Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade mínima: 18 anos completos.
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Incompleto.
Ter curso de Cozinheiro ou experiência profissional em Cozinha
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Aperfeiçoamento: Técnicas de Cozinha, com carga horária de 40 horas
Sala de aula convencional
Sala ambiente de Cozinha
SENAC. Departamento Nacional. Sou cozinheiro: técnicas, tendências e informações para o aperfeiçoamento profissional. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2011
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
SEBESS, Mariana. Técnicas da Cozinha Profissional. Rio de Janeiro. Ed. SENAC Nacional. 3ª edição revista e ampliada, 2007.
CPF, RG e comprovante de residência, comprovante de experiência profissional em açougue
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Graduados nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo, Hotelaria e Administração preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Técnicos de Nível Médio nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano.
Profissionais atuantes nas áreas de Gastronomia e/ou Alimentos e Bebidas, Turismo e Hotelaria preferencialmente com experiência profissional de no mínimo dois anos.
A área de alimentos, principalmente de serviços de alimentação, vem crescendo muito devido a grande procura. Hoje a vida agitada das pessoas faz com que elas procuram em restaurantes, lanchonetes, padarias, quiosques, delicatesses, etc. para fazerem suas refeições. Para o número crescente de estabelecimentos se faz necessário pessoas devidamente capacitadas e regularmente atualizadas. O profissional que já atua nesse ramo deve ser capaz de atender as demandas básicas de uma cozinha, tendo como foco a higiene e a segurança alimentar, o que garante a produção de alimentos com o mínimo de risco a saúde do consumidor.
Este curso pretende atualizar a competência de preparar produções culinárias básicas, considerando técnicas de manipulação, higienização do produto e do local de trabalho, conforme normas técnicas de higiene, qualidade, segurança, considerando as técnicas de produção.