Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade mínima: 15 anos completos.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Completo
Aperfeiçoar os profissionais do Eixo de Gestão e Negócios que atua nos processos de atendimento e recepção de escritórios de advocacia, executando atividades de apoio à área administrativa, financeira e jurídica, observando os procedimentos operacionais e a legislação em vigor.
Materiais de uso obrigatório do aluno:
Não aplicável.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao atendimento do objetivo pelo aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
Presencial - Pasta, bloco e caneta.
EAD - Não se aplica ao curso
Ao aluno que concluir o curso, será conferido o Certificado de Secretariado em Advocacia
Prática Profissional na Elaboração e Execução de Ações no Processo de Atendimento e Organização do Escritório de Advocacia
Referência básica
BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel de Sá Affonso da; LEMOS, Ana Heloísa da Costa (Org.) (Colab.). Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 8. ed. Belo Horizonte: INDG Tecnologia e Serviços, 2004.
SENAC. DR. MG. Etiqueta social e profissional. Contagem: SENAC/MG/CTEAD, 2000.
MOREY, Doc. O Poder do telefone: aumente sua eficiência quando estiver ao telefone. Tradução Suria Vaz. São Paulo: Amadio, 2002. (Técnicas Motivacionais).
SENAC. Departamento Nacional. Práticas administrativas em escritório. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2011.
GOMES, Carlos Roberto. Controle diário e fluxo de caixa. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2010.
Referências complementares
ZDANOWICZ, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 10. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2010.
GOMES, Carlos Roberto. Contabilidade Básica. 3. ed., rev. e amp. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2008.
BORDIN FILHO, Sady. Marketing pessoal: 100 dicas para valorizar a sua imagem. Rio de Janeiro: Record, 2010.
DANTAS, Edmundo Brandão. Atendimento ao publico nas organizações: quando o marketing de serviços mostra a cara. Brasília: Ed. Senac DF, 2004.
COSTA, Rosânia de Lima. Rotinas trabalhistas: departamento pessoal modelo de A a Z. 3. ed. São Paulo, SP: Cenofisco, 2011.
Os documentos necessários para matrícula no Curso de Aperfeiçoamento em Secretariado em Advocacia estão descritos nas diretrizes institucionais referentes aos procedimentos de matrícula, e deverão ser considerados pela data início de cada turma.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas/Mestres e Doutores na área de Direito, Administração, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em docência e pesquisa na área.
Graduados na área de Direito, Administração, Secretariado Executivo preferencialmente com experiência profissional de no mínimo um ano em docência.
A tendência atual do mercado em escritórios de advocacia é a profissionalização dos serviços jurídicos. A necessidade de garantir excelência e dinâmica na organização interna, por meio de rotinas, métodos e práticas que facilitem o trabalho de forma geral, é um dos principais motivos que fazem escritórios de advocacia a buscar a profissionalização de seus funcionários, em especial, as secretárias.
Com o aumento das demandas dos escritórios de advocacia, surge a necessidade de criar e estabelecer processos, organização de rotinas e ações desempenhadas neste meio.
Atuando com advogados, a secretária é quem tem o primeiro contato com o cliente. Cabe a ela repassar uma boa impressão. A mesma deve conhecer os campos de atuação dos profissionais que assessora, gerenciar e coordenar as informações recebidas.
Essas características exigem uma secretária flexível, competente e comprometida com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas atividades.
Conforme esta necessidade de mercado, buscamos oferecer uma qualificação voltada a estas características essenciais destas profissionais.
O curso proporcionará conhecimentos voltados a atendimento e recepção, noções administrativas, financeiras e conhecimento jurídico.