REQUISITOS DE ACESSO
Para matrícula no curso, o candidato deverá apresentar:
Módulo I
Idade Mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído.
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o
aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Módulo II
Idade Mínima: 16 (dezesseis) anos completos no ato da matrícula.
Escolaridade Mínima: Estar cursando o 2º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído.
No caso de estar cursando o Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos o aluno deverá ter concluído as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
O Técnico em Contabilidade, profissional do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios, atua nos processos contábeis e financeiros de todo e qualquer tipo de organização, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte, pública ou privada, em qualquer regime tributário e também nos setores que atuam mais diretamente com os clientes. É responsável por realizar a constituição, regularização e dissolução de empresas e consolidação de resultados conforme as normas contábeis brasileiras, além de organizar e arquivar documentos, efetuar classificação contábil, gerar lançamentos contábeis, apurar impostos e conciliar contas, preencher e emitir guias de recolhimento e de solicitações, notas de venda, transferências e outras. Atende à fiscalização, realiza controle patrimonial e auxilia nas rotinas do departamento pessoal, conscientes de seu papel como agente integrado com a equipe, sendo responsável nos processos contábeis e financeiros, mantendo sigilo profissional das informações, com responsabilidade e organização.
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
A Habilitação Profissional de TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE, EIXO TECNOLÓGICO EM GESTÃO E NEGÓCIOS, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal no 9394/96, de 20/12/1996, no Decreto Federal nº 5.154, de 23/07/2004, no Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05/10/1999 e Resolução CNE/CEB nº 04/99, na Resolução CNE/CEB 01/05, de 03/02/2005, na Resolução CNE/CEB n° 03/08, de 03/07/2008, na Resolução CEE/SC nº 054/2005, de 20/09/2005 e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
No planejamento e organização das metodologias a serem empregadas devem ser previstas situações ativo-participativas, visando à socialização do saber, a construção e reconstrução coletiva de conhecimentos, ao desenvolvimento das competências mais complexas como a capacidade de síntese, análise e avaliação. Neste sentido, recomendam-se procedimentos que envolvam solução de problemas, estudos de casos, elaboração de projetos, pesquisas e outros que integrem teoria/prática e focalizem o contexto do trabalho, para assegurar desenvolvimento das competências.
As competências desenvolvidas por meio de aulas teórico-práticas envolvem situações diversificadas, similares às encontradas no ambiente real de trabalho. Frente às mudanças do mundo do trabalho, de problemas ambientais e de questões éticas, o participante apresentará flexibilidade, conduta profissional e auto-desenvolvimento.
Algumas Unidades Curriculares deverão ser trabalhadas simultaneamente ou em sequência, em virtude das especificidades inerentes ao curso:
1- No Módulo I, sugere-se que curso inicie pelas Unidades Curriculares: Promoção do Trabalho em Equipe, Carreira Profissional e Pessoal, Redação Empresarial e Criação e Formatação de Textos, podendo estas serem trabalhadas em concomitância com as demais Unidades Curriculares conforme a conveniência na logística de execução da Unidade Operativa.
Sugere-se que a Unidade Curricular Criação e Formatação de Planilhas Eletrônicas seja trabalhada concomitantemente com a Unidade Curricular Princípios de Matemática Aplicados à Finanças a após seu inicio se trabalhe a Unidade Curricular Lançamentos Contábeis.
2- No Módulo II, sugere-se que o módulo tenha início pela Unidade Curricular - Demonstrações Contábeis, e deva ser trabalhada no mínimo até a sua metade para que se inicie a Unidade Curricular - Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial e da mesma forma a Unidade Curricular - Processo de Elaboração de Orçamentos em relação à Unidade Curricular ¿ Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
No caso da Unidade Curricular - Processo e Métodos de Custeio, sugere-se que esta seja trabalhada apenas após a Unidade Curricular - Processo de Escrituração Fiscal e Tributária. As demais Unidades Curriculares podem ser trabalhadas na sequência ou de forma concomitante conforme conveniência na logística de operacionalização do curso.
A Elaboração da Proposta de Melhoria nos Processo Financeiro-Contábil consiste em propor aos alunos a realização de atividade(s) de melhoria que contemple a(s) Unidade(s) Curricular(es) do curso, objetivando a contextualização e a integração das competências propostas. Ele poderá ser iniciado a partir do início do módulo II, contanto que seja a última Unidade Curricular a ser finalizada. O projeto será negociado com os alunos e orientadores, ocasião em que serão demonstradas pelos alunos as necessidades reais da prática e das competências profissionais.
Orienta-se que o Plano de Ensino e Aprendizagem seja elaborado de forma integrada entre os Orientadores do curso, previamente ao início do curso para que haja uma real preocupação de que os alunos compreendam a inter-relação entre as Unidades Curriculares que compõem a organização curricular do plano, principalmente a importância das Unidades Curriculares como: Trabalho em Equipe, Carreira Profissional e Pessoal, Redação Empresarial, etc.
Sugere-se ainda, que os orientadores façam menção durante as aulas dos conhecimentos desenvolvidos no curso que são relacionados à avaliação de suficiência, realizada pelo CRC ¿ Conselho Regional de Contabilidade.
Com base no Plano de Ensino e Aprendizagem, o orientador deve, em seu primeiro contato com a turma, discutir com os alunos os critérios de avaliação que serão considerados nos instrumentos previstos. Isso fará do aluno um co-participante do processo de ensino e aprendizagem
Para ministrar as aulas previstas na organização curricular deste, poderão ser admitidos docentes com o seguinte perfil:
¿ Especialistas/Mestres, com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos nas áreas de Administração, Direito Fiscal e Tributário, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Sociologia, Psicologia.
¿ Graduados; com comprovada experiência profissional de no mínimo dois anos nas áreas de Administração, Direito Fiscal e Tributário, Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Sociologia, Psicologia.
CERTIFICAÇÃO
Ao aluno que concluir o curso técnico e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio, será conferido o DIPLOMA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE, Eixo Tecnológico em Gestão e Negócios.
O Histórico Escolar deverá explicitar o perfil profissional de conclusão do aluno e o detalhamento das competências. Os diplomas deverão explicitar o perfil profissional de conclusão e a organização curricular, conforme orientações do Senac/SC.
O aluno só poderá receber o Diploma da Habilitação Profissional após a apresentação de documentação comprobatória de aprovação no Ensino Médio.
INFRAESTRUTURA NECESSÁRIA
Sala de aula convencional.
Biblioteca com acervo específico e atualizado.
Laboratório de informática com computadores com conexão a internet.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
CAEN, Roger. Comunicação Empresarial. 13 ed. rev. e amp. São Paulo: Best Seller, 2009.
_______. Tudo que os gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial. São Paulo: Best Seller, 1990.
CAMPANHOLE, Hilton Lobo, CAMPANHOLE, Adriano. Consolidação das Leis do Trabalho e Legislação Complementar. São Paulo: Atlas, 2000.
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia. 8a ed. Belo Horizonte: EDG, 2002.
FORMIGA, Gualdo Amaury. Curso de Atividades do Departamento Pessoal. 3.ed. São Paulo: Ltr, 1998.
IORIO, Cecília Soares; ZACHEU, Percival Domingos. Manual de Administração de Pessoal. São Paulo: SENAC, 1996.
KAPLAN, Burton. Comunicação estratégica: a arte de transmitir. Rio de Janeiro: Livros Técnico-Científicos, 1993.
MARRAS, Jean Pierre. Relações Trabalhistas no Brasil. Futura: 2000.
SENAC. DR. MG. A arte de redigir. 2 ed. Elite Maia Pinheiro et al. Belo Horizonte: SENAC/MG/SEMD, 2004. 2v. il. Inclui bibliografia. Conteúdo: v.1 Redação Criativa ¿ v.2 Redação Comercial e Oficial.
SENAC. DR. SC. Compreendendo melhor a escrita. Florianópolis: SENAC/SC/EAD, 2001.
ZIMPECK, B.G. Administração de Salários. 5. ed. Rio de Janeiro: Vida, 1984.
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Empreendedor. São Paulo. Editora Saraiva.
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MEIRELES, Eli. Direito Administrativo. 2003
CÓDIGO CIVIL.
CÓDIGO COMERCIAL.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
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FRYE, Curtis. Microsoft Office Excel 2007 ¿ Passo a Passo. 2007. Bookman
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MARTINS, Dileta Silveira & ZILBERKNOP, Lúbia Sciliar. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 25a ed. São Paulo: Atlas, 2004.
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POMPEO, H. Matemática Financeira. 5ª edição. São Paulo:Saraiva, 2001
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- Lei das Micro e Pequenas Empresas;
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Resolução CFC 926/01. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE.
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CTN - CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL
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CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA ¿ CEPC. Resolução
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Manual de Instruções de Declaração de Ajuste Anual da Secretária da Receita Federal
YOUNG, Lúcia Helena Briski. Sociedades Cooperativas. 6ª EDIÇÃO, 2006. JURUÁ
MACEI, Demetrius Nichele. Tributação & Ato Cooperativo. JURUÁ LEI 5.764/71
SÍTES ESPECÍFICOS:
FONTE: http://www.juceg.go.gov.br/
FONTE: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/ConsulSitCadastralCnpj.htm
FONTE: http://www.rioverdegoias.com.br/arquivos/FormSecFazMun2.xls
FONTE: http://www.sefaz.go.gov.br/cadastro
FONTE: http://www.rioverdegoias.com.br/arquivos/codigotrib1.pdf
FONTE: http://www.sefaz.go.gov.br/sefaz/legislação/RCTE
FONTE: http://www.receita.fazenda.gov.br