Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
O Agente Comunitário de Saúde é responsável por atuar na promoção de ações de saúde para famílias e grupos sociais em vulnerabilidade em seus domicílios, atuando como elo entre a equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a comunidade. Seu exercício profissional deverá ser no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob a orientação do coordenador do Programa de Saúde da Família (PSF) e/ou do Programa de Agente Comunitário de Saúde (Pacs).
Esse profissional realiza visitas domiciliares, orienta para promoção da saúde e colabora na educação sanitária e ambiental. Participa, ainda, de campanhas educativas e incentiva as atividades comunitárias, promovendo a integração entre a equipe de saúde e a comunidade.
O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde, de natureza tecnológica ¿cuidar¿, cujo segmento é Saúde. A profissão de Agente Comunitário de Saúde é regulamentada pela Lei n.º 11.350/2006.