Princípios de Economia Pessoal 36 -
4.Cidadania, Direitos e Deveres 28 -
5.Fundamentos para o Autocuidado em Saúde 28 -
6.Educação Ambiental: um exercício para a cidadania 28 -
7.Atendimento ao Cliente Interno e Externo 21 -
8.Serviços e Práticas Administrativas 42 -
9.Serviços e Práticas Financeiras 35 -
10.Serviços e Práticas de Departamento Pessoal 35
11.Rotinas Operacionais de Controle de Estoque, Recebimento e Expedição de Materiais 35
12.Comunicação Situacional 28 -
13.Elaboração de Proposta de Melhoria em Rotinas Administrativas 28 -
14.Aprendizagem em Serviços Administrativos no Ambiente de Trabalho - 560
Total Parcial 400 560
TOTAL 960 HORAS
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de ensino a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando a socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação.
Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
Para um melhor aproveitamento dos alunos durante o curso, sugerimos que seja seguida a seqüência das Unidades Curriculares apresentada neste documento. Caso isso não seja possível, é necessário que o curso inicie com a Unidade Iniciação ao Mundo do Trabalho que contempla questões sobre a carreira profissional, trabalho em equipe e qualidade de vida. Também sugerimos que a última UC a ser finalizada seja a de Elaboração de Proposta de Melhoria em Rotinas Administrativas, pois neste momento o aluno já estará totalmente interado das rotinas administrativas da Organização em que trabalha e poderá sugerir melhorias.
Durante o curso, deverá haver no mínimo quatro Conselhos de Classe, seguindo a normativa da trimestralidade.
Os alunos deverão apresentar um projeto no final do curso, com uma proposta de melhoria em rotinas administrativas, desenvolvida concomitantemente ao longo do curso, objetivando a integração de todas as competências adquiridas no Senac com a Aprendizagem em Serviços Administrativos objetivando a relação de todas as competências estruturadas no Senac.
Considerações sobre as Unidades Curriculares:
Para as unidades curriculares que envolvam o cotidiano da função do aprendiz, é necessária a manipulação de dados informatizados, portanto, sugere-se que os orientadores de forma integrada, no momento do planejamento das atividades de ensino e aprendizagem, se mobilizem para articular a utilização de softwares nos Laboratórios de Informática, por meio do uso de editores de planilhas, apresentações, textos, e demais recursos disponíveis, a fim de tornar os processos desenvolvidos durante a aprendizagem mais próximos dos reais.
Iniciação ao Mundo do Trabalho ¿ Esta unidade curricular deverá ser obrigatoriamente a primeira a ser trabalhada com os Jovens, pois irá determinar como estes deverão se portar tanto no Senac como na Organização. Deverão ser colocadas as regras básicas para o desenvolvimento da Aprendizagem e para o ingresso do aluno no Mercado de Trabalho.
Princípios de Economia Pessoal ¿ caso a Unidade do Senac/SC ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Economia Pessoal da Junior Achievement. Durante esta Unidade Curricular os alunos utilizarão alguns conhecimentos sobre informática, assim, se houver dois orientadores envolvidos, deverá ocorrer um planejamento em conjunto para as aulas que deverão estar descritos no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem.
Fundamentos para o autocuidado em saúde ¿ para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Apesar de haver vários conhecimentos sobre autocuidado em saúde, é necessário apenas dar noções sobre o assunto.
Como proposta metodológica, sugerimos que nesta unidade curricular o orientador trabalhe a montagem de uma pirâmide alimentar com os alimentos que compões uma dieta diária. Alimentos como frutas e verduras poderão ser frescos e após a atividade, consumido pelos alunos, por meio de salada de frutas. Além da salada de fruta, o orientador poderá realizar atividades como: gincanas, dinâmica com perguntas e respostas, o aluno recebe uma pergunta e a partir dela indica qual o alimento que contempla a pirâmide alimentar. Os demais alimentos que compões a pirâmide, como: pão, farinha e carne, poderão ser utilizados somente as embalagens vaziam, como forma de demonstração.
Para as unidades curriculares que envolvam o cotidiano da função do aprendiz, é necessária a manipulação de dados informatizados, portanto, sugere-se que os orientadores de forma integrada, no momento do planejamento das atividades de ensino e aprendizagem, se mobilizem para articular a utilização de softwares nos Laboratórios de Informática, por meio do uso de editores de planilhas, apresentações, textos, e demais recursos disponíveis, a fim de tornar os processos desenvolvidos durante a aprendizagem mais próximos dos reais.
Cidadania, direitos e deveres - para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Trabalhar temas abordando senso coletivo, cidadania e ética profissional. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma ou mais visitas de campo até algumas entidades políticas e/ou culturais da cidade, ex: câmara dos vereadores, prefeitura, museu, etc. Estas atividades deverão seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão. Caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Vamos Falar de Ética da Junior Achievement.
Educação ambiental: um exercício para a cidadania - para esta Unidade Curricular existe um material impresso, que poderá ser entregue para todos os alunos, ou apenas servir de auxílio ao orientador. Sugerimos aqui, que o orientador faça uma visita de campo até algum projeto ambiental da cidade. Esta atividade deverá seguir os procedimentos para elaboração do Plano de Atividade de Excursão. Poderá também fazer um pequeno projeto com a turma sobre educação ambiental ou preservação do meio ambiente e dos recursos. Caso a Unidade ache pertinente, poderá ser incluído dentro desta Unidade Curricular, como estratégia metodológica, o módulo Atitude Verde da Junior Achievement.
Serviços e Práticas Administrativas, Financeiras e de Departamento Pessoal ¿ Para a análise dos processos e rotinas a se desenvolver o orientador pode sugerir que todos tragam estes documentos e exemplos reais das Organizações em que estão desenvolvendo a Aprendizagem. É importante lembrar que o grau de complexidade para estas atividades deve ser bem menor que o grau de complexidade de um Curso Técnico e de Graduação.
Comunicação Situacional ¿ Durante esta Unidade Curricular os alunos receberão alguns conhecimentos sobre informática, assim se houver dois orientadores envolvidos, deverá ocorrer um planejamento em conjunto para as aulas, que deverão estar descritas no mesmo Plano de Ensino e Aprendizagem.
Durante a Unidade Curricular Elaboração de Proposta de Melhoria em Rotinas Administrativas, os alunos desenvolverão uma proposta de melhoria em um processo/rotina da Organização em que trabalham, que será considerado como uma das Avaliações Finais do Curso. A estrutura desta proposta se encontra na competência desta Unidade Curricular. A metodologia para a execução da proposta pode ser a adotada do Talento Profissional Senac, programa que atende as normativas do Senac/SC. Para o desenvolvimento da competência, deve haver um acordo, com um planejamento participativo, que organize as aulas concomitantemente com as Unidades Curriculares Serviços e Práticas Administrativas, Serviços e Práticas Financeiras, Serviços e Práticas de Departamento Pessoal Rotinas Operacionais de Controle de Estoque, Recebimento e Expedição de Materiais.
Aprendizagem em Serviços Administrativos no Ambiente de Trabalho ¿ Esta parte do curso deverá ser acompanhada por um orientador, ele terá quatro horas semanais para acompanhar os Alunos nas Organizações. É necessário que ele passe por todas as Organizações pelo menos uma vez por mês. Durante esta visita, o orientador irá verificar o desempenho do aluno e como a Organização está tratando o nosso aluno, visualizando o que a legislação da Aprendizagem permite ou proíbe durante esta Prática. O orientador responsável por este acompanhamento precisará preencher uma ficha de acompanhamento para cada um dos Aprendizes (Anexo A), sendo que esta ficha deverá ficar a disposição do Coordenador do Curso.
PERFIL DE ORIENTADOR
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿Especialistas/Mestres nas áreas de Administração Geral, Finanças, Gestão de Pessoas, Ciências Sociais, Economia, Psicologia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Informática, Pedagogia e Letras, com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
¿Graduados nas áreas de Administração Geral, Finanças, Gestão de Pessoas, Ciências Sociais, Economia, Psicologia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Informática, Pedagogia e Letras com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
¿Técnicos de Nível Médio nas áreas Administrativa, Financeira, Departamento Pessoal, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Informática com comprovada experiência profissional de no mínimo um ano.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA PARA O ENSINO PRESENCIAL
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo:
¿Computadores com conexão a internet.
¿Versão Atual: Microsoft Office 2003
¿Configuração recomendada: SO: Windows XP, Mem. Ram: 256 MB,Proc: Pentium 1.0 GHZ..
¿Versão Anterior: Microsoft Office XP
¿Configuração recomendada: SO: Windows 98, ME, XP, Mem. Ram: 128 MB, Proc: Pentium 1.0 GHZ.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
UNIDADE CURRICULAR: Iniciação ao Mundo do Trabalho
Referências básicas
OLIVEIRA, Marco A. O novo mercado de trabalho: guia para iniciantes e sobreviventes. Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro, 2011.
Referências complementares
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
CARVALHAL, Eugenio do et al. Negociação e administração de conflitos. 2. ed. São Paulo: FGV, 2010.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Manole, 2012.
MOURA, Ana Rita de Macêdo. Trabalho em equipe. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Introdução ao Sistema Operacional e Aplicativos
Referências básicas
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Excel XP. 10 ed. São Paulo: Ed. Senac, 2010.
SURIANE, ROGÉRIO MASSARO. Windows Vista, 1ª ed. São Paulo: Ed Senac, 2007.
ISSA, NAJET M. K. ISKANDAR. Word 2007. 2ª ed. São Paulo: Senac, 2009
MARTELLI, RICHARD. Excel 2010. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2011.
SANTANA FILHO, Ozeas Vieira. Windows 7. 1ª ed. São Paulo: Senac, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Princípios de Economia Pessoal e Familiar
Referências básicas
CAMPANHÃ, Josue. Administração da vida: potencializando os recursos do seu dia a dia. São Paulo: Hagnos, 2011.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Cidadania, Direitos e Deveres
Referências básicas
MEDEIROS, Alexandre; FERREIRA, Olivia; GARAVAGLIA, Pedro. Você e os outros. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2011.
SIQUEIRA JÚNIOR, Paulo Hamilton; OLIVEIRA, Miguel Augusto Machado de. Direitos humanos e cidadania. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
Referências complementares
Não há.
UNIDADE CURRICULAR: Fundamentos para o Autocuidado em Saúde
Referências básicas
OGATA, Alberto; SIMURRO, Sâmia. Guia prático de qualidade de vida: como planejar e gerenciar o melhor programa para sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FERNANDES, Almesinda Martins de O; GUIMARÃES, Zileny da Silva. Saúde-doença do trabalhador: um guia para os profissionais. Goiânia: AB, 2007.
Referências complementares
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. ¿ Brasília: Ministério da Saúde. 2002.
UNIDADE CURRICULAR: Educação Ambiental: um exercício para a cidadania
Referências básicas
BAETA, Anna Maria Bianchini (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. . Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Referências complementares
Não há
UNIDADE CURRICULAR: Atendimento ao Cliente Interno e Externo
Referência Básica
SENAC. Departamento Nacional. Atendimento ao cliente. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2010.
Referência Complementar
GOLDMANN, Heinz M. Estratégias inovadores de vendas ¿ como conquistar e manter clientes em mercados competitivos. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
MEDEIROS, Walter. Técnicas de Atendimento: Onde está o atendimento?. 2. Ed. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2006.
UNIDADE CURRICULAR: Serviços e Práticas Administrativas
Referência Básica
SENAC. Departamento Nacional. Práticas administrativas em escritório. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2011.
Referência Complementar
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, 2011.
SANTIS, Carlos E. A. de. Assistente administrativo. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2010.
UNIDADE CURRICULAR: Serviços e Práticas Financeiras
Referência Básica
HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2012
Referência Complementar
CASTANHEIRA, Nelson P.; SERENATO, Vergínia S. Matemática financeira e análise financeira: para todos os níveis. 2. ed., rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2011.
GOMES, Carlos Roberto. Controle diário e fluxo de caixa. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2010.
MUROLO, Afrânio Carlos; BONETTO, Giácomo Augusto (Autor). Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2012.
UNIDADE CURRICULAR: Serviços e Práticas de Departamento Pessoal
Referência Básica
IORIO, Cecília Soares. Manual de Administração de pessoal. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
Referência Complementar
OLIVEIRA, Rita de Cássia Alves. Desvendando o departamento de pessoal. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2010.
OLIVEIRA, Aristeu de. Manual de descrição de cargos e salários. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Rotinas Operacionais de Controle de Estoque, Recebimento e Expedição de Materiais
Referência Básica
GOMES, Carlos Roberto. Estoque e compras: introdução às práticas da gestão estratégica de compras e suprimentos. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2012.
Referência Complementar
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2001.
WANKE, P. Gestão de estoques na cadeia de suprimentos: decisões e modelos quantitativos. São Paulo: Atlas, 2004.
UNIDADE CURRICULAR: Comunicação Situacional
Referências básicas
COHEN, David; TOMPAKOW, Roland. a linguagem do corpo: o que você precisa saber. Petrópolis, RJ: Vozes. 2011.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 5. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Referências complementares
SANTOS, William Douglas Resinente dos; CUNHA, Rogério Sanches; SPINA, Ana Lúcia. Como falar bem em público: técnicas para enfrentar com sucesso situações de pressão, palestras, negociações, entrevistas e concursos. 3. ed. rev. e atual. Niterói, RJ: Impetus, 2011.
UNIDADE CURRICULAR: Elaboração de Proposta de Melhoria em Rotinas Administrativas
Referências básicas
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 13. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.
Referências complementares
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.