Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 18 anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto ou estar cursando a partir do 5º ano (apresentar documento que comprove a escolaridade igual ou maior que a escolaridade mínima).
Obs.: No caso de estar cursando o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter completado as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Biologia.
Atuação: Ser membro da CIPA.
Realizar atividades voltadas ao eixo tecnológico de Segurança do Trabalho, de acordo com as atribuições dos membros da CIPA, conforme dispõe a Norma Regulamentadora NR5, atuando com liderança e iniciativa, tendo como objetivo prevenir e minimizar acidentes e doenças decorrentes do trabalho, protegendo a integridade do trabalhador no seu ambiente de trabalho.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Unidade Curricular Carga Horária
1. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 20h
TOTAL 20h
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado em Treinamento para Membros da CIPA.
Sala de aula convencional.
Laboratório de informática, contendo computadores com conexão a internet.
OLIVEIRA, Claudio Antônio Dias. Segurança e Medicina do Trabalho ¿ Guia de Prevenção de riscos. São Paulo: Yendis, 2011.
CAMPOS, Armando. CIPA ¿ Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. São Paulo: Senac, 2008.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Medicina do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho ou Enfermagem do Trabalho preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Técnicos de Nível Médio na área de Segurança do Trabalho preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.