Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Idade mínima: não tem
Escolaridade Mínima: Ensino médio
Experiência profissional
Ser colaborador do Senac, exercendo atividades de docência ou supervisão pedagógica.
São 20 horas de curso distribuídas por 4 semanas, nas quais será desenvolvida a situação de aprendizagem composta por entrega de tarefas e participação em fóruns de discussão.
Será utilizada uma adaptação da Metodologia de Desenvolvimento de Competências , que se fará por meio de uma situação de aprendizagem. A situação de aprendizagem envolve pelo menos um ciclo de ação-reflexão-ação. Na primeira ação, os participantes enfrentam um desafio formulado em torno do objetivo previsto, contando com os recursos previamente existentes no grupo de participantes. Essa primeira ação é objeto da reflexão coletiva da turma (docentes, supervisores e tutor). Para apoiar essa reflexão, são indicadas e pesquisadas referências teóricas e práticas destinadas a ampliar as possibilidades de análise e avaliação do grupo de participantes sobre a ação realizada. Por fim, os participantes realizam uma segunda ação, em que é requerido o uso dos saberes adquiridos nos momentos anteriores.
Ao aluno que concluir o curso será conferido o Certificado de Conclusão do Curso Avaliação da Aprendizagem, com carga horária de 20 h.
O curso será ofertado em Ambiente Virtual de Aprendizagem ¿ Blackboard. Para tanto é necessário que o aluno tenha infraestrutura tecnológica mínima, conforme a seguir:
Computador com acesso a internet
Deve-se manter sempre atualizada a versão do navegador, principalmente se for Internet Explorer.
Informar ao aluno que para atualizá-lo, deverá acessar o site:
http://www.microsoft.com/brasil/windows/internet-explorer/
Caso o aluno não visualize o curso e as animações de forma correta, orientá-lo para que atualize também o plug-in Flash Player com a última versão lançada.
Para atualizar o Flash Player, o aluno deverá acessar o site: http://get.adobe.com/br/flashplayer/
Síntese do Modelo Pedagógico ¿ versão setembro/2014
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/crm/pgl/diversos/avaliacao_mediadora.pdf. Acesso em: 7 out. 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Entrevista sobre Avaliação da aprendizagem, concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21/07/00. Disponível em:
http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_jornal_do_Brasil2000.pdf. Acesso em 7 out 2014.
PERRENOUD, Philippe. A arte de construir competências, IN Revista Nova Escola on line - Fala, mestre! Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-educar/ensino-fundamental/ensino-fundamental/fundamental-I/artigos/entrev~2.pdf Acesso em: 7 out. 2014
___________. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. Resumo do texto disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0142.html. Acesso em: Acesso e 7 out. 2014.
INTEL Educação. Estratégias de avaliação. Disponível em: http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/education/k12/assessing-projects/strategies.html. Acesso em: 7 out. 2014. Escolher um ou todos os seguintes textos, clicando em todos links neles contidos:
Estratégias para medir as necessidades dos alunos
Estratégias para incentivar a iniciativa e a colaboração
Estratégias para acompanhar o progresso
Estratégias para verificar a compreensão e estimular a metacognição
Estratégias para demonstrar compreensão e capacidades
GONÇALVES, M. L. Avaliação das aprendizagens por competências: Instrumentos e Práticas. Disponível em: http://bdigital.unipiaget.cv:8080/jspui/bitstream/10964/106/1/M%C2%AA%20de%20Lurdes%20Goncalves.pdf. Acesso em: 7 out. 2014.
O desenvolvimento desta oferta requer tutores com experiência profissional em mediação de cursos a distância, capacitados na Metodologia de Desenvolvimento de Competências e no conteúdo específico do curso, com conhecimentos sobre ambientes virtuais de aprendizagem e formação em educação ou em áreas correlatas.
Diante dos desafios apresentados pelos contextos político e institucional, o Departamento Nacional lançou a proposta de elaboração de um modelo pedagógico único, que representa um esforço de convergência das ações do Sistema, iniciado com o lançamento da Rede Nacional de Educação a Distância.
A proposta do novo modelo pedagógico começou a ser construída em fevereiro de 2013 por um grupo de trabalho de representatividade no Sistema. Concluído em agosto de 2013, o trabalho apresentou um resultado que busca contemplar as melhores práticas de seus Departamentos Regionais.
Concluída essa etapa, o esforço de convergência precisa ser desdobrado em atividades que visem garantir a implantação bem-sucedida do novo modelo pedagógico desenvolvido e aprovado por todo o Sistema. Entre elas, destaca-se a necessidade de promover o desenvolvimento das equipes educacionais dos Departamentos Regionais por meio de ações de educação corporativa, tendo em vista que serão esses os profissionais efetivamente responsáveis pela implantação do modelo em âmbito nacional.
Capacitar o participante a propor procedimentos e instrumentos para a avaliação contínua dos alunos, fazendo balanços periódicos de desenvolvimento das competências, tomando decisões de progressão e assumindo a responsabilidade pelo sucesso de cada aluno