Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos completos
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto, ou seja, cursando ou concluído do 1° ano (ou 1ª série) ao 5° ano (ou a 4ª série).
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá estar cursando ou completado as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática
O trabalho artesanal concorre hoje com a alta produção industrial e o avanço da tecnologia. Ao mesmo tempo a pintura artesanal em tecido é encontrada na moda, no design, em cenários e figurinos, entre outros, trazendo valores agregados e como elementos de diferenciação.
O curso de Artesão de Pintura em Tecido tem como objetivo proporcionar ao aluno a preparação para a inserção no mercado, valorizando o trabalho artesanal por meio do resgate de valores simbólicos e de identidade cultural.
O Artesão de Pintura em Tecido é o profissional do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design que identifica, prepara e aplica tintas em tecidos para indumentárias, cenários, figurinos, produtos decorativos e acessórios para casa, utilizando técnicas de pintura e práticas artesanais de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 01 bloco com 50 folhas de papel Layout A3. Gramatura: 180 g.
b) 01 bloco com 20 folhas de papel Manteiga A3. Gramatura: 60 g.
c) 03 Lápis preto para uso comum (6B).
d) 02 borrachas verde natural, isenta de látex e de substância tóxica. Formato retangular, chanfrada nas duas extremidades. Tamanho aproximado: 51 X 22 X 9 mm.
e) 01 Apontador em material plástico para um lápis.
f) 01 régua reta de acrílico transparente, milimetrada, com 50 cm de comprimento.
g) 02 Tubos de cola bastão com 40 g.
h) 01 estojo escolar com zíper, para guardar lápis e canetas, confeccionado em material 100% algodão. Tamanho pequeno.
i) 01 Pasta catálogo para portfolio A4. Confeccionada em papel cartão de alta resistência, revestido em plástico azul ou preto interna e externamente. Deve acompanhar 50 folhas/bolsas plásticas transparente para acondicionamento de folhas A4
j) 01 Pasta com alça no tamanho A3. Confeccionada em material plástico transparente incolor ou preto, com fechamento em elástico.
k) 01 Caderno para anotações brochura de 50 folhas, pautado, no tamanho A5, com capa dura (cor indiferente).
l) 01 Caneta esferográfica cristal (corpo transparente), com ponteira média. Cor preta.
m) 01 caneta para pintar e marcar tecidos com ponta de poliéster. Cor marrom.
n) 01 Tubo de cola para isopor com 35 g.
o) Rolo de espuma para pintura com cabo plástico e haste de metal. Largura: 50 mm.
p) 01 avental modelo canguru. Confeccionado em tecido brim preto, com bolso frontal. Tamanho único.
q) 01 Bandeja plástica para lavar pincéis. Cor indiferente. Tamanho: 165 X 165 X 90 mm.
r) 01 Suporte octagonal para pincéis com aproximadamente 40 orifícios e confeccionado em material plástico. Tamanho: 12,5 x16 x 16 cm
s) 01 Pincel chato de cabo amarelo com cerdas de pelo grosso. Número: 4.
t) 01 Pincel chato de cabo amarelo com cerdas de pelo grosso. Número: 10.
u) 01 Pincel chato de cabo amarelo com cerdas de pelo grosso. Número: 14.
v) 01 Pincel chato de cabo amarelo com cerdas de pelo grosso. Número: 18.
w) 01 Pincel chato de cabo amarelo com cerdas de pelo grosso. Número: 20.
x) 01 Pincel língua de gato, cabo vermelho, cerda sintética macia. Número: 4.
y) 01 Pincel língua de gato, cabo vermelho, cerda sintética macia. Número: 8.
z) 01 Pincel língua de gato, cabo vermelho, cerda sintética macia. Número: 12.
aa) 01 Pincel chato, cabo vermelho, cerda sintética macia. Número: 16.
bb) 01 Pincel chanfrado, cabo vermelho. Número: 8.
cc) 01 Godê para pintura confeccionado em material plástico, em forma de paleta, com 10 cavidades.
dd) 01 Estilete para lâmina de 18 mm.
ee) 01 Borrifador de água com capacidade para 500 ml. Corpo em material plástico transparente e gatilho aplicador em plástico branco.
ff) 01 Tesoura para uso geral em inox ou aço forjado.
gg) 01 Tesoura para costura em aço forjado, com lâmina microsserrilhada e fio navalha.
hh) 01 Óculos de segurança, constituído de um arco de material plástico preto com um visor de policarbonato incolor e hastes tipo espátula confeccionada do mesmo material do arco.
ii) Revistas de moda e decoração diversas para pesquisa e recorte.
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os subitens de a até p, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs.: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
Conforme informações constantes no Anexo III
BIBLIOGRAFIA ALUNOS PRONATEC
PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC, 2009.
Obs.: O(s) livro(s) listado(s) acima deverá(ão) ser entregues gratuitamente aos alunos Pronatec no primeiro dia de aula.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Artesão de Pintura em Tecido.
1 - Sala de aula convencional, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
¿ Mesa de professor com cadeira e computador com acesso a internet (padrão unidade).
¿ Datashow com sistema de som (padrão unidade).
¿ 01 Quadro branco* com apagador. (padrão unidade).
¿ 03 Marcadores para quadro branco (01 azul + 01 preto + 01 vermelho).
¿ 04 mesas de luz portáteis. Características: tamanho A3; área iluminada de acrílico leitoso branco no tamanho de 47 cm x 30 cm; estrutura em aço com acabamento na cor branca ou cinza; 02 lâmpadas fluorescentes de 15 W cada, instaladas internamente; Bivolt (110 V ¿ 220 V). Deve acompanhar alça para transporte.
¿ 25 Pranchetas de desenho portáteis, tamanho A2 (50 X 65 cm). Características técnicas: Estojo em madeira com espaço interno para acondicionamento de papeis e acessórios de desenho. Tampo da prancheta com mecanismo que permite regulagem de inclinação. O tampo deve acompanhar régua paralela e deverá ter acabamento liso, na cor branca fosca. A face da prancheta que fica em contato com a superfície onde está apoiada deverá ter no mínimo quatro apoios antiderrapantes. A prancheta deverá vir acondicionada em pasta plástica (polionda) com alça para transporte.
2 - Laboratório de tingimento
Para executar o curso é necessário atender à padronização de equipamentos, área física e mobiliário que constam na Intranet:
Divisão de Educação Profissional/Laboratórios/Laboratório de Tingimento
3 ¿ Equipamentos para complementar laboratório de Tingimento
02 sopradores térmicos com regulagem de temperatura e fluxo de ar de 3 estágios. Potência: 1000 W. Voltagem: 220 V. Deve acompanhar jogo de bicos para direcionar fluxo de ar.
*Recomenda-se o uso de lousa digital.
REFERÊNCIAS
COMPETÊNCIA: Organizar as atividades profissionais e tarefas rotineiras no ambiente de trabalho.
Referência básica
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 2. ed., rev. São Paulo: Senac, 2009.
Referências complementares
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2012.
MUROLO, Afrânio Carlos; BONETTO, Giácomo Augusto (Autor). Matemática aplicada à administração, economia e contabilidade. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2012.
TAVARES, José da Cunha. Tópicos de administração aplicada à segurança do trabalho. 10. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
COMPETÊNCIA: Criar e produzir pintura artesanal em tecidos, com desenhos manuais, tintas e corantes.
Referências básica
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. São Paulo: Senac, 2009.
Referências complementares
BANKS, Adam ; FRASE, Tom. O essencial da cor no design. São Paulo: Senac, 2012.
DERDYK, Edith. Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac, 2012.
PEDROSA, Israel. O universo da cor. Rio de Janeiro: SENAC, 2009.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres na área de Artes Visuais, com apresentação de portfolio e preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em Pintura em Tecido.
Graduados na área de Artes Visuais, com apresentação de portfolio e preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em Pintura em Tecido.
Técnicos em artes visuais e artesanato, com apresentação de portfolio e preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em Pintura em Tecido.
Ensino médio completo, com apresentação de portfolio e preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em Pintura em Tecido.
Projeto integrador de aplicação de pintura em tecido
Durante as aulas da competência Criar e produzir pintura artesanal em tecidos, com desenhos manuais, tintas e corantes o orientador deverá definir com os alunos o tipo de produto que será elaborado: bandeiras (amostras); pinturas em peças de vestuário ou cama, mesa e banho; artigos de decoração; cenografia; entre outros. O projeto pode ser realizado individualmente ou em equipe de acordo com definição do orientador, desde que não ultrapasse o número máximo de cinco alunos por equipe.
Nas aulas da unidade curricular Projeto Integrador o aluno desenvolverá e/ou organizará seu trabalho, incluindo etapas que contemplem no mínimo as fases de criação, plano de ação e execução, que devem ser apresentadas juntamente com o produto final do trabalho.
Durante a apresentação final dos trabalhos, sugere-se que os alunos façam uma análise das demais apresentações e se posicionem sobre como utilizariam a mesma técnica e pontos fortes e se houver sugestões de melhoria.