REQUISITOS DE ACESSO
Para matrícula no curso o candidato deverá apresentar:
MÓDULO I:
Idade Mínima: 16 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído até o 2° ano ou já ter completado as disciplinas de Matemática e Inglês.
Conhecimentos básicos em Informática (Operador de Microcomputador).
MÓDULO II:
Idade Mínima: 16 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído até o 2° ano ou já ter completado as disciplinas de Matemática e Inglês.
MÓDULO III:
Idade Mínima: 16 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo ou estar cursando a partir do 2º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído até o 2° ano ou já ter completado as disciplinas de Matemática e Inglês.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O profissional com a Qualificação Profissional Técnica em Web Design atua no eixo de Informação e Comunicação. Está apto a elaborar layout de websites, formatar e otimizar imagens vetoriais, bitmaps, gráficos, animações e elementos visuais de navegação, com criatividade, pró-atividade e organização, além de produzir, configurar e publicar sites estáticos. Atua em empresas de desenvolvimento de websites ou de forma autônoma.
O profissional com a Qualificação Profissional Técnica em Web Master atua no eixo de Informação e Comunicação. Está apto a desenvolver algoritmos, produzir e implementar sites com acesso a banco de dados, atuando com raciocínio lógico, paciência e organização, além de propor soluções que atendam as necessidades do cliente, no que diz respeito à programação de sistemas de computação em ambiente web, podendo trabalhar com provedores de acesso e conteúdo para Internet.
O Técnico de Nível Médio em Informática para Internet é o profissional do eixo de Informação e Comunicação, que está apto a propor soluções que atendam as necessidades das empresas e dos clientes, no que diz respeito a utilizar as linguagens de programação de sistemas orientadas para Internet na construção de páginas e sites estáticos e dinâmicos seguindo padrões internacionais de projetos com pró-atividade e iniciativa, podendo trabalhar na área de Desenvolvimento de Sistemas nos departamentos de Tecnologias da Informação, ou ainda em provedores de acesso e conteúdo para Internet e pode atuar forma autônoma e/ou empresas.
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET, EIXO TECNOLÓGICO INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/96, de 20/12/1996, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, no Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05/10/1999 e Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 01/05, de 03/02/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 03/07/2008, na Resolução CEE/SC nº 054/2005, de 20/09/2005, e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
No planejamento e organização das metodologias de aula a serem empregadas deverão ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam análise e solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, visando assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. As Aulas Práticas serão desenvolvidas durante todas as Unidades Curriculares conforme plano de trabalho do docente. Mesmo nas Unidades Curriculares eminentemente teóricas o uso do laboratório se justifica para documentação digitalizada dos alunos.
O conjunto de etapas deste plano de curso resultará em um projeto integrador que perpassará todos os módulos. A atividade ocorrerá em parcerias com empresas e/ou clientes, ou ainda por meio de simulações.
A forma de operacionalização do Curso Técnico em Informática para Internet poderá ser realizada da seguinte forma:
¿ Primeiro Módulo:
Sugerimos que a Unidade Curricular Tratamento de Eventos para Web seja iniciada após 10 horas da Unidade Curricular Lógica de Programação em Pseudo-código. As demais unidades curriculares podem ser ministradas paralelamente e o projeto Integrador em Web Design deve ser concluído no final do módulo.
¿ Segundo Módulo:
Sugerimos que a Unidade Curricular Sistema de Sistema de Gerenciamento de banco de Dados seja iniciada após o término do conhecimento ¿Princípios da linguagem de consulta estruturada (SQL)¿ da Unidade Curricular Organização de Banco de Dados. As demais
Unidades Curriculares podem ser oferecidas paralelamente, desde que o Projeto Integrador em Web Master seja concluído ao final do módulo.
¿ Terceiro módulo:
Todas as Unidades Curriculares podem ser oferecidas paralelamente, desde que o Projeto Integrador em Informática para internet seja concluído ao final do módulo.
Os projetos desenvolvidos consistirão em propor aos alunos a realização de uma atividade concreta ¿ um projeto propriamente dito ¿ que contemple a maioria das Unidades Curriculares dos módulos, objetivando a contextualização e a interdisciplinaridade das competências propostas e esteja em consonância com o perfil do profissional. O projeto será negociado com os alunos e orientadores, ocasião em que serão levantadas as necessidades reais da prática profissional além das competências para essas atividades.
Os projetos serão desenvolvidos pelos alunos, individualmente ou em grupo e demandarão a aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desenvolvimento das competências previstas em cada módulo. Desta forma, o envolvimento, a responsabilidade e a autoria dos alunos serão essenciais. O docente acompanhará todo o processo e valorizará a pluralidade de dimensões e visará estabelecer conexões entre os vários pontos de vista dos alunos.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deverá, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem.
PESSOAL DOCENTE
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos orientadores de curso, de acordo com a seguinte ordem preferencial e nos termos da legislação vigente:
Graduados na área de Tecnologias da Informação com formação específica no curso, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos.
Técnico de Nível Médio, com formação específica no curso e/ou experiência comprovada na área de conhecimento ou segmento de no mínimo dois anos.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o módulo I será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM WEB DESIGN.
Ao aluno que concluir o módulo II será conferido o CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM WEB MASTER.
Ao aluno que for aprovado nos módulos I, II e III e comprovar a conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DE TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências.
Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a organização curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o Diploma da Habilitação Profissional após a apresentação da documentação comprobatória de aprovação do Ensino Médio.
INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA
Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão a internet.
Softwares específicos instalados: Windows, Apache ou Internet Information Server, PHP, MySQL, ADOBE, Java, MS-Project, Eclipse, MySQL Administrator, MySQL, MySQL Query Browser, JDK. Drupal, Joomla, Wordpress e Configuração compatível com os requisitos mínimos dos softwares utilizados no curso.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
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