Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 17 anos completos.
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo.
O Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos, do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde atua no mercado varejista, sob a supervisão do Técnico em Óptica, na comercialização de produtos ópticos, interpretando a receita médica, atendendo as necessidades do cliente, considerando a saúde visual e a estética facial, atendendo-o com cortesia, respeitando os princípios de qualidade no atendimento e aplicando as técnicas de vendas.
Auxilia na organização do estabelecimento óptico, expondo os produtos de forma adequada, pautado na definição do layout e no giro de mercadoria, com empatia e flexibilidade no processo de atendimento ao cliente, fornecendo informações sobre o estabelecimento e os serviços ali oferecidos, seguindo padrões pré-estabelecidos de postura profissional, higiene pessoal e de etiqueta social.
O Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos, do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde atua no mercado varejista, sob a supervisão do Técnico em Óptica, na comercialização de produtos ópticos, interpretando a receita médica, atendendo as necessidades do cliente, considerando a saúde visual e a estética facial, atendendo-o com cortesia, respeitando os princípios de qualidade no atendimento e aplicando as técnicas de vendas.
Auxilia na organização do estabelecimento óptico, expondo os produtos de forma adequada, pautado na definição do layout e no giro de mercadoria, com empatia e flexibilidade no processo de atendimento ao cliente, fornecendo informações sobre o estabelecimento e os serviços ali oferecidos, seguindo padrões pré-estabelecidos de postura profissional, higiene pessoal e de etiqueta social.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Unidades Curriculares Carga Horária
1. Fundamentos da Orientação sobre Produtos e Serviços Ópticos 63
2. Iniciação ao Mundo do Trabalho 35
3. Comunicação Verbal e não-Verbal no Ambiente de Trabalho 21
4. Atendimento ao Cliente Interno e Externo 21
5. Princípios do Processo de Vendas em Óptica 105
TOTAL 245h
As competências, desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas, envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho.
Essas competências têm base em conhecimentos que possibilitem desenvolver habilidades, atitudes e valores coerentes com a ação deste profissional.
Sugere-se que no processo de desenvolvimento do curso, seja realizado simulação, dramatização, estudos de caso e palestras com profissionais do mercado de óptica para agregar valor no processo de ensino e aprendizagem.
Para o desenvolvimento da unidade curricular Princípios do Processo de Vendas indica-se que seja planejado visitas técnicas em óticas e laboratórios especializados para os alunos conhecer o processo de trabalho no segmento.
Na unidade curricular Fundamentos da Orientação sobre Produtos e Serviços Ópticos sugerimos que em Anatomia e Fisiologia da Saúde Visual sejam realizadas aulas práticas para identificação e orientação das armações e lentes que estejam em harmonia com o formato de cada rosto e prescrição. É importante que esta unidade seja uma das trabalhadas no início do curso, após a unidade curricular Orientação Profissional e Cidadania.
No desenvolvimento das unidades curriculares Promoção do Trabalho em Equipe e Comunicação Verbal e não-verbal indicamos que sejam trabalhados cases de situações mais próxima da realidade dos serviços de óptica.
Para o desenvolvimento da Unidade Curricular Princípios do Processo de Vendas em Óptica, indicamos a realização de visita técnica nos serviços de óptica, proporcionando aos alunos vivência do processo de trabalho e rotinas do serviços.
Mais do que utilizar exemplos, estas competências devem ser vivenciadas na simulação do seu futuro ambiente de trabalho.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
Na unidade curricular princípios do processo de vendas em óptica os alunos irão desenvolver a habilidade de elaborar um layout para o segmento de ótica, como sugestão de vitrines, exposições, maquetes e divulgação em meio eletrônico.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um coparticipante do processo de ensino e aprendizagem.
Será considerado Aprovado o aluno que, na avaliação final dos tutores, obtiver conceito CD (Competência Desenvolvida) nas competências definidas no Plano do Curso e tiver a frequência mínima de 75% considerada no envio das atividades solicitadas.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
¿ Graduados na área de Administração, Marketing ou Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing e comprovada experiência profissional mínima de dois anos na área de vendas.
¿ Graduados em psicologia/psicopedagogia com comprovada experiência profissional mínima de um ano na área.
¿ Técnicos em Óptica, Optometristas, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos na área para as unidades curriculares especificas.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o certificado de Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos.