Notícia
Voltar
“Estética é cuidado, massagem é cuidado. Seja um rejuvenescimento facial, uma massagem de relaxamento ou um olhar mais marcante com os cílios, gosto de atender à necessidade da cliente e ver como isso impacta no bem-estar dela.”, Mariana da Maia Kit, Port
09/09/2025 16:10
Beleza e dedicação: estudante de Porto União se prepara para Competição Nacional de Estética
“Eu sempre fui uma pessoa muito vaidosa, que gostava de me arrumar. Por isso comecei a fazer cursos de sobrancelha, cursos de cílios”. Mariana transformou o que parecia ser apenas um traço de personalidade em profissão. Foi no último ano do ensino médio que surgiu o curso de Técnico em Estética no Senac e a oportunidade de transformar em carreira.
Hoje, Mariana da Maia Kit, de 18 anos, natural de Porto União, concilia o segundo período da faculdade de Farmácia à noite com a rotina intensa de treinos durante o dia. Participando das Competições Senac na ocupação de Estética e Bem-Estar, ela mostra a importância da área na transformação que pode proporcionar às pessoas. “Seja um rejuvenescimento facial, uma massagem de relaxamento ou um olhar mais marcante com os cílios, gosto de atender à necessidade da cliente e ver como isso impacta no bem-estar dela. Estética é cuidado, massagem é cuidado”, conta.
Embora já tenha uma base sólida no curso técnico, Mariana precisou aprender técnicas específicas para a competição, que envolve massagens, depilação, unhas, maquiagem, estética corporal e facial, cuidados com o cliente e bem-estar.
Prova e avaliação
Na competição nacional, ela se prepara para três dias de competição com alunos do Brasil inteiro. A ocupação abrange várias áreas como técnico em estética, tecnólogo em estética e cosmética, maquiador, manicure, pedicure, podólogo, técnico em podologia e massoterapeuta.
“O conteúdo da prova da ocupação de Estética e Bem-Estar é bem alinhado à prática profissional, porque integra várias técnicas, exige qualidade, biossegurança, raciocínio crítico e simula atendimentos reais”, comenta a treinadora de Mariana e professora dos cursos de Estética e Massoterapia do Senac, Ana Cláudia Meskau.
A ocupação terá seis provas, com tempo de realização entre duas e três horas. Os módulos já previstos são pele madura, SPA, pele jovem e estética, com mais dois módulos surpresas. Os procedimentos específicos e a ordem das provas só são revelados dois dias antes, o que exige preparo amplo e flexibilidade para lidar com qualquer situação. Neste ano, o tema da maquiagem cênica e decoração de unhas é “floresta-urbana”, exigindo harmonia entre eles.
Os procedimentos dividem-se em maquiagem cênica (com caixa surpresa de cores e materiais), unhas decoradas, depilação (sorteio de técnica e região, com cera quente, TNT ou sugaring), estética corporal (massagens, spa, ergonomia, fluidez dos movimentos) e estética facial (higienização, pele madura, eletroterapias, LED, parafina, lash lifting, brow lamination, extensão de cílios).
É necessário que a participante tenha atenção a detalhes, como simetria no rosto, cores adequadas, privacidade do cliente, toalhas/lençóis limpos, organização da maca. Para a treinadora, o conteúdo da prova é muito alinhado à prática profissional, porque integra várias técnicas. “A prova exige qualidade, biossegurança, raciocínio crítico e simula atendimentos reais. Na competição, a diferença é que há mais pressão de tempo, cobrança de múltiplas áreas e busca de excelência extrema”, afirma.
“Tudo é avaliado. Na massagem, por exemplo, tem também a técnica de fluidez do movimento coreano, em que você faz a massagem como se estivesse dançando, relacionado também à questão da ergonomia e da postura durante o trabalho do profissional”, comenta Mariana.
Treinamento
Desde janeiro, Mariana tem uma rotina puxada. Treina de segunda a sexta-feira, seis horas por dia. “A gente começa às oito da manhã e vai até às três da tarde. E quando precisa, ficamos até resolver tudo. É cansativo, mas é necessário”, explicou.
Segundo sua treinadora, Ana Cláudia Meskau, professora dos cursos de Estética e Massoterapia do Senac, a estudante apresentou uma grande evolução. “A Mariana cresceu muito desde que iniciamos os treinamentos”, afirma. Ela também conta que durante os treinamentos são feitas distrações de propósito para a competidora, aproximando-a das condições reais de prova. Outra dificuldade que colocamos nos treinos foi testar a sombra do ambiente, trabalhar com diferentes luminosidades e várias posições.
A expectativa para a disputa é alta, tanto para a aluna quanto para Porto União. “Nunca tínhamos participado de uma competição como essa. Passar pela etapa estadual já foi uma conquista enorme. Agora, no Nacional, é uma chance de mostrar nosso trabalho e, quem sabe, sonhar com algo ainda maior, como a WorldSkills”, projeta.
Ficha técnica:
Competidora: Mariana da Maia Kit, 18 anos
Ocupação: Estética e Bem-Estar
Treinadora: Ana Cláudia Meskau
Município: Porto União
Acesse as redes sociais e apoie a competidora (Instagram): Mariana da Maia Kit, Ocupação Estética e Bem-estar