Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade Mínima: 15 anos
Escolaridade Mínima: Ensino Médio Incompleto
O assistente de produção cultural é o profissional responsável por auxiliar o produtor cultural, realizando contatos com patrocinadores e apoiadores para a realização da produção, atendimento da legislação dos direitos autorais, elaborando e encaminhando documentos específicos para a produção e solicitando espaços e pauta.
Este profissional é responsável também por intermediar a comunicação entre o produtor e a equipe, assessorar os departamentos solicitando e fazendo com que as etapas planejadas de pré-produção, produção e pós-produção sejam cumpridas.
O assistente de produção cultural atua em produções de espetáculos artísticos e culturais, audiovisuais, multimídia e eventos, podendo ser um profissional que também trabalha por projetos como freelancer.
O assistente de produção cultural formado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, atuando com foco em resultados.
A seguir as competências que compõem o perfil do assistente de produção cultural:
Planejar e pré preparar a produção cultural do produto
Organizar e auxiliar a produção cultural do produto
Realizar a pós-produção cultural do produto
Planejar e pré preparar a produção cultural do produto 60h
Organizar e auxiliar a produção cultural do produto 48h
Realizar a pós produção cultural do produto 36
PROJETO INTEGRADOR 16h
1) Materiais de uso obrigatório do aluno:
a) 01 Caderno para anotações pautado tamanho A4
b) 01 pen drive com no mínimo 8 GB
2) Materiais disponibilizados ao aluno:
Alunos com bolsa de estudos deverão receber gratuitamente os materiais conforme descrito no item 1.
Obs: É descrita acima apenas a quantidade para um número mínimo de procedimentos necessários ao desenvolvimento das competências por aluno. Caso seja necessária à realização de mais atividades o aluno sem bolsa terá que adquirir materiais conforme a demanda.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Assistente de Produção Cultural.
1 - Sala de aula convencional, no mínimo, com os seguintes equipamentos:
¿ Mesa de professor com cadeira e computador com acesso a internet (padrão unidade).
¿ Datashow com sistema de som (padrão unidade).
¿ 01 Quadro branco* com apagador. (padrão unidade).
03 Marcadores para quadro branco (01 azul + 01 preto + 01 vermelho).
2 ¿ Laboratório de informática, contendo: computadores com conexão com a internet.
Para a realização deste curso a Unidade do Senac/SC tem que ter obrigatoriamente as licenças específicas.
*Recomenda-se o uso de lousa digital.
Os documentos necessários para matrícula estão descritos nas diretrizes institucionais referentes aos procedimentos de matrícula, e deverão ser considerados pela data início de cada turma.
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste curso, poderão ser admitidos orientadores com o seguinte perfil:
Especialistas e/ou Mestres em Gestão ou Produção Cultural
Graduados em Artes ou afins, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo três anos em Produção Cultural
Graduados em qualquer área do conhecimento, preferencialmente com experiência profissional de no mínimo cinco anos em Produção Cultural.
Profissionais do mercado com comprovada experiência de 10 anos em Produção Cultural.
O crescimento da Economia Criativa projetado para os próximos anos vai fomentar o surgimento de uma grande quantidade de empreendimentos nos setores criativos gerando uma demanda cada vez maior por profissionais capacitados para o mercado de trabalho. O maior indicador foi a constatação, em 2013, que a economia criativa já apresenta crescimento maior do que o PIB brasileiro.
Pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam uma participação de 7% de bens e serviços culturais no PIB mundial, com crescimento anual previsto em torno de 10% a 20%. No Brasil, o crescimento médio anual dos setores criativos (6,13%) foi superior ao aumento médio do PIB nacional (cerca de 4,3%) nos últimos anos.
Segundo organização feita recentemente pela Secretaria da Economia Criativa, no Ministério da Cultura, o Brasil tem cinco setores criativos:
Patrimônio (materiais e imateriais, museus e arquivos);
Expressões culturais (artesanato, artes visuais, culturas afro, indígena e populares);
Artes e espetáculo (dança, música, circo e teatro);
Audiovisual, livro e literatura (cinema e vídeo, e publicações);
Criações funcionais (moda, arquitetura, design e arte digital).
No Brasil, 320 mil empresas estão voltadas para a produção cultural (quase 6% do total de empresas no País). Empregam formalmente cerca de 3,7 milhões de pessoas e são responsáveis por 8,5% dos postos de trabalho, segundo levantamento recente feito pelo IBGE.
A média salarial paga pelo setor é quase 44% superior a nacional. Ainda assim, a área aguarda uma alavancagem das produções nacionais e a construção de espaços de lazer ¿ atualmente apenas 21% das cidades brasileiras contam com salas de teatro e apenas 9% possuem salas de cinema, segundo o instituto.
O uso da cultura para aquecer a economia exige ações diferenciadas. Nos últimos anos, o Estado brasileiro tem apoiado a produção e difusão de atividades culturais por meio de programas de fomento ou leis de incentivo.
Para apoiar o crescimento do setor, a Secretaria da Economia Criativa planeja aumentar a quantidade de pesquisas sobre o mercado brasileiro, articular e estimular o fomento direcionado aos projetos criativos, aumentar a capacitação de gestores culturais e mesmo de cursos para formação em universidades e centros tecnológicos; além de apoiar a produção, distribuição e consumo dos serviços e bens criativos.
Diante de um cenário como esse, o curso Assistente de Produção Cultural vai ao encontro não só das necessidades específicas do setor criativo, como também de uma área que possibilita aos profissionais nela inseridos, diferentes e promissores horizontes futuros.
Paralelamente a isso, o Assistente de Produção Cultural procurado hoje no mercado de trabalho está mais voltado a execução de projetos culturais. Esta questão atende também os requisitos do Ministério da Educação na descrição do profissional no Guia Pronatec de Cursos FIC.
Para tanto, o curso tem por objetivo geral proporcionar ao aluno o desenvolvimento das competências de maneira contextualizada, permeada por valores e atitudes intrínsecos, que estimulará o desenvolvimento de atividades articuladas entre as áreas e segmentos da Economia Criativa.
Para isso, o curso objetiva ainda:
Formar profissionais a partir de um currículo voltado ao desenvolvimento de competências, com base na articulação e mobilização de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes;
Estimular o trabalho com equipes multiprofissionais, interagindo com clientes internos e externos para melhoria do atendimento ao usuário;
Contribuir para que o profissional desenvolva visão sistêmica e atitude empreendedora, focado na sustentabilidade e no trabalho colaborativo.