Técnico em Biblioteca
Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos
Escolaridade Mínima: Cursando no mínimo o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o aluno deverá ter concluído a disciplina de Língua Portuguesa.
Idade Mínima: 15 anos
Escolaridade Mínima: Cursando no mínimo o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou superior à escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, o aluno deverá ter concluído a disciplina de Língua Portuguesa.
O formado na Habilitação Técnica de Nível Médio em Biblioteca é o profissional do Eixo Tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social e atua em bibliotecas públicas, escolares, universitárias, comunitárias, virtuais e especializadas, além de centros de pesquisa e de documentação e empresas ou instituições que trabalhem com a disseminação da informação. É responsável por analisar os diferentes tipos de biblioteca, desenvolver rotinas de atendimento e recepção ao usuário dentro da linguagem padrão, aplicar metodologias de pesquisa, desenvolver atividades administrativas, auxiliar no processo de gestão colaborando no preparo físico, na preservação e conservação de acervos e equipamentos, elaborar instrumentos de comunicação, auxiliar na promoção de atividades socioculturais para o incentivo à leitura. Esse profissional se relacionará com usuários internos e externos dos ambientes onde atuará, bem como, com seus fornecedores de materiais e prestadores de serviços. Ao final do curso, esse profissional apresentará marcas formativas como domínio técnico-científico, atitude empreendedora, visão sistêmica, atitude sustentável e atitude colaborativa.
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) Não se aplica a este curso
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente o subitem a, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
INFRAESTRUTURA
Sala de aula convencional, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
Mesa orientador com cadeira e computador com acesso a internet (padrão unidade)
Datashow com sistema de som (padrão unidade)
01 Quadro branco* com apagador. (padrão unidade)
03 Marcadores para quadro branco (01 azul + 01 preto + 01 vermelho)
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
Laboratório de Biblioteca**, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
02 stantes simples, face com base, compostas por 04 prateleiras reguláveis. Dimensão: 100x200x32cm.
02 Bancada para manuseio dos materiais.
02 Computadores com Softwares gratuitos de gestão de biblioteca - Microsoft Office 2003, configuração recomendada: SO: Windows XP, Mem. Ram: 256 MB,Proc: Pentium 1.0 GHZ.
01 Impressora Jato de tinta - Impressão a 4 cores, resolução Até 5760 x 1440 dpi de resolucão otimizada usando vários tipos de papel, número de jatos Monocromática: 90 injetores (K-preto), colorida: 29 injetores x 3 (CMY), velocidade de impressão, documento com texto em preto : até 17 ppm, documento com texto colorido : Até 9 ppp, área de impressão 8,9 x 111 cm.
01 Scanner de mesa: Resolução óptica de 2400 dpi; Resolução de hardware de 2400 x 4800 dpi; Profundidade de cores de 48 bits; Utilização de documento em formato A4; Interface USB 2.0, com o respectivo cabo; Possibilidade de digitalizar documentos coloridos; Possibilidade de salvar documento digitalizado em disco, com tecla de atalho.
01 câmera semiprofissional digital (mínimo de 12 megapixels), com objetiva intercambiável e que possibilite o manuseio de suas funções básicas (velocidade, abertura e sensibilidade) em modo manual.
01 Tripé para câmera: pernas com 3 seções, cabeça de 3 movimentos e alcance mínimo de altura de 150 cm.
01 cartão de memória (mínimo de 8 GB) compatível com a câmera utilizada.
02 Aplicadores de cola (cola quente) - Gatilho avançado para fluxo contínuo de cola.
05 Carimbos específicos de biblioteca.
70 Livros de temas diversos, podendo ser adquiridos por doações ou sebos.
70 Revistas diversas, podendo ser desatualizadas, também podendo ser adquiridas por doações.
35 DVDs de filmes diversos, podendo ser obtidos por doações.
*recomenda-se o uso de lousa digital.
** Algumas atividades poderão ser realizadas na biblioteca da unidade, mas o Laboratório Específico de Biblioteca é obrigatório.
a) Não se aplica a este curso
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente o subitem a, conforme descrito no item 1. Os demais itens mencionados acima deverão ser disponibilizados aos alunos em sala de aula.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
INFRAESTRUTURA
Sala de aula convencional, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
Mesa orientador com cadeira e computador com acesso a internet (padrão unidade)
Datashow com sistema de som (padrão unidade)
01 Quadro branco* com apagador. (padrão unidade)
03 Marcadores para quadro branco (01 azul + 01 preto + 01 vermelho)
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
Laboratório de Biblioteca**, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
02 stantes simples, face com base, compostas por 04 prateleiras reguláveis. Dimensão: 100x200x32cm.
02 Bancada para manuseio dos materiais.
02 Computadores com Softwares gratuitos de gestão de biblioteca - Microsoft Office 2003, configuração recomendada: SO: Windows XP, Mem. Ram: 256 MB,Proc: Pentium 1.0 GHZ.
01 Impressora Jato de tinta - Impressão a 4 cores, resolução Até 5760 x 1440 dpi de resolucão otimizada usando vários tipos de papel, número de jatos Monocromática: 90 injetores (K-preto), colorida: 29 injetores x 3 (CMY), velocidade de impressão, documento com texto em preto : até 17 ppm, documento com texto colorido : Até 9 ppp, área de impressão 8,9 x 111 cm.
01 Scanner de mesa: Resolução óptica de 2400 dpi; Resolução de hardware de 2400 x 4800 dpi; Profundidade de cores de 48 bits; Utilização de documento em formato A4; Interface USB 2.0, com o respectivo cabo; Possibilidade de digitalizar documentos coloridos; Possibilidade de salvar documento digitalizado em disco, com tecla de atalho.
01 câmera semiprofissional digital (mínimo de 12 megapixels), com objetiva intercambiável e que possibilite o manuseio de suas funções básicas (velocidade, abertura e sensibilidade) em modo manual.
01 Tripé para câmera: pernas com 3 seções, cabeça de 3 movimentos e alcance mínimo de altura de 150 cm.
01 cartão de memória (mínimo de 8 GB) compatível com a câmera utilizada.
02 Aplicadores de cola (cola quente) - Gatilho avançado para fluxo contínuo de cola.
05 Carimbos específicos de biblioteca.
70 Livros de temas diversos, podendo ser adquiridos por doações ou sebos.
70 Revistas diversas, podendo ser desatualizadas, também podendo ser adquiridas por doações.
35 DVDs de filmes diversos, podendo ser obtidos por doações.
*recomenda-se o uso de lousa digital.
** Algumas atividades poderão ser realizadas na biblioteca da unidade, mas o Laboratório Específico de Biblioteca é obrigatório.
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM BIBLIOTECA, Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal nº 9.394/96, de 20/12/1996, na Lei nº 12.513, 26/10/2011, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 09/07/2008, Resolução CNE/CEB n° 04, de 13/07/2010, Resolução n° 04, de 06/06/2012, Resolução CNE/CEB n° 30/01/2012, Resolução CNE/CEB n° 06, de 20/09/2012 e normativas do Senac, respeitando as Leis nº 4.084, de 30/06/1962 e nº 9.674, de 25/06/1998 específicas do profissional Bibliotecário.
Ao aluno que concluir o curso técnico e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM BIBLIOTECA, Eixo Tecnológico Desenvolvimento Educacional e Social.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências desenvolvidas, das competências em desenvolvimento e das competências não desenvolvidas.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a Organização Curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o diploma da habilitação profissional após a apresentação da documentação comprobatória de aprovação do Ensino Médio.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências desenvolvidas, das competências em desenvolvimento e das competências não desenvolvidas.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a Organização Curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o diploma da habilitação profissional após a apresentação da documentação comprobatória de aprovação do Ensino Médio.
INFRAESTRUTURA
Sala de aula convencional, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
Mesa orientador com cadeira e computador com acesso a internet (padrão unidade)
Datashow com sistema de som (padrão unidade)
01 Quadro branco* com apagador. (padrão unidade)
03 Marcadores para quadro branco (01 azul + 01 preto + 01 vermelho)
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
Laboratório de Biblioteca**, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
02 stantes simples, face com base, compostas por 04 prateleiras reguláveis. Dimensão: 100x200x32cm.
02 Bancada para manuseio dos materiais.
02 Computadores com Softwares gratuitos de gestão de biblioteca - Microsoft Office 2003, configuração recomendada: SO: Windows XP, Mem. Ram: 256 MB,Proc: Pentium 1.0 GHZ.
01 Impressora Jato de tinta - Impressão a 4 cores, resolução Até 5760 x 1440 dpi de resolucão otimizada usando vários tipos de papel, número de jatos Monocromática: 90 injetores (K-preto), colorida: 29 injetores x 3 (CMY), velocidade de impressão, documento com texto em preto : até 17 ppm, documento com texto colorido : Até 9 ppp, área de impressão 8,9 x 111 cm.
01 Scanner de mesa: Resolução óptica de 2400 dpi; Resolução de hardware de 2400 x 4800 dpi; Profundidade de cores de 48 bits; Utilização de documento em formato A4; Interface USB 2.0, com o respectivo cabo; Possibilidade de digitalizar documentos coloridos; Possibilidade de salvar documento digitalizado em disco, com tecla de atalho.
01 câmera semiprofissional digital (mínimo de 12 megapixels), com objetiva intercambiável e que possibilite o manuseio de suas funções básicas (velocidade, abertura e sensibilidade) em modo manual.
01 Tripé para câmera: pernas com 3 seções, cabeça de 3 movimentos e alcance mínimo de altura de 150 cm.
01 cartão de memória (mínimo de 8 GB) compatível com a câmera utilizada.
02 Aplicadores de cola (cola quente) - Gatilho avançado para fluxo contínuo de cola.
05 Carimbos específicos de biblioteca.
70 Livros de temas diversos, podendo ser adquiridos por doações ou sebos.
70 Revistas diversas, podendo ser desatualizadas, também podendo ser adquiridas por doações.
35 DVDs de filmes diversos, podendo ser obtidos por doações.
*recomenda-se o uso de lousa digital.
** Algumas atividades poderão ser realizadas na biblioteca da unidade, mas o Laboratório Específico de Biblioteca é obrigatório.
Sala de aula convencional, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
Mesa orientador com cadeira e computador com acesso a internet (padrão unidade)
Datashow com sistema de som (padrão unidade)
01 Quadro branco* com apagador. (padrão unidade)
03 Marcadores para quadro branco (01 azul + 01 preto + 01 vermelho)
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
Laboratório de Biblioteca**, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
02 stantes simples, face com base, compostas por 04 prateleiras reguláveis. Dimensão: 100x200x32cm.
02 Bancada para manuseio dos materiais.
02 Computadores com Softwares gratuitos de gestão de biblioteca - Microsoft Office 2003, configuração recomendada: SO: Windows XP, Mem. Ram: 256 MB,Proc: Pentium 1.0 GHZ.
01 Impressora Jato de tinta - Impressão a 4 cores, resolução Até 5760 x 1440 dpi de resolucão otimizada usando vários tipos de papel, número de jatos Monocromática: 90 injetores (K-preto), colorida: 29 injetores x 3 (CMY), velocidade de impressão, documento com texto em preto : até 17 ppm, documento com texto colorido : Até 9 ppp, área de impressão 8,9 x 111 cm.
01 Scanner de mesa: Resolução óptica de 2400 dpi; Resolução de hardware de 2400 x 4800 dpi; Profundidade de cores de 48 bits; Utilização de documento em formato A4; Interface USB 2.0, com o respectivo cabo; Possibilidade de digitalizar documentos coloridos; Possibilidade de salvar documento digitalizado em disco, com tecla de atalho.
01 câmera semiprofissional digital (mínimo de 12 megapixels), com objetiva intercambiável e que possibilite o manuseio de suas funções básicas (velocidade, abertura e sensibilidade) em modo manual.
01 Tripé para câmera: pernas com 3 seções, cabeça de 3 movimentos e alcance mínimo de altura de 150 cm.
01 cartão de memória (mínimo de 8 GB) compatível com a câmera utilizada.
02 Aplicadores de cola (cola quente) - Gatilho avançado para fluxo contínuo de cola.
05 Carimbos específicos de biblioteca.
70 Livros de temas diversos, podendo ser adquiridos por doações ou sebos.
70 Revistas diversas, podendo ser desatualizadas, também podendo ser adquiridas por doações.
35 DVDs de filmes diversos, podendo ser obtidos por doações.
*recomenda-se o uso de lousa digital.
** Algumas atividades poderão ser realizadas na biblioteca da unidade, mas o Laboratório Específico de Biblioteca é obrigatório.
1. COMPETÊNCIA: Planejar as atividades profissionais no ambiente de trabalho
Referência Básica
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 2. ed., rev. São Paulo: Senac, 2009.
Referência Complementar
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2012.
2. COMPETÊNCIA: Comunicar-se nas atividades diárias nos diversificados tipos de biblioteca
Referência Básica
BAHIENSE, Raquel. Falar bem para atender melhor. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2011.
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2010.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 56. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
FISCHER, STEVEN Roger. História da escrita. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2009. 293 p.
Referência Complementar
KRANZ, Garry. Comunicação: use corretamente a linguagem empresarial. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2006.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008
3. COMPETÊNCIA: Atender e recepcionar o usuário nos serviços de biblioteca
Referência Básica
ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2012. 312 p.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; ALYRIO, Rovigati Danilo; MACEDO, Marcelo Alvaro da Silva. Princípios de negociação: ferramentas e gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 2011 273 p. ISBN 9788522445837.
DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao público nas organizações: quando o marketing de serviços mostra a cara. 6. ed. Brasília, DF: Ed. Senac Distrito Federal, 2012. 175 p. ISBN 9788562564215.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 3. ed. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2011. 228 p. ISBN 9788573598384.
CORTÊ, Adelaide Ramos e.; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011. 176 p. ISBN 978-8585637446.
CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2010. 182 p. ISBN 978-8585637422.
LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2011. 224 p. ISBN 9788539601165.
4. COMPETÊNCIA: Desenvolver atividades administrativas, relacionadas às rotinas da biblioteca
Referência Básica
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro (RJ): Fundação Getulio Vargas, 2008. 225 p.
SANTOS, Vanderlei Batista dos (Org.). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital e gestão do conhecimento. 3. ed. Distrito Federal: Ed. Senac Distrito Federal, 2009. 223 p. ISBN 9788598694375.
SENAC. Departamento Nacional. Práticas administrativas em escritório. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2007. 152 p. ISBN 9788574582498.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
Referência Complementar
ISSA, Najet M. K. Iskandar. Word 2010. 2. ed., rev. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2012. 378 p. (Nova Série Informática) ISBN 9788539600687.
MARTELLI, Richard. Excel 2010. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2012. 281 p. (Nova série informática) ISBN 9788539601349.
5. COMPETÊNCIA: Estabelecer e aplicar metodologias de pesquisa
Referência Básica
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. 247 p. ISBN 9788522455683.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. 321 p. ISBN 9788522453399.
Referência Complementar
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. rev. e atual. pela norma da ABNT 14724, de 30/12/2005. São Paulo, SP: Saraiva, 2006. 210 p. ISBN 9788502055322 (broch.).
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
6. COMPETÊNCIA: Realizar o preparo físico do material do acervo
Referência Básica
ARAÚJO, Iza Antunes; SILVA, Divina Aparecida da. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 6. Ed. Rio de Janeiro: Thesauros, 2009.
Referência Complementar
Não há.
7. COMPETÊNCIA: Auxiliar na elaboração e execução de ações no processo de gestão da biblioteca
Referência Básica
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. 144 p. ISBN 85-85637277.
PRADO, Heloisa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T. A. QUEIROZ, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 29. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011. 335 p. ISBN 9788522463305.
Referência Complementar
Não há.
8. COMPETÊNCIA: Auxiliar na preservação, conservação e restauração do material do acervo
Referência Básica
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro (RJ): Fundação Getulio Vargas, 2008. 225 p.
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. 144 p. ISBN 85-85637277.
Referência Complementar
Não há.
9. COMPETÊNCIA: Disseminar e disponibilizar a informação
Referência Básica
BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo, SP: Atlas, 1998. 104 p. ISBN 8522420122.
ANGELONI, Maria Terezinha (Org). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo, SP: Saraiva, 2008. xii, 363p. ISBN 9788502061965.
SÊMOLA, Marcos. Gestão da segurança da informação: uma visão executiva. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2003. 156 p. ISBN 9788535211918
Referência Complementar
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
10. COMPETÊNCIA: Auxiliar na elaboração de atividades socioculturais e educacionais
Referência Básica
MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo web: produção e edição de notícias on-line. . 2. ed. rev. ampl. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2002. 147 p. ISBN 8573591552.
JERKOVIC, John I. Guerreiro SEO: técnicas essenciais para aumentar a visibilidade na web. 1. ed. São Paulo, SP: Novatec, 2010. 506 p. ISBN 9788575222287.
CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2010. 182 p. ISBN 978-8585637422.
Referência Complementar
Não há.
Referência Básica
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 2. ed., rev. São Paulo: Senac, 2009.
Referência Complementar
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2012.
2. COMPETÊNCIA: Comunicar-se nas atividades diárias nos diversificados tipos de biblioteca
Referência Básica
BAHIENSE, Raquel. Falar bem para atender melhor. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2011.
CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2010.
WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 56. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
FISCHER, STEVEN Roger. História da escrita. 1. ed. São Paulo: UNESP, 2009. 293 p.
Referência Complementar
KRANZ, Garry. Comunicação: use corretamente a linguagem empresarial. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2006.
CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008
3. COMPETÊNCIA: Atender e recepcionar o usuário nos serviços de biblioteca
Referência Básica
ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2012. 312 p.
ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; ALYRIO, Rovigati Danilo; MACEDO, Marcelo Alvaro da Silva. Princípios de negociação: ferramentas e gestão. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 2011 273 p. ISBN 9788522445837.
DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao público nas organizações: quando o marketing de serviços mostra a cara. 6. ed. Brasília, DF: Ed. Senac Distrito Federal, 2012. 175 p. ISBN 9788562564215.
Referência Complementar
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
VIEIRA, Maria Christina de Andrade. Comunicação empresarial: etiqueta e ética nos negócios. 3. ed. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2011. 228 p. ISBN 9788573598384.
CORTÊ, Adelaide Ramos e.; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2011. 176 p. ISBN 978-8585637446.
CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2010. 182 p. ISBN 978-8585637422.
LYONS, Martyn. Livro: uma história viva. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2011. 224 p. ISBN 9788539601165.
4. COMPETÊNCIA: Desenvolver atividades administrativas, relacionadas às rotinas da biblioteca
Referência Básica
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro (RJ): Fundação Getulio Vargas, 2008. 225 p.
SANTOS, Vanderlei Batista dos (Org.). Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital e gestão do conhecimento. 3. ed. Distrito Federal: Ed. Senac Distrito Federal, 2009. 223 p. ISBN 9788598694375.
SENAC. Departamento Nacional. Práticas administrativas em escritório. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Senac Nacional, 2007. 152 p. ISBN 9788574582498.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
Referência Complementar
ISSA, Najet M. K. Iskandar. Word 2010. 2. ed., rev. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2012. 378 p. (Nova Série Informática) ISBN 9788539600687.
MARTELLI, Richard. Excel 2010. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2012. 281 p. (Nova série informática) ISBN 9788539601349.
5. COMPETÊNCIA: Estabelecer e aplicar metodologias de pesquisa
Referência Básica
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. 247 p. ISBN 9788522455683.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. 321 p. ISBN 9788522453399.
Referência Complementar
FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 5. ed. rev. e atual. pela norma da ABNT 14724, de 30/12/2005. São Paulo, SP: Saraiva, 2006. 210 p. ISBN 9788502055322 (broch.).
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
6. COMPETÊNCIA: Realizar o preparo físico do material do acervo
Referência Básica
ARAÚJO, Iza Antunes; SILVA, Divina Aparecida da. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissional. 6. Ed. Rio de Janeiro: Thesauros, 2009.
Referência Complementar
Não há.
7. COMPETÊNCIA: Auxiliar na elaboração e execução de ações no processo de gestão da biblioteca
Referência Básica
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. 144 p. ISBN 85-85637277.
PRADO, Heloisa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. São Paulo: T. A. QUEIROZ, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 29. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011. 335 p. ISBN 9788522463305.
Referência Complementar
Não há.
8. COMPETÊNCIA: Auxiliar na preservação, conservação e restauração do material do acervo
Referência Básica
PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro (RJ): Fundação Getulio Vargas, 2008. 225 p.
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2005. 144 p. ISBN 85-85637277.
Referência Complementar
Não há.
9. COMPETÊNCIA: Disseminar e disponibilizar a informação
Referência Básica
BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo, SP: Atlas, 1998. 104 p. ISBN 8522420122.
ANGELONI, Maria Terezinha (Org). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo, SP: Saraiva, 2008. xii, 363p. ISBN 9788502061965.
SÊMOLA, Marcos. Gestão da segurança da informação: uma visão executiva. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2003. 156 p. ISBN 9788535211918
Referência Complementar
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
10. COMPETÊNCIA: Auxiliar na elaboração de atividades socioculturais e educacionais
Referência Básica
MOHERDAUI, Luciana. Guia de estilo web: produção e edição de notícias on-line. . 2. ed. rev. ampl. São Paulo, SP: Ed. Senac São Paulo, 2002. 147 p. ISBN 8573591552.
JERKOVIC, John I. Guerreiro SEO: técnicas essenciais para aumentar a visibilidade na web. 1. ed. São Paulo, SP: Novatec, 2010. 506 p. ISBN 9788575222287.
CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2010. 182 p. ISBN 978-8585637422.
Referência Complementar
Não há.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Letras (Idiomas Português/Inglês) e Administrativa, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando na atividade de disseminação da informação (para atuar nas temáticas de comunicação, empreendedorismo e rotinas administrativas).
Especialistas/Mestres na área de Biblioteconomia, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando no tratamento, recuperação e disseminação da informação (para atuar em todas as competências do curso).
Graduados nas áreas de Letras (Idiomas Português/Inglês) e Administrativa, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando na atividade de disseminação da informação (para atuar nas temáticas de comunicação, empreendedorismo e rotinas administrativas).
Graduados nas áreas na área de Biblioteconomia, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando no tratamento, recuperação e disseminação da informação (para atuar em todas as competências curso).
Técnicos de Nível Médio na área de Biblioteconomia preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando no tratamento, recuperação e disseminação da informação.
Especialistas/Mestres nas áreas de Letras (Idiomas Português/Inglês) e Administrativa, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando na atividade de disseminação da informação (para atuar nas temáticas de comunicação, empreendedorismo e rotinas administrativas).
Especialistas/Mestres na área de Biblioteconomia, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando no tratamento, recuperação e disseminação da informação (para atuar em todas as competências do curso).
Graduados nas áreas de Letras (Idiomas Português/Inglês) e Administrativa, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando na atividade de disseminação da informação (para atuar nas temáticas de comunicação, empreendedorismo e rotinas administrativas).
Graduados nas áreas na área de Biblioteconomia, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando no tratamento, recuperação e disseminação da informação (para atuar em todas as competências curso).
Técnicos de Nível Médio na área de Biblioteconomia preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos atuando no tratamento, recuperação e disseminação da informação.
Na unidade curricular do projeto integrador deve ser desenvolvida a organização do documento, contudo a sua elaboração e execução devem ocorrer durante todas as competências do curso. Para isso, sugere-se que a primeira aula do projeto seja no início do curso, assim os alunos poderão entender, questionar e utilizar as aulas das demais competências para trabalharem seus projetos. E a última aula, seja ao final do curso, para a apresentação dos projetos.
O projeto integrador poderá ser de orientação ao usuário, disseminação da informação, preservação, conservação e restauração de materiais do acervo, uma proposta de melhoria no processo de gestão da biblioteca, o desenvolvimento de uma atividade cultural visando o incentivo a leitura, implantação do Programa 5S em uma biblioteca, entre outros relacionados ao perfil profissional de conclusão previsto para o aluno.
A opção entre a realização de projetos com temas diversificados na mesma turma ou de um tema único ficará sob a responsabilidade do orientador e/ou da equipe educacional, bem como se o projeto será realizado individual ou em equipe, desde que não ultrapasse o número máximo de cinco alunos por equipe.
Nas aulas do Projeto Integrador o aluno organizará seu trabalho, incluindo etapas que contemplem no mínimo as fases de criação, plano de ação e execução, que devem ser apresentadas juntamente com o produto final do trabalho.
Durante a apresentação final dos trabalhos, sugere-se que os alunos façam uma análise das demais apresentações e se posicionem sobre como realizaram a mesma proposta, pontos fortes e, se houver, sugestões de melhoria.
Indicadores:
Integra as competências do curso no desenvolvimento do projeto integrador;
Contempla as etapas de criação, plano de ação e execução no desenvolvimento do projeto integrador.
Propõe ações criativas e inovadoras, a partir da visão crítica da atuação do Técnico em Biblioteca.
O projeto integrador poderá ser de orientação ao usuário, disseminação da informação, preservação, conservação e restauração de materiais do acervo, uma proposta de melhoria no processo de gestão da biblioteca, o desenvolvimento de uma atividade cultural visando o incentivo a leitura, implantação do Programa 5S em uma biblioteca, entre outros relacionados ao perfil profissional de conclusão previsto para o aluno.
A opção entre a realização de projetos com temas diversificados na mesma turma ou de um tema único ficará sob a responsabilidade do orientador e/ou da equipe educacional, bem como se o projeto será realizado individual ou em equipe, desde que não ultrapasse o número máximo de cinco alunos por equipe.
Nas aulas do Projeto Integrador o aluno organizará seu trabalho, incluindo etapas que contemplem no mínimo as fases de criação, plano de ação e execução, que devem ser apresentadas juntamente com o produto final do trabalho.
Durante a apresentação final dos trabalhos, sugere-se que os alunos façam uma análise das demais apresentações e se posicionem sobre como realizaram a mesma proposta, pontos fortes e, se houver, sugestões de melhoria.
Indicadores:
Integra as competências do curso no desenvolvimento do projeto integrador;
Contempla as etapas de criação, plano de ação e execução no desenvolvimento do projeto integrador.
Propõe ações criativas e inovadoras, a partir da visão crítica da atuação do Técnico em Biblioteca.
Informações do Curso
- Tipo: Cursos Livres
- Eixo: Desenvolvimento Educacional e Social
- Áreas:
Unidades com matrículas abertas
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